Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Redação - Rádio Studio FM 98.3 de Estrela - Notícias em Destaque - 25 de novembro de 2014



Redação - Rádio Studio FM 98.3 de Estrela - Hoje contamos com a presença da Professora de Biologia da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Saneamento Básico Rosângela Selli Johan. Disse que o município está recebendo 575 Toneladas de lixo por mês, e que a Usina de Tratamento está separando 15% que vai para reciclagem. O lixo separado é comercializado através de leilões e os recursos são utilizados para pagamento dos 35 operários que desenvolvem atividades na UTL. Os caminhões que recolhem o lixo em Estrela são monitorados via satélite. Informou que 7.100 mil lixeiras foram distribuídas para quem pagou o Imposto do Lixo. Foi elaborada uma Cartilha sobre a questão do Lixo para orientar a comunidade.

Com relação ao canil municipal conta com uma população de 75 cães. A Secretaria recebeu 200 denúncias de maus tratos de animais ao longo de 2014. Destes 100 animais foram recolhidos e colocados para adoção.

Abordou a questão dos açudes. Afirmou que 28 são açudes consolidados no município e que as autorizações para limpeza são expedidas com critérios legais.

Segundo Rosângela a Secretaria do Meio Ambiente de Estrela plantou aproximadamente 2.000 mil árvores em 2014. Para podas ou cortes de árvores em terrenos particulares só com autorização legal, alertou a Bióloga.

A Sala Verde do município trabalhou ao longo do ano com alunos das diversas escolas principalmente a questão da compostagem.

Rosângela afirmou que o número de processos na Secretaria deverá passar de 2.500 mil em 2014. São todo tipo de encaminhamentos feitos pela comunidade.

Informou que a nova resolução do COMSEMA 288-2014 impõe mais 150 procedimentos às secretarias municipais de Meio Ambiente o que deverá aumentar muito o trabalho no próximo ano.

Redação - Rádio Studio FM 98.3 de Estrela - Notícias em Destaque - 25 de novembro:

Propostas de revitalização da orla do Guaíba serão recebidas nesta terça
Prefeitura de Porto Alegre receberá proposta das empresas interessadas. Primeira fase do projeto de revitalização contempla 1.320 metros.

Tripulação denuncia falta de alimentos em navio fundeado em Rio Grande, RS
Navio Adamastos está desde agosto a 12 quilômetros do porto. Embarcação liberiana foi proibida de seguir viagem por problemas técnicos.

MP flagra rede de exploração sexual de adolescentes no Norte do RS
Três pessoas foram presas durante ação de promotoria, em Machadinho. Esquema envolvia pelo menos seis garotas entre 12 e 16 anos, diz MP.

Justiça do Trabalho do RS bloqueia contas e bens da Iesa e da Petrobras
Decisão desta segunda-feira (24) estabelece limite de R$ 30 milhões. Valor é estimado para pagar rescisão de trabalhadores em Charqueadas.

'Fizeram um clube para boicotar', diz EPTC sobre licitação em Porto Alegre
Edital para transporte ficou sem propostas e município abriu novo processo. Empresários alegam inviabilidade financeira e supostas irregularidades.

Mais quatro cães são encontrados mortos em Bom Jesus, RS
Já passa de 100 o número de animais mortos na cidade nos últimos dias. Polícia analisa imagens para tentar identificar suspeitos de envenenamento.

Assembleia recebe projetos de lei que separam bombeiros da BM no RS
Proposições tratam da Transição, Efetivo e Lei de Organização Básica. Proposta de desvinculação é uma antiga reivindicação dos servidores.

Companheiro confessa morte de mulher de 29 anos em Passo Fundo
Perícia foi realizada na casa do casal, onde ocorreu o crime. Segundo a polícia, o relacionamento do casal tinha menos de um ano.

Equipes de transição do governo do RS se reúnem no Palácio Piratini
Reunião tratou de questões relativas às finanças públicas do estado. Representantes de Tarso Genro e José Ivo Sartori participaram do encontro.

Ao tentar apartar briga entre pai e mãe, menino de 12 anos é morto no RS
Polícia suspeita que mãe tenha efetuado disparo no peito acidentalmente. Pai estaria embriagado e tentou cometer suicídio, diz Brigada Militar.

'Foi tudo muito lindo', diz menina de 13 anos sobre atração do Natal Luz
Grande Desfile de Natal é uma das atrações mais tradicionais do evento. Festival natalino ocorre em Gramado, na Serra gaúcha, até janeiro de 2015.

Agência do INSS em Porto Alegre cancela atendimentos após morte
Segurados que seriam atendidos terão horários reagendados. Conforme assessoria de imprensa, homem se jogou do prédio e morreu.

Escolas que fecharam por 'toque de recolher' retomam aulas no RS
Instituições de ensino reabriram normalmente nesta segunda-feira (24). Insegurança motivou fechamento na região das ilhas, em Porto Alegre.

Pela 2ª vez, licitação no transporte de Porto Alegre fica sem propostas
Situação fez Fortunati anunciar 'plano B' para atrair pequenas empresas. Serviço funciona através de 'permissões', hoje irregulares, desde 1920.

Cartas do 'Papai Noel dos Correios' de 2014 já podem ser retiradas no RS
População pode adotar pedidos até o dia 13 de dezembro. Em 2013, segundo Correios, 44 mil crianças foram beneficiadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário