Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO - Luiz Carlos Freitag


Minha Coluna PÍLULAS EM PRETO E BRANCO
MAGRA-INVENTIVA
Inicialmente as “colaborações” dos Senhores Vereadores, as PÉROLAS:
ÉLIO (PTB): “Foi um cagaço, um susto - desculpa a palavra, Pinho, mas na verdade se diz um cagaço, um susto”. 
FELIPE (PPS): “A Brigada, prontalmente capturou o bandido”. 
PAULÃO (PPS): “Crianças da APAE são defeituosas porque alguém quiseram que a passagem deles na terra fosse assim, foi Deus”
MARCELO (PSDB): “Tentamos atrair as pessoas a vir aqui diariamente todas as segundas feiras”.
MARCELO (PSDB): “Esta é a colocação que eu quis colocar”.
MARCELO (PSDB): “Quando eu entrei aqui foi cru, quase sem conhecimento”. 

FRASE: “O nosso compromisso é cuidar das pessoas” (Prefeito Rafael Mallmann, na Câmara de Vereadores).

Por determinação do Editor Chefe da Folha de Estrela, a sessão da Câmara de Vereadores de segunda feira também não será repercutida na Coluna desta semana.

Foi inaugurado sábado o novo Posto de Saúde do Bairro das Indústrias. Amplo, espaço para melhor atendimento e fácil acesso. Agora todas as exigências da 16ª Delegacia Regional da Saúde serão atendidas. Teremos a melhora no atendimento médico e enfermagem além de agentes de saúde que farão visitas nas casas - muitas delas acompanhadas por médicos.

Secretário da Cultura Rudimar Hagemann satisfeito com o sucesso do Estrela Natal 2015. “Está melhor do que esperávamos, muito melhor que ano passado. A vinda do público de outros municípios está surpreendendo, ninguém esperava tanta gente”. Acentuou que as pessoas vem para Estrela mesmo quando não tem programação, “eles vem conferir como está tudo aqui”.

Parabéns ao presidente do Bloco Renascer do Samba, Ataíde Boa Vista. Sábado teve eleição das soberanas do Carnaval 2015 e apesar da chuva a sede da Associação dos Moradores dos Bairro Imigrantes lotou. E valeu a pena ouvir também a rapaziada saudando o carnaval com seus instrumentos. Podemos nos preparar para o espetáculo, que novamente será no Calçadão.

E esta agora? A Polícia Rodoviária Federal vai fechar o posto de Tabaí, no km 385 da BR 386 a partir de cinco de janeiro. Quer dizer, aumenta o trânsito, é duplicada a rodovia e ao invés de colocar mais policiais, é fechado um posto federal? Será que isso será bom para nós e nossa Região?

Gosto muito de música alemã, por isso tenho vários DVDs com clipes. Consegui com o Secretário de Cultura Rudimar Hagemann DVD com A Música Alemã do Nosso Jeito - 190 Anos de Imigração Alemã. O autor, é o conhecido Airton Grave, de Teutônia. Na verdade são dois DVDs com destaques a vários municípios da Região: Teutônia, Westfália, Forquetinha, Roca Sales, Colinas,, Travesseiro e outros. E Estrela, claro, onde o destaque são os 50 anos dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs. E ali participam o Coordenador dos Grupos Andreas Hamester e o Prefeito Rafael Mallmann. E vale a pena ver também a história de Henrique Uebel, o Homem Orquestra - o Homem dos Sete Instrumentos. Tem até um video dele, de 1960, feito na sua visita à Alemanha. Parabéns, Airton. Ah, o DVD pode ser adquirido na Secultur.

Semana passada, tivemos um “apagão” no centro de Estrela, faltou luz em vários lugares até na Prefeitura. O aumento na nossa conta de luz, na AES Sul, em 2014 foi de 28,86% mas não vi nenhum investimento no aumento da produção de energia elétrica, o que aumentou foi o consumo, principalmente devido ao uso cada vez maior de aparelhos de ar condicionado. E tem mais: Nesta segunda-feira a Rádio Gaúcha anunciou um aumento nas nossas contas da AES Sul, de 31,5% dia 19 de abril de 2015. Fora o aumento de 11% que teremos em janeiro, devido as “bandeiras tarifárias”.

A Avenida Guilherme Siepmann, no Bairro Pinheiros, não está pavimentada ainda por isso a alta velocidade de veículos no local incomoda os moradores devido a poeira. Agora, foram colocadas 12 placas limitando a velocidade em 40km/h o que vai amenizar a situação. O problema maior é o tráfego de caminhões pesados. Ainda no Pinheiros: Iniciou o trabalho de calçamento de mais duas quadras da Rua Oscar Leopoldo Kasper e será alterada toda a parte de drenagem para não mais ocasionar problemas com enxurradas.

A Câmara de Vereadores esteve lotada segunda-feira, quando o Prefeito Rafael Mallmann fez uma Prestação de Contas relativa ao ano de 2014. Foi inclusive aplaudido por todos devido sua apresentação. Destacou várias obras e destaques que estão beneficiando a população de Estrela. Sem dúvida nunca tivemos tanta visita de moradores de outros municípios, que vem para ver a Festa de Natal de Estrela e também estão se antenando com o nosso comércio.

Novidade: Existe a possibilidade de termos, pela primeira vez no Rio Grande do Sul uma mulher no comando da Brigada Militar. Jair Soares foi o Governador que permitiu o ingresso feminino nos quadros da BM em 1986 e agora José Ivo Sartori pode nomear a Tenente-Coronel Nádia Gerhardt como Comandante da Brigada Militar do Estado. Ela estreou como comandante da BM em Estrela em 2011 e hoje ela comanda o 19º Batalhão do Partenon, em Porto Alegre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário