Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

domingo, 7 de dezembro de 2014

Notícias do Vale do Taquari - 08 de dezembro de 2014


Os três primeiros secretários anunciados pelo governador eleito José Ivo Sartori têm em comum a filiação ao PMDB e a confiança do partido. Carlos Búrigo, o secretário-geral de Governo, é um dos homens mais próximos de Sartori. Foi seu secretário em Caxias do Sul e braço direito na campanha. Márcio Biolchi vai para a Casa Civil e Giovani Feltes para a Secretaria Estadual da Fazenda. Ambos são deputados estaduais do PMDB e foram eleitos deputados federais em 05 de outubro. Os substitutos de Biolchi e Feltes na Câmara dos Deputados serão José Fogaça e Mauro Pereira.

O município de Marques de Souza comemora, no dia 28, 18 anos de emancipação. Em alusão à data, no dia 27 ocorre evento na praça central da cidade. A partir das 19h30min ocorre a apresentação do Hino do Município por parte de corais e Orquestra Municipal. Na seqüência, haverá teatro natalino e fogos de artifício.

O governador Tarso Genro assinou a autorização para a realização de processo seletivo para capitães. O concurso terá 120 vagas para o Curso Superior de Polícia Militar, que forma os capitães da Instituição.

Um dos principais eventos de Travesseiro, a Festa Natalina, está sendo organizada pela equipe da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Desporto e Turismo. As apresentações e encenações estão marcadas para o dia 20 de dezembro, às 20h30min em frente a Igreja Matriz.

A Administração Municipal de Canudos do Vale promove, no dia 19, o Natal na Praça, que será realizado no Centro, ao lado da igreja. A abertura oficial será às 19h45min. Uma das atrações será o show de humor com José Calvi, de Encantado. Também está confirmado show do Grupo Imagem, de Caxias do Sul.

Encerra nesta sexta-feira a campanha de recolhimento de resíduos eletrônicos da Secretaria de Meio Ambiente de Santa Clara do Sul. O material pode ser depositado nos 13 pontos de coleta existentes no município.

No sábado dia 13 de dezembro acontecerá em Paverama a 1ª Feira do Produtor Rural. O evento será sediado no Parque 13 de Abril com início previsto para às 08 horas.

O decreto do prefeito de Cruzeiro do Sul, Cesar Leandro Marmitt, confirma que não haverá expediente nos dias 26 de dezembro e 02 de janeiro. Porém, os servidores públicos deverão recuperar as horas de folga, trabalhando uma hora a mais por dia.

Na quinta-feira, dia 11, às 20h30min, ocorre a última edição de 2014 do Café & Cultura da Univates. A cantora Cristiana Pretto se apresenta na Cafeteria do Prédio 9. O evento é aberto a toda a comunidade e tem entrada gratuita.

Músicos, escritores, poetas e demais interessados em participar do Café & Cultura da Univates podem enviar proposta para o e-mail nucleodecultura@univates.br.

No período de 10 a 23 de dezembro, as Unidades de Atendimento do Sicredi Região dos Vales estarão recepcionando os associados com um clima especial de Natal. Durante o período, o Sicredi levará até os municípios da região um pouco da magia dos festejos natalinos, por meio da voz do pequeno tenor encantadense Vitor Delazeri Fernandes. O jovem cantor realizará 12 apresentações nas Unidades da Cooperativa. Cada apresentação, que ocorrerá sempre às 13h, terá cerca de 10 minutos de duração, onde Vitor interpretará três músicas natalinas.

Na noite do dia 19 de dezembro ocorre em Doutor Ricardo o espetáculo “Um Sonho de Natal”, com entrega de presentes para as crianças do município.

A Prefeitura de Doutor Ricardo recebe até o dia 14 de dezembro, as inscrições para o Concurso Público. São oito cargos disponíveis: Operário, Fiscal, Técnico em Enfermagem, Enfermeiro, Farmacêutico, Médico e Professor Área I. As provas serão realizadas no dia 10 de janeiro.

A Orquestra Municipal de Encantado se apresentará na abertura do Natal mais Encantado que ocorre no dia 17 de dezembro, a partir das 21h, no Centro. O evento será marcado pela cerimônia de abertura, presença do Papai Noel e logo após a apresentação da orquestra fechando a noite.

O Natal mais Encantado acontece de 17 a 24 de dezembro, sendo uma promoção da CDL com o apoio da Administração Municipal de Encantado.

Em Doutor Ricardo o Natal da Melhor Idade Felicitá, que encerra as atividades de 2014, ocorre em dois encontros. No dia 09 de dezembro será para os idosos do Centro, Rio Verde, Pompeia, Palacin, Gruta , Rio Branco e Zanella, das voluntárias Dalmina e Chirley. Já no dia 11 de dezembro, o encontro será para os idosos de Bonita Alta, Bonita Baixa, São Paulo, Rio Bonito, Santa Lúcia, Zeferino e Santo Antônio, das voluntárias Gêssi, Salete e Gladis.


O Natal Luz e Vida de Colinas acontece no dia 14 de dezembro, na Praça dos Pássaros. As atividades iniciam às 19h30min com as apresentações locais e às 21h começa o show “Grandes Concertos Vocal em Cena e convidados com Renato Borghetti e Camerata Clássica”. O evento será realizado ao ar livre, por isso as pessoas precisam levar cadeiras.

O encerramento das atividades de 2014 do grupo de PCD’s de Doutor Ricardo ocorre dia 17 de dezembro, às 13h30min, na sede do CRAS.

A Secretaria da Agricultura de Colinas, em parceria com a Emater, STR e Conselho Municipal de Desenvolvimento, avisa aos interessados em formar associações ou cooperativas, que podem fazer a inscrição no STR até o dia 31 de dezembro.

Na tarde do dia 12 de dezembro, acontece em Vespasiano Corrêa, o Natal da Criança. A programação será realizada na Escola Municipal Esperança, e, é voltada para crianças de 0 a 10 anos. As crianças que não estão em idade escolar devem fazer a inscrição na recepção da prefeitura até o dia 08 de dezembro. Na oportunidade haverá distribuição de presentes e lanches com a presença do Papai Noel.

O Cia Bar de Estrela vai ser palco do primeiro desfile Do Bem, no dia 10 de dezembro, a partir das 20h. A iniciativa tem por objetivo arrecadar brinquedos para as crianças atendidas pelo Projeto CEMAI. O evento tem a confirmação de várias lojas de Estrela e da região e vai apresentar modelos adultos e infantis.

Os orquidófilos da região terão diversas atividades neste mês de dezembro. Nesta sexta, sábado e domingo ocorre exposição em Mato Leitão. Na cidade de Arroio do Meio, a exposição será realizada nos dias 14 e 15 de dezembro. Já nos dias 20 e 21, acontece a Exposição de Orquídeas de Teutônia.

Nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, a Unidade Móvel de Saúde de Teutônia não atenderá as comunidades do interior, devido ao período de férias de servidores e manutenção do veículo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário