Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Notícias Regionais Vale do Taquari-RS - 9 de dezembro de 2014


                 
A Administração Municipal de Estrela assinou ordem de serviço para pavimentação de duas mais duas ruas da cidade. São recursos do governo federal, por meio de uma emenda do deputado Luis Carlos Busato (PTB). Serão pavimentadas  a Rua Princesa Isabel, do Bairro Imigrantes e a José Garcia dos Santos, do Bairro das Indústrias. Essa emenda é no valor de R$ 250 mil.

O complexo industrial da Dália Alimentos situado em Palmas - Arroio do Meio, despertou a atenção de uma delegação composta por oito chineses, que esteve visitando o Estado. Os chineses visitaram a indústria e conferiram a alta tecnologia empregada na moderna planta, desde o recebimento do leite, processamento até o envase.

Nesta semana o prefeito de Travesseiro Ricardo Rockembach viaja a Brasília acompanhado dos vereadores Omar Walter, Sidnei Fussinger e Tiago Weizenmann, para acompanhar o andamento e agilizar a tramitação de projetos e encaminhar novos pleitos para 2015.

O SINE de Teutônia interrompeu a emissão de carteiras de trabalho. O motivo é a troca do sistema que produz o documento. Não há uma previsão exata para o retorno das atividades no interior do Estado. As carteiras já encaminhadas serão confeccionadas.

Os municípios de Pouso Novo, Roca Sales, Santa Clara do Sul e Travesseiro, no Vale do Taquari, receberam na manhã de sexta-feira (05), novos ônibus para o transporte escolar. A entrega foi feita pelo secretário Estadual de Educação, José Clovis de Azevedo, e pelo o governador Tarso Genro no Anfiteatro Pôr-do-sol, em Porto Alegre. 

As informações da Câmara de Vereadores de Arroio do Meio estão disponíveis na internet. A criação de uma página para a câmara foi sugerida pelo Tribunal de Contas do Estado. O investimento foi de R$ 3,3 mil.

O município de Marques de Souza comemora este mês, 18 anos de emancipação. Em alusão à data, no dia 27 ocorre evento na praça central da cidade. A partir das 19h30min oacontece a apresentação do Hino do Município por parte de corais e Orquestra Municipal. Na seqüência, haverá teatro natalino e fogos de artifício.

O governador Tarso Genro assinou a autorização para a realização de processo seletivo para capitães. O concurso terá 120 vagas para o Curso Superior de Polícia Militar, que forma os capitães da Instituição.

Um dos principais eventos de Travesseiro, a Festa Natalina, está sendo organizada pela equipe da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Desporto e Turismo. As apresentações e encenações estão marcadas para o dia 20 de dezembro, às 20h30min em frente a Igreja Matriz.

Todas as terças, quartas e quintas-feiras pela manhã, o Parque Poliesportivo no Bairro Canabarro recebe o projeto “Qualidade de Vida”, desenvolvido pela Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer de Teutônia. Nas terças e quintas-feiras acontecem as caminhadas orientadas, das 07 às 08 horas. Nas quartas-feiras ocorre o Jogo de Câmbio, das 08 às 09 horas.

A Administração Municipal de Canudos do Vale promove no dia 19 de dezembro, o Natal na Praça, que será realizado no Centro, ao lado da igreja. A abertura oficial será às 19h45min. Uma das atrações será o show de humor com José Calvi. Também está confirmado show do Grupo Imagem, de Caxias do Sul.

No próximo sábado, dia 13, acontecerá em Paverama a 1ª Feira do Produtor Rural. O evento será sediado no Parque 13 de Abril com início previsto para às 08 horas.

A Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) realiza nesta terça-feira (09/12) sua última reunião-almoço do ano. A presidente do Conselho de Administração da Medabil, Lires Bilibio, debate com empresários e executivos o tema Governança Corporativa. O evento inicia às 11h45min no salão de eventos da entidade.

Em janeiro, a partir do dia 12, será aberto novo período de inscrições para o Vestibular Agendado 2015/01 da Faculdade La Salle Estrela. As provas estão previstas para os dias 12 e 19 de fevereiro.

Na quinta-feira, dia 11, às 20h30min, ocorre a última edição de 2014 do Café & Cultura da Univates. A cantora Cristiana Pretto se apresenta na Cafeteria do Prédio 9.  O evento é aberto a toda a comunidade e tem entrada gratuita.

Músicos, escritores, poetas e demais interessados em participar do Café & Cultura da Univates podem enviar proposta para o e-mail nucleodecultura@univates.br.
No domingo, dia 14 de dezembro, ocorre a II Noite Natalina na Praça de Anta Gorda. A programação inicia às 20h com a apresentação da banda do ESI – Colégio Santa Teresinha. Também estão previstas apresentações
Do Grupo de Cantorias Bell Cantare e do Coral Municipal. Na oportunidade o Grupo de Teatro ArtManhas, apresenta a peça “Um sonho de Natal”. No encerramento das atividades será realizado o show de fogos de artifício.

A Prefeitura de Doutor Ricardo recebe até o dia 14 de dezembro, as inscrições para o Concurso Público. São oito cargos disponíveis: Operário, Fiscal, Técnico em Enfermagem, Enfermeiro, Farmacêutico, Médico e Professor Área I. As provas serão realizadas no dia 10 de janeiro.

O Coral Municipal de Encantado realiza no dia 14 de dezembro, a partir das 21h, na Igreja Matriz São Pedro o Natal Em Canto. A programação, que chega a 26ª edição, contará também com a presença da solista Anabela Alzaibar e o pianista Alexandre Constantino.

A Orquestra Municipal de Encantado se apresentará na abertura do Natal mais Encantado que ocorre no dia 17 de dezembro, a partir das 21h, no Centro. O evento será marcado pela cerimônia de abertura, presença do Papai Noel e logo após a apresentação da orquestra fechando a noite.

Em Doutor Ricardo o Natal da Melhor Idade Felicitá, que encerra as atividades de 2014, ocorre em dois encontros. Amanhã, dia 09, será para os idosos do Centro, Rio Verde, Pompeia, Palacin, Gruta , Rio Branco e Zanella, das voluntárias Dalmina e Chirley.  Já no dia 11 de dezembro, o encontro será para os idosos de Bonita Alta, Bonita Baixa, São Paulo, Rio Bonito, Santa Lúcia, Zeferino e Santo Antônio, das voluntárias Gêssi, Salete e Gladis.

O Natal Luz e Vida de Colinas acontece no domingo, dia 14, na Praça dos Pássaros. As atividades iniciam às 19h30min com as apresentações locais e às 21h começa o show “Grandes Concertos Vocal em Cena e convidados com Renato Borghetti e Camerata Clássica”. O evento será realizado ao ar livre, por isso as pessoas precisam levar cadeiras.

No dia 12 de dezembro, os beneficiários do programa Bolsa Família de Doutor Ricardo estarão participando de uma viagem a Gramado e Canela, na Serra Gaúcha. 

Na tarde de quarta-feira, dia 10, o grupo de crianças e adolescentes do Projeto Alegria de Colorir e Artes Cênicas de Doutor Ricardo irão até o shopping em Lajeado para assistir um filme no cinema.

Pelo primeiro ano, a Dália Alimentos realizará o Natal Família Dália. O evento está marcado para domingo, dia 14, na Rua de Eventos do município de Arroio do Meio. A festa, de responsabilidade da Dália Supermercados de Arroio do Meio, terá início às 14h30min, com encerramento previsto para às 18h30min.

O Grupo Alcoólicos Anônimos Força e Esperança de Colinas realiza a segunda reunião na quarta-feira, dia 10, das 20h às 22h, na sala da Academia de Saúde. Todos os interessados podem participar.

Na sexta-feira, dia 12, a Associação de Vereadores do Vale do Taquari (AVAT), presidida pelo vereador de Fazenda Vilanova, Leo Mota, realiza assembleia geral em Lajeado, com eleição da nova diretoria da entidade.

Hoje, dia 08, o Curso de Nutrição da Univates promove a palestra “Ecologia Celular: o papel da alimentação e do meio ambiente no envelhecimento e longevidade”. O palestrante será o Dr. Carlos Braghini Jr., autor do livro "Ecologia Celular". A atividade inicia às 19h30min, no auditório do Prédio 16. As inscrições podem ser feitas pelo site www.univates.br/inscricoes/eventos.

Na tarde de sexta-feira, dia 12, acontece em Vespasiano Corrêa, o Natal da Criança. A programação será realizada na Escola Municipal Esperança, e, é voltada para crianças de 0 a 10 anos. As crianças que não estão em idade escolar devem fazer a inscrição na recepção da prefeitura até o dia 08 de dezembro. Na oportunidade haverá distribuição de presentes e lanches com a presença do Papai Noel.

O STR de Vespasiano Corrêa realiza assembléia geral nesta terça-feira, dia 09, no auditório da Escola de Educação Básica Esperança. Na ordem do dia: previsão orçamentária para 2015, fixação da anuidade e assuntos diversos.

O Cia Bar de Estrela vai ser palco do “1º Desfile Do Bem”, no dia 10 de dezembro, a partir das 20h. A iniciativa tem por objetivo arrecadar brinquedos para as crianças atendidas pelo Projeto Cemai. O evento tem a confirmação de várias lojas de Estrela e da região e vai apresentar modelos adultos e infantis.

Nos dias 14 e 15 de dezembro ocorre exposição de orquídeas na cidade de Arroio do Meio. Já nos dias 20 e 21, acontece a Exposição de Orquídeas de Teutônia.

No dia 20 de dezembro ocorre no Parque de Eventos em Westfália, o “Natal Iluminado”. Entre as atrações estão as apresentações do Coral e da Orquestra Municipal de Westfália, chegada do Papai Noel, show de fogos, sorteio da Campanha Natal Iluminado e o espetáculo teatral "Fé e Alegria".

Até o final do mês ocorre no Parque Cristoph Bauer, a programação da IV Festa de Natal de Forquetinha, com diversas atividades sendo realizadas. Amanhã, dia 09, a partir das 9h, está programado o Encontro de Veículos Antigos e Exposição do Jeep Club de Forquetinha.

Nas noites dos dias 13 e 20 de dezembro ocorrem as encenações do Natal no Morro de Arvorezinha.

Na Escola Municipal de Educação Infantil Amiguinhos do Coração de Doutor Ricardo as matrículas e rematrículas poderão ser realizadas até o dia 10 de dezembro, no turno da manhã das 7h30min às 11h30min.

Na Escola Municipal Olavo Bilac de Doutor Ricardo as matrículas e rematrículas poderão ser efetuadas até o dia 10 de dezembro, de segundas a sextas-feiras no turno da manhã das 7h30min às 11h30min e no turno da tarde das 13 às 17 horas.

Inicia na quinta-feira, dia 11, a programação natalina de Fazenda Vilanova. Neste dia ocorre no saguão da prefeitura, a apresentação do Coral Sonho de Criança, da Escola José Victor Mairesse. Para o dia 23 de dezembro está prevista a “Caminhada Luminosa”.

O prefeito de Dois Lajeados, Valnei Cover (PDT), é o novo presidente da Associação dos Municípios do Vale do Taquari (AMVAT). Chapa única, encabeçada pelo pedetista, foi eleita por aclamação na assembleia geral da entidade, realizada na última sexta-feira, no Parque Denardi, em Dois Lajeados. Cover assume em janeiro de 2015, para mandato de um ano.

A convite do governo municipal, o promotor da Infância e Juventude do Ministério Público de Lajeado, Sérgio Diefenbach, visitou o município de Santa Clara do Sul. Ele foi recepcionado pelo prefeito Fabiano Immich e pelo secretário da Educação, Gilmar Hermes, no Centro Administrativo. A intenção foi mostrar a estrutura educacional do município, além de criar uma maior proximidade com a promotoria.
A Secretaria de Educação de Teutônia recebe até o dia 16 de dezembro, as matrículas para as escolas de Educação Infantil.

A Prefeitura de Lajeado está atendendo em turno único, com expediente das 7h30min às 13h45min. O turno único vigora até 28 de fevereiro.

Ocorreu no sábado, o Vestibular de Verão da La Salle, em Estrela. A prova, que começou às 13h30min, durou três horas, tempo destinado para a elaboração de uma redação. O listão dos aprovados será divulgado ainda nesta segunda-feira, por meio do site da instituição, e as matrículas vão de terça a quinta-feira.

O processo seletivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense, em Lajeado, ocorreu ontem. Do total das vagas oferecidas, 50% foram reservadas para candidatos egressos de escolas públicas. Foram 123 inscritos confirmados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário