Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

RONDONISTAS DA UNIVATES DESENVOLVEM ATIVIDADES EM CAJAPIÓ-MA


RONDONISTAS DA UNIVATES DESENVOLVEM ATIVIDADES EM CAJAPIÓ-MA

A equipe de alunos da Univates que participa da operação Jenipapo do Projeto Rondon 2015 está em Cajapió desde o dia 18 de janeiro. A cidade maranhense também recebe o trabalho voluntário de um grupo da Faculdade de Medicina de Jundiaí. Alojados em uma escola municipal, os vinte rondonistas realizam ações em conjunto, além do previsto no projeto.

O roteiro de atividades dos alunos da Univates foi reorganizado a partir das demandas dos moradores e das circunstâncias encontradas no município. Durante a primeira semana, a equipe desenvolveu atividades na sede de Cajapió. Na segunda parte, durante o dia, as comunidades do interior são visitadas, e à noite, são oferecidas oficinas novamente na cidade.

Nos primeiros dias da estadia em Cajapió – que vai até o dia 03 de fevereiro –, os alunos realizaram atividades para os interessados na comunidade, professores, alunos de ensino médio e fundamental e funcionários da biblioteca e do hospital da cidade. Foram realizadas palestras sobre empreendedorismo, qualidade da água, yôga e artesanato.

Os alunos de Engenharia Ambiental Marildo Guerino e Fábio Sechi e a aluna de Biologia Luana Salvi ministraram palestras sobre meio ambiente, compostagem, resíduos marítimos, plantas medicinais e saneamento básico. Foi construída uma horta comunitária em uma escola e ensinada a técnica de compostagem. O retorno está previsto para o dia 03 de fevereiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário