Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

domingo, 22 de fevereiro de 2015

Notícias Vale do Taquari-RS - 23 de fevereiro de 2015



Os proprietários de cinco indústrias de Bom Retiro do Sul participaram de reunião com as extensionistas rurais da Emater/RS e a fiscal sanitária da Secretaria Municipal de Saúde e Ação Social. No encontro, foram tratadas questões sobre as práticas de fabricação e a legislação sanitária.

A rede de agências do Banrisul já recebe propostas de crédito rural para o custeio da safra de inverno de 2015. Dessa forma, a liberação de recursos nesta época do ano permite a compra antecipada dos insumos e, em melhores condições, o que proporciona ao produtor desembolso menor para a formação de sua lavoura.

O engenheiro-agrônomo e mestre em Zootecnia Marcelo Antônio Araldi Brandoli e o técnico em Agropecuária Carlos Augusto Lagemann integram a nova gerência da Emater regional. Com sede em Lajeado, a regional abrange 36 municípios do Vale do Taquari e 19 do Vale do Caí. 

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Cruzeiro do Sul reuniu os diretores de estabelecimentos de ensino na abertura do ano letivo. Entre os assuntos abordados, a revitalização da Casa do Morro, símbolo do município. Além disso, foi apresentado o Calendário Escolar. Os alunos voltaram às aulas hoje.

A Escola Estadual Farrapos, de Encantado comunica aos seus alunos que as aulas iniciam no dia 26, quinta-feira para os turnos da manhã e da tarde.

As obras de construção da nova Unidade Básica de Saúde de Sério deverão estar concluídas até maio. O local vai oferecer melhores condições e espaço mais amplo para o atendimento à população. Estão sendo investidos cerca de R$ 722 mil, através de verba federal e recursos próprios do município.

Com a escassez de recursos, devido ao corte de gastos feito pelo governo estadual, a 3ª Coordenadoria Regional de Educação irá aumentar a carga horária dos profissionais que já atuam nas escolas e evitar a contratação de novos professores. 

O professor da Unicamp e autor de mais de 30 livros Dr. Cesar Aparecido Nunes falou de educação para mais de 400 professores. A palestra de abertura do ano letivo foi realizada no Auditório Itália do Centro Administrativo Municipal de Encantado, através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Encantado e a Secretaria Municipal de Educação de Arroio do Meio.

Os taxistas do município de Lajeado estão atualizando seus conhecimentos para darem continuidade à prestação do serviço para a população. Os profissionais precisam fazer curso de reciclagem na Unidade local do Serviço Social de Transporte. O prazo para a realização das aulas vai até 31 de maio, mas tende a ser prorrogado.

Apesar de o governo do Rio Grande do Sul propagar que as medidas tomadas para combater a crise financeira, cresce o risco de que os cortes de orçamento possam afetar o atendimento prestado em hospitais filantrópicos e Santas Casas. 

A Administração Municipal de Paverama, através do Setor Responsável pelo Passe Livre Estudantil informa aos estudantes universitários e técnicos que estão abertas as inscrições para renovações e novos cadastros no Passe Livre Estudantil. Interessados em participar devem entrar em contato com a Prefeitura pelo fone (51)3761-1044, falar com o setor de Recursos Humanos.

A Polícia Civil investiga supostas agressões cometidas por policiais militares contra moradores de uma ocupação no bairro Rubem Berta, na Zona Norte de Porto Alegre. Vítimas dizem que foram espancadas e torturadas com sacos plásticos e spray de pimenta durante várias horas dentro do terreno invadido na última semana.

Apesar do aumento nos custos de produção, o Rio Grande do Sul deve ter uma nova safra recorde de soja em 2015, com 14 milhões de toneladas. O clima propício, o câmbio favorável para as exportações e a busca por maior produtividade dos produtores são fatores que contribuíram para isso.

A partir de hoje, a Trensurb começa a operar com dois trens maiores nos horários de pico. As composições de oito carros, que podem transportar mais passageiros, vão circular entre 7h e 9h e 18h e 19h em dias úteis entre as estações Mercado, em Porto Alegre, e Sapucaia do Sul, no trecho mais movimentado da linha. 

Um acidente envolvendo três carros provocou a morte de um homem e deixou mais duas pessoas feridas na noite de sábado (21) no município de Vale do Sol, no Vale do Rio Pardo, Rio Grande do Sul. Segundo o Comando Rodoviário da Brigada Militar, a colisão ocorreu no km 312 da ERS-153, próximo ao trevo de acesso ao município. O condutor do carro com placas de Vera Cruz, Irineu Back, 63 anos, morreu no local.

Um caixa eletrônico do Banrisul foi arrombado na manhã deste domingo (22), em Santa Maria, na Região Central do Rio Grande do Sul. A agência bancária invadida fica na Avenida Nossa Senhora das Dores, no bairro de mesmo nome. Segundo a Brigada Militar, a máquina teria sido arrombada com um maçarico.

Um homem de 51 anos morreu na tarde deste sábado (21) dentro do mar em Capão da Canoa, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Segundo a Brigada Militar, Florentino Novaki sofreu uma parada cardiorrespiratória e acabou se afogando. Salva-vidas tentaram reanimá-lo, mas sem sucesso. O caso ocorreu perto da guarita 73 dos salva-vidas.

Após a confirmação de dois casos de dengue, a Prefeitura de Cruz Alta, no Noroeste do Rio Grande do Sul, realizou um mutirão de limpeza para eliminar possíveis criadouros do mosquito transmissor da doença.

O advogado que causou um acidente envolvendo cinco veículos e que deixou seis feridos na manhã deste sábado (21) na BR-116, em Novo Hamburgo, na Região Metropolitana de Porto Alegre, foi preso sem direito a fiança. Segundo o delegado Rogério Baggio, a decisão foi tomada pelo caso envolver mais de um crime.

Um passageiro vai responder por ameaçar uma policial militar dentro de um ônibus que trafegava pela ERS-287, na noite de sexta-feira (20). Eles viajavam de Santa Maria a Restinga Seca, na Região Central do Rio Grande do Sul, quando o homem teria ameaçado de morte a policial que estava no mesmo veículo. A brigadiana mandou uma mensagem de celular a colegas de trabalho e cinco viaturas foram enviadas para revistar os passageiros. Nenhuma arma foi encontrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário