Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Redação - Rádio Studio FM 98.3 - Notícias em Destaque - 12 de fevereiro de 2015

Luciano Henrique, secretário Cristiano Nogueira da Rosa e Airton Engster dos Santos

Luciano Henrique, secretário Cristiano Nogueira da Rosa e Aline Pfeil


Redação - Rádio Studio FM 98.3 - Com participação do secretário de obras Cristiano Nogueira da Rosa... Falou sobre as diversas atividades da secretaria especialmente o corte de mato na cidade...
Prefeitura monta força-tarefa para intensificar limpeza por todos os bairros da cidade
Equipes de varrição, capina e roçada intensificam trabalhos para manter o visual da cidade. Prioridade é manter os bairros, mesmo no período em que a vegetação cresce aceleradamente.

As três equipes da Secretaria de Obras Públicas estão trabalhando dobrado desde janeiro para dar conta da vegetação que cresce nas ruas e nas margens das vias em função da chuva e do calor. Elas atendem os 13 bairros da cidade, roçando, varrendo e arrancando o capim que toma volume cada vez mais rápido. Há uma quarta equipe terceirizada que recolhe o lixo verde. Ao todo, são quatro grupos, um conjunto de 60 pessoas que desde janeiro iniciaram uma força-tarefa com a missão específica de limpar a cidade. “O prefeito Rafael Mallman nos pediu prioridade com a limpeza e estamos intensificado as ações no centro e bairros, fazendo esforço extra para que a cidade se mantenha limpa”, explica o secretário de Obras Públicas, Cristiano Nogueira da Rosa..

De janeiro até agora, as quatro equipes executaram ações em praticamente todos os bairros. Nesta terça-feira, os roçadores trabalharam no Bairro das Indústrias, retirando inço das Ruas Henrique Uebel, Frederico Markus e Aldino Sulzbach. Na quarta-feira roçadas e capinas mecânica foram feitas no Bairro Boa União.

O secretário Nogueira informa que nos bairros a roçada é feita a cada dez dias, mas como a vegetação cresce muito rápida, o cronograma muitas vezes está sendo colocado de lado. “Em algumas oportunidades não conseguimos fazer o rodízio, por isso atacamos onde o matagal está pior.”

Em janeiro deste ano, foram recolhidos 1,5 mil toneladas de galho, inço e terra. O material é levado para os aterros licenciados nos bairros Boa União e Imigrantes. “Estamos licenciando um terceiro aterro no Bairro São José.” Nogueira informa que os investimentos com a limpeza da cidade este ano devem ser superior a R$ 350 mil.

Conscientização
O secretário conscientiza a população para ajudar a manter a cidade limpa, já que os custos são altos. A primeira questão se refere a entulhos: a prefeitura não é obrigada a recolhê-los. É responsabilidade do construtor ou empreiteiro. “O cidadão deve contratar um container apropriado a esse fim.

O container é locado por empresas licenciadas para fazer o recolhimento do material. O entulho é resíduo gerado pelas atividades de construção civil ou reformas. O recolhimento do material é de responsabilidade do cidadão e não deve ficar exposto na via pública. A medida visa manter a cidade limpa e evitar restos de construções e entulhos nas ruas, o que causa o entupimento dos bueiros e impede o escoamento da água, provocando alagamentos.

Nogueira também faz um alerta para o uso do descarte do lixo consciente. É preciso observar o horário em que o caminhão passa e colocar o resíduo no dia adequado. “Não adianta colocar dois dias antes sujando muito, entupindo bueiros, causando mal- estar. Será importante todo mundo colaborar para fazer de Estrela uma cidade limpa.”

Notícias em Destaque:

Homem morre baleado no bairro Maria Regina, em Alvorada
Testemunhas relataram que homens em carro dispararam contra vítima

Quinta-feira terá predomínio de sol com algumas nuvens no RS
Chance de pancadas de chuva fica concentrada no Norte e no Leste do Estado

Capitania dos Portos vai abrir inquérito para investigar explosão de navio-plataforma
Sindipetro-ES afirmou que quatro feridos estavam em estado grave

Apostas de São Paulo e Minas Gerais dividem prêmio da Mega-Sena
Os dois vencedores faturam R$ 3,6 milhões cada

Salva-vidas civis prometem paralisar atividades a partir desta quinta
Categoria reclama do atraso no pagamento dos salários

Justiça italiana adia para esta quinta-feira decisão sobre extradição de Pizzolato
Ex-diretor do BB foi condenado no Brasil a 12 anos e sete meses de prisão no processo do mensalão

Comandante do Costa Concordia é condenado a 16 anos de prisão
Francesco Schettino foi acusado de homicídio múltiplo e abandono de navio

Obama pede aprovação do Congresso para combater Estado Islâmico
Presidente prometeu aumentar a ofensiva com ataques secretos, se for preciso

Governo do RS é condenado a pagar obrigações trabalhistas de terceirizados
Medida atinge todos os funcionários de prestadoras de serviços que não quitaram débitos com trabalhadores

Homem e filho de três anos são mortos a tiros em São Leopoldo
Dupla em moto realizou disparos contra carro da família na Vila Brás

Nenhum comentário:

Postar um comentário