Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quarta-feira, 11 de março de 2015

Notícias Vale do Taquari - 12 de março de 2015


A Secretaria de Educação e Cultura de Colinas inicia no dia 17 de março as aulas de informática da Terceira Idade. As aulas acontecerão todas as terças-feiras, a partir das 14 horas, na sala de informática da Escola Ipiranga. As inscrições estão abertas e podem ser feitas na própria Secretaria.

No dia 29 de março, às 20h30min, em frente a Praça Menna Barreto, em Estrela, ocorre a encenação do grupo teatral Vida e Luz. Cinquenta atores apresentarão a peça “A Paixão de Cristo”. O espetáculo terá uma hora de duração.

O CRAS de Travesseiro tem em andamento a oficina “Coelho da Páscoa”. As atividades ocorrem nas tardes de segundas e quartas-feiras, com a confeccção de enfeites que servirão para ornamentar o município.

Um evento alusivo ao Centenário de Encantado será a Exposição de 30 fotos aéreas do fotógrafo Emerson Cronhal (Foguinho). A exposição será realizada no dia 26 de março, às 19 horas, no Hall de entrada do Centro Administrativo. Serão 30 fotografias panorâmicas de Encantado, tiradas com drone. As imagens de pontos turísticos e locais relevantes do município, em tamanho 30x40, serão leiloadas na noite da exposição.

A Orquestra Municipal de Encantado estará na 4ª Festa das Etnias em Ilópolis no sábado, dia 14 de março. A apresentação ocorre a partir das 17 horas na Praça Itália. O repertório será composto de músicas italianas, sob a direção do maestro Mauri José Horn.

A Secretaria da Fazenda de Encantado informa que a cota única do IPTU vencerá no dia 18 de março. Para pagamento à vista da cota única será concedido desconto de 10%. Para quem irá parcelar o pagamento do IPTU, a primeira parcela também vence no dia 18 de março. Os contribuintes estão recebendo os carnês pelo correio, mas quem preferir pode imprimi-lo diretamente do site da prefeitura www.encantado-rs.com.br.

O Ponto de Atendimento Sebrae de Encantado divulgou os cursos que serão oferecidos ao longo do ano. O primeiro deles é o curso de “Gestão Estratégica de Vendas” do programa “Na Medida” do Sebrae, que ocorre de 23 a 27 de março, a partir das 19 horas, no prédio da Aci-e. Para realização do curso o Sebrae conta com o apoio da Administração Municipal, Aci-e e o CDL.

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Secretaria da Saúde de Colinas promoverá no dia 21 de março, a partir das 08 horas, o evento “Uma manhã de cuidados”. A programação ocorre no Posto de Saúde, e, na oportunidade, as mulheres poderão arrumar os cabelos, fazer maquiagem, aprender a cuidar da pele, fazer as unhas, massagem e alongamento.

Sábado, dia 14 de março, tem Carnaval “Fora de Época” em Estrela. O desfile ocorre na rua Fernando Abott, no Centro da cidade, a partir das 20 horas. Estão confirmadas as participações dos blocos Renascer do Samba de Estrela e dos Palhaços de Lajeado.

Com o tema “Lendo a Diversidade”, a 4ª Festa das Etnias de Ilópolis procura resgatar os valores étnicos, os costumes e promover a integração de diversos povos, através do canto, do teatro, das danças, da música, do artesanato, da gastronomia, dos trajes típicos e de outras atividades. O evento inicia na próxima sexta-feira e se estende até o domingo, na Praça Itália. A entrada nos três dias de festa é gratuita. A atividade está sendo organizada pela Administração Municipal em parceira com a Região dos Vales Procultura.

O posto de saúde de Doutor Ricardo, atenderá, nesta quarta-feira apenas no período da tarde.

Estão abertas as inscrições para a oitava edição do curso intensivo em Departamento Pessoal. As aulas vão se iniciar no dia 1º de abril e serão ministradas na sede do Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Taquari (Sincovat), em Lajeado, sempre das 19h às 22h. Os demais encontros irão ocorrer em abril (dias 08, 15, 22 e 29), maio (06, 13, 20 e 27), junho (03, 10, 17 e 24) e julho (1º e 08). 

No dia 18 de março ocorre no Ginásio da Paróquia São Cristóvão, no Bairro Boa União, em Estrela, o “Chá de Integração” dos clubes de mães da cidade e do interior. A programação inicia às 14 horas e 30 minutos e também prevê desfile de modas.

No dia 27 de março ocorre no Estrela Palace Hotel, a entrega do “Troféu MultiMulher” para 10 mulheres de destaque na comunidade estrelense. O evento inicia às 20 horas e prevê ainda entrega dos certificados “Amigos da Vida” e Leilão Beneficente.

Na primeira assembleia geral deste ano, realizada segunda-feira em Estrela, dois temas principais foram pauta da AMVAT. Um deles foi a respeito da qualidade dos serviços de telefonia nos municípios e outro tratou da recuperação da dívida ativa por parte dos municípios. Os trabalhos foram coordenador pelo presidente da entidade, prefeito Valnei Cover.

A Administração Municipal de Sério realiza de 20 a 22 de março, o Festival de Cultura, Turismo e Gastronomia. A programação será desenvolvida no Parque de Eventos do Município. Para o evento estão programados shows com Eco do Minuano e Bonitinho, Brilha Som, Bartollos, Champion, Banda Misturadão e Cia, Os Peraltas e Garotos do Pampa.

No próximo sábado, dia 14, durante a programação da Festa das Etnias, será realizada a escolha da nova corte de soberanas do município de Ilópolis.

No dia 26 de março ocorre na cidade de Boqueirão do Leão, mais uma assembléia geral da AMVAT. O encontro inicia às 16 horas e faz parte da programação da Expobol 2015.

A Administração Municipal de Teutônia recebe até sexta-feira, dia 13, as inscrições para a contratação temporária, em caráter emergencial, de quatro serventes, para atuar na Secretaria de Educação. As inscrições devem ser efetuadas na sala 07 do Centro Administrativo.

A Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Turismo de Imigrante recebe até o dia 06 de abril, as inscrições das interessadas em participar do concurso de escolha das soberanas do município. 

Agricultores do município de Roca Sales devem apresentar na Secretaria da Agricultura até dia 15 de março, os talões de produtor com as notas e contra notas emitidas em 2014.

A Emater de Roca Sales realiza mais uma edição da Festa da Mulher Rocassalense. O evento ocorre dia 28 de março na Associação Caça e Pesca. O encontro tem como atração a gincana, que vai envolver todos os clubes de mães do município.

A Secretaria de Saúde de Estrela começou  a imunizar, meninas de 9 a 11 anos do município com a primeira dose da vacina contra o Papilomavírus Humano (HPV). A expectativa é imunizar 625 meninas em todas as escolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário