Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

domingo, 12 de abril de 2015

Economia - 13 de abril de 2015


Quem investe na poupança perdeu dinheiro no primeiro trimestre de 2015. O rendimento da caderneta encolheu 2,07% frente à inflação neste período, segundo cálculo feito pelo coordenador da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), Miguel Oliveira.

Enquanto a aplicação mais popular do país rendeu 1,72% entre janeiro e março, a inflação oficial medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) avançou 3,83%. É o quarto mês seguido em que a alta dos preços corrói os ganhos da caderneta.

Com produção em queda, a indústria tem segurado a economia e impedido o Brasil de crescer. O Produto Interno Bruto (PIB) fechou 2014 em R$ 5,52 trilhões, apenas 0,1% superior ao de 2013, pior resultado desde 2009. Já no Rio Grande do Sul, a variação foi nula de um ano para outro, com registro de valor corrente estimado em R$ 331,508 bilhões. Mas mesmo diante das dificuldades, o setor está mobilizado para voltar a crescer. 

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, já começou a acionar o plano B para aumentar as receitas e garantir o cumprimento da meta fiscal deste ano. A ofensiva do governo no campo dos impostos agora mira também os mais ricos - uma estratégia que tem como objetivo garantir apoio político ao pacote de ajuste fiscal, principalmente das lideranças do PT.

Além de ter elevado, há uma semana, a tributação de PIS e Cofins incidente sobre as receitas das empresas obtidas com aplicações financeiras, o governo estuda aumentar a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) dos bancos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário