Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Economia - 15 de abril de 2015


A previsão da supersafra neste ano é tida como a “menina dos olhos” no Porto do Rio Grande. Como boa parte das exportações passa pelos terminais, a ideia é que as vendas externas sejam responsáveis pelo aguardado crescimento na movimentação em 2015. Em 2014, passaram 34 milhões de toneladas de carga por Rio Grande. Para garantir o aumento nas operações, há uma série de obras de melhorias e modernização que estão em andamento ou prestes a começar. 

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, admitiu nesta terça-feira que o Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas produzidas no país) em 2015 deve encerrar o ano com variação negativa. Ele evitou dar números, mas disse que o ministério incorporou a expectativa de retração do PIB às previsões oficiais. “Hoje, o mercado tem essa avaliação (de que o PIB vai cair em 2015). 

O Fundo Monetário Internacional (FMI) estima crescimento de 0,9% para a América Latina e Caribe, mas retração de 1% na economia brasileira em 2015. Para 2016, a projeção para o país é mais otimista. Ela deve ficar em 1%, metade da expectativa dos países da região, que será de 2% . 

Nenhum comentário:

Postar um comentário