Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

domingo, 12 de abril de 2015

Informativo de Estrela-RS - 13 de abril de 2015


Evento realizado domingo, dia 12 de abril de 2015. O Circuito dos Vales começou por Estrela e mobilizou atletas profissionais que correram cinco ou três quilômetros. Estavam presente também amadores que caminharam no ritmo próprio. São envolvidas três cidades em datas diferentes: Estrela, Arroio do Meio e Lajeado. A corrida em Estrela foi dia 12 de abril, às 9h30min. Às 8h os organizadores  entregaram os kits aos atletas.

Os casais comendadores da 50ª edição do Festival do Chucrute realizaram na sexta-feira (10 de abril de 2015) o lançamento oficial do evento. Foi realizado  no salão da Oase, junto a Comunidade Evangélica de Estrela. Na ocasião, a imprensa regional foi reunida para conhecer os detalhes da festa e da programação. Autoridades também estavam presentes.

Uma das mais tradicionais manifestações culturais do Rio Grande do Sul completa 50 anos em 2015. O Festival do Chucrute acontece de 16 a 24 de maio no Centro Comunitário Cristo Rei, em Estrela. O lançamento oficial do evento ocorre na noite desta sexta-feira (10) no salão da Oase. O festival se modernizou ao longo dos anos, mas sem perder as características da primeira edição. 

A organização pretende realizar dois grandes bailes nos dias 16 e 23 de maio. Para isso o preço mais barato foi reduzido em relação ao ano passado. O valor muda conforme o local da mesa.  Cerca de 600 convites já foram comercializados somente para o primeiro baile. Em torno de 200 pessoas estão envolvidas na organização do Festival do Chucrute. são preparados aproximadamente 700 kg de chucrute e para isso são utilizadas 630 peças de repolho.

Vales do Taquari e Rio Pardo – Aconteceu no sábado (11.04) a 9ª edição do “Viva o Taquari Vivo”. 

Neste ano, além de Estrela, Lajeado e Arroio do Meio, participou os municípios de Cruzeiro do Sul, Bom Retiro do Sul e Venâncio Aires. Cada município trabalhou em pontos de concentração específicos, sendo eles:Parque Municipal da Lagoa, em Estrela, Porto dos Bruder, em Lajeado; Bairro Navegantes, em Arroio do Meio; Passo de Estrela – Cruzeiro do Sul; Barragem, em Bom Retiro Sul; e Vila Mariante, em Venâncio Aires. Assim, a ação ampliou sua abrangência e começou a ganhar adesão também no Vale do Rio Pardo, com o município de Venâncio Aires.

O programa conta com o apoio de mais de 40 organizações e instituições públicas e privadas.

Nova realidade

No total das oito edições anteriores, foram retirados do rio quase 24 toneladas de lixo. Os principais materiais recolhidos foram plásticos, tecidos, ferro, madeira, borracha, vidro, pneu, papelão, brasilit, isopor, rejeitos e outros tipos de resíduos. Porém, o grande objetivo da ação é chamar a atenção para o estado em que se encontra o principal recurso hídrico da região e como a comunidade o está tratando. Ano após ano, a comissão organizadora tem registrado o aumento do voluntariado interessado em defender e preservar o rio.

Adesão

Entidades, empresas, organizações, proprietários de embarcações e cidadãos aderiram à mobilização voluntária.

O evento é promovido pela ACIL e Parceiros Voluntários de Lajeado e Cacis de Estrela-RS.

Promoção do Lions Estrela que ocorreu domingo, dia 12 de abril - O Suíno no Rolete - evento que se encontra na 14ª edição e serviu mais de mil almoços no Centro Comunitário Cristo Rei. Os recursos arrecadados serão utilizados em benefício da Liga de Combate ao Câncer, APAE e Vovolândia São Pedro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário