Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Informativo de Estrela-RS - 15 de abril de 2015


Redação - Rádio Studio FM 98.3 - Teve participação ontem de Fabiano Eugênio Diehl - Assessor Parlamentar do PTB. Na pauta abertura de escritório regional em Estrela-RS, do deputado estadual Mauricio Dziedricki e deputado federal Luiz Carlos Busato... O escritório deverá ser inaugurado em breve no Centro de Estrela e atenderá demandas da comunidade regional do Vale do Taquari.
Fabiano Diehl  falou ainda da participação no Governo de Estrela onde o partido ocupa duas pastas - da Saúde com Elmar Schneider e Sedesth com Jose Itamar Alves Alves. Destacou a atuação dos vereadores do PTB de Estrela-RS Élio Elio Kunzler e Paulo Roberto Birck.
Por fim enalteceu a administração de Carlos Rafael Mallmann pelas obras realizadas em benefício da população estrelense.

O município de Estrela vai sediar, no próximo dia 23 de abril, encontro de secretários e dirigentes municipais do Meio Ambiente e da Agricultura. O objetivo da reunião, que será realizada na sede da Amvat, das 9h às 15h, é discutir a Resolução n° 288, do Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema), que definiu as competências dos municípios para o licenciamento de empreendimentos e atividades que causem ou possam causar impacto ambiental em âmbito local.

Os leitores e a comunidade em geral podem acessar a internet gratuitamente na Biblioteca Pública Municipal de Estrela. Dois terminais estão disponíveis para a realização de pesquisas e digitação de trabalhos. Conforme a bibliotecária Ana Cristina Prates, haverá orientação de uma servidora para aqueles que necessitarem de auxílio. Com exceção das redes sociais, todos os sites podem ser acessados.

A Faculdade La Salle promove nesta quarta-feira, dia 15, palestra com o tema Inspirar e Transformar, a ser ministrada por Sônia Mara do Nascimento. O workshop é aberto a todos os interessados, com foco nos profissionais da área de Recursos Humanos. A promoção é do curso de Recursos Humanos da Faculdade. Será às 19h30min, no auditório da Faculdade. O tema será ampliado pela palestrante nos dias 28 de abril, 5 de maio, 12 de maio e 19 de maio.

O projeto Protagonismo de Crianças e Adolescentes, que em Estrela envolve as secretarias de Educação e de Saúde, terá mais uma atividade na quarta-feira, dia 15. Na ocasião, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Leo Joas, das 13h30min às 16h, haverá uma roda de conversa com a articuladora regional do Pólo de Lajeado, Micheli Azevedo, para representantes dos Grêmios Estudantis das escolas municipais.

Equipe de saúde de Estrela terá capacitação com antropólogo.
Treinamento ocorrerá dia 16 de abril e tem como tema “Acolhimento nos Serviços de Saúde”. Em função dele, todas as unidades de saúde fecharão às 13h. O Posto Central reabrirá às 17h

Roteiro dos encontros dos Grupos do Gracie:
-Quarta-feira, dia 15, na Geralda Baixa
-Quinta-feira, dia 16, encontro do Grupo do bairro Cristo Rei, nas dependências da Vovolândia.
-e sexta-feira, dia 17 de abril, reunião do bairro Auxiliadora.

Obs.: -todos os encontros iniciam às 14 horas.
-esta semana também teremos nos encontros uma palestra sobre Qualidade de Vida na 3ª Idade.
-mais informações podem ser obtidas no telefone 3781-1105

Notícias da Câmara de Vereadores de Estrela


Vanderlei Eidelwein (PR) –  Falou sobre problemas de transito no município e relatou sua participação na reunião do Contran e os pedidos que o conselho recebe. Afirmou que já apresentou projetos na câmara ainda em 2013 que propunha melhorias em vias de grande fluxo da cidade.

Ernani Luis de Castro (PMDB) –  Falou sobre a inauguração da capatazia da comunidade de Costão, reiterando que esta é mais uma promessa de campanha cumprida pela administração. Falou sobre sua viagem a Brasília na semana anterior acompanhado dos colega Cristiano Nogueira e Adriano Scheeren e que puderam testemunhar diversos protestos, mas mesmo assim conseguiram encaminhar diversas demandas do município nos gabinetes dos deputados. Comentou a possibilidade da reforma política. Falou sobre conversas com membros da União dos Vereadores do Brasil.

Adriano “Pida” Scheeren (PSB) – Também falou da viagem à Brasília. Falou sobre a promessa de envio de uma emenda de R$350 mil para este ano do deputado José Stédile do PSB. Também foi prometido pelo deputado mais três emendas ao longo dos próximos anos de mandato. Agradeceu ao deputado Estadual Catarina Paladini que ajudou nas articulação em Brasília e revelou que ambos os deputados citados estarão em uma das festas do festival do chucrute. 

Andreas Hamester (PP) – Elogiou a prestação de contas dos colegas que foram a Brasília. Falou sobre as diversas denuncias de irregularidades em diversos setores da sociedade brasileira, e questionou porque o brasileiro tem tantas dificuldades em fazer as coisas certas. Hamester reiterou que quanto ao trânsito de Estrela também fez diversos pedidos e nenhum foi atendido, e lembrou que alguém lhe disse que havia uma equipe pensando o transito, e que mesmo assim ele não vê melhorias acontecendo. Lamentou que o sistema político beneficia o que está errado. Falou sobre a vinda do governador, e falou sobre o inicio dos preparativos da MultiFeira e sobre uma exposição de fotos.

Cristiano Nogueira da Rosa (PMDB) – Falou sobre a importância das visitas à Brasília, ressaltando que um projeto que deu entrada nesta noite um projeto que insere um valor de uma emenda do deputado Alceu Moreira que vai permitir o asfaltamento da via que liga os bairros Boa União à São José. Falou sobre o ritmo acelerado de obras de pavimentação de diversas ruas através do PAC, e lembrou de diversas reuniões onde foram debatidas as possibilidades de pavimentação comunitária, que hoje estão acontecendo em diversos locais do município. 

Paulo Roberto Birck (PTB) –  Parabenizou o Lions Clube pelo sucesso da promoção Suíno no Rolete, destacando a organização da sociedade em promoções como esta que beneficiam entidades importantes. Falou sobre os investimentos em capacitação dos funcionários da saúde que ocorre no próximo Dia 16, e que nesse dia o posto central ficará fechado das 13h30min às 17h. 

Gerson Adriano da Silva (PT) – Falou sobre a realização do campeonato Estadual de Karatê que acontecerá no município no dia 13 de Junho, no ginásio do Colégio Santo Antônio, o que segundo o edil evidencia a preocupação da administração com o esporte e como isso pode trazer frutos. Ressaltou que o campeonato em si trará muitas pessoas para o município, prestigiando o evento e consumindo em Estrela. O edil lembrou que a administração há tempos mantém o projeto de lutas marciais ensinadas nas escolas. 

Lorena Hauschild (PR) – Falou sobre a realização da promoção Suíno no rolete e destacou o empenho da organização do evento e da aceitação da comunidade. Falou sobre a posse do novo diretor do Porto de Estrela e desejou que todos juntos possam fazer um grande trabalho em prol da ativação do porto. Falou sobre as mais de cinco toneladas de lixo retiradas do rio Taquari na operação Viva o Taquari Vivo e reiterou que o quanto antes ensinarmos as nossas crianças mais efeito positivo teremos na redução da poluição como um todo, especialmente do rio. Falou sobre a inauguração da nova capatazia de costão e celebrou o fato da abertura.

Paulo Floriano Scheeren (PPS) – Falou sobre os protestos que ocorreram no dia anterior e afirmou que os protestos estão perdendo as forças. Falou sobre o projeto de terceirização aprovado no congresso e apoiou o mesmo pois este, segundo o edil, facilita as ações das prefeituras.  Cumprimentou a comunidade evangélica pelo cinquentenário do Festival do chucrute.

Felipe Schossler (PPS) – Parabenizou o Lions pelo sucesso da promoção Suíno no Rolete, principalmente porque a finalidade é beneficiar alguma instituição. Falou sobre o cinquentenário do festival do chucrute e a importância do evento para a cultura do município. Falou sobre as obras do PAC 2, e lembrou que sempre cobrou que as obras acontecessem para o beneficio da população, e agradeceu o ex-prefeito que iniciou este processo e que foi dito pelo próprio vice-prefeito que foi dada continuidade a esse processo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário