Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

terça-feira, 21 de abril de 2015

Notícias Vale do Taquari-RS - 22 de abril de 2015



Univates - Com o objetivo de proporcionar aos estudantes do curso de Pedagogia o exercício de leituras e de escritas sensíveis, a nova proposta curricular do curso teve início, neste semestre, com a disciplina Ateliê de Escrita I, ministrada pelo professor doutor Cristiano Bedin da Costa. Os textos escritos pelos acadêmicos durante a disciplina, oriundos de exercícios e leituras de diversos autores resultaram na criação de um blog.

O projeto "Desvendando o Céu: Astronomia no Vale do Taquari", da Univates, promove oficina preparatória para a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. O encontro está programado para o próximo dia 23, às 8h30min.

Univates - Profissionais atuantes em restaurantes, estudantes da área gastronômica e demais interessados em desenvolver habilidades e técnicas para a elaboração de miniporções podem se inscrever, até dia 28, no curso de extensão “Miniporções”. As aulas ocorrem nos dias 6 e 7 de maio, das 19h15min às 22h30min, no câmpus de Lajeado.

O Grupo de Alcoólicos Anônimos de Muçum realiza suas reuniões todas as quartas-feiras na Sociedade Damas de Caridade a partir das 19 horas e 30 minutos. Os interessados podem participar dos encontros.

Em Travesseiro, hoje, dia 22, acontece o encontro do Grupo de Idosos Flor da Serra de Três Altos Alto e na sexta-feira estará reunido o Grupo Sempre Jovens de Barra do Fão. Em ambos os encontros será trabalhado o Projeto de 2015: “Assim tudo começou em minha comunidade”.

Está em andamento a comercialização de ingressos para 14ª Suinofest que ocorre nos dias 05, 06, 07, 12, 13 e 14 de junho. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site www.suinofest.com.br.

A direção do 8º Núcleo do CPERS Sindicato convoca os professores da região para que paralisem as atividades na próxima sexta-feira, dia 24, em função do Dia de Mobilização pelo pagamento do Piso Nacional do Magistério. Para este dia também está programado um ato público em Porto Alegre, com concentração às 09 horas no CPERS da capital.

No período de 30 de abril a 29 de maio o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Teutônia recebe na sala 32 do Centro Administrativo as inscrições dos interessados em concorrer ao cargo de Conselheiro Tutelar. O edital com a ficha de inscrição está disponível no site www.teutonia.com.br.

Os consumidores de Imigrante podem efetuar a troca de notas fiscais por cartelas da Campanha Municipal de Incentivo à Arrecadação de 2015. O primeiro sorteio do ano será realizado no dia 09 de maio, junto à 2ª ExpoFesta Imigrante.

Na quinta-feira, dia 23, o Consisa abre o segundo pregão para a compra de 284 tipos de medicamentos a 27 municípios da região. O primeiro pregão foi finalizando em novembro do ano passado e rendeu entre 30 e 51% de economia às prefeituras em razão da baixa dos custos, pela aquisição de grandes quantias. A expectativa do órgão é que o percentual poupado se mantenha no mesmo nível e que sejam investidos cerca de R$ 4,4 milhões com base nos pedidos já feitos pelos municípios.

Os carnês do IPTU de Coqueiro Baixo estão sendo entregues nas residências. O contribuinte poderá optar pelo pagamento em cota única, com desconto de 5% ou parcelado em seis vezes. O vencimento da primeira parcela será no dia 02 de maio.

A campanha de vacinação contra a gripe em Roca Sales inicia no dia 27 de abril. O público alvo da campanha serão idosos acima de 60 anos, crianças de seis meses a 5 anos, gestantes, puérperas, trabalhadores na área da saúde e portadores de doenças crônicas. Nos dias 04, 05 e 06 de maio a equipe da Secretaria da Saúde vai realizar um roteiro de vacinação pelo interior. Agendamentos devem ser feitos através do telefone: 3753-13-60.

Na próxima quinta-feira, dia 23, Lajeado recebe a palestra “O Relato de uma viagem de três anos pelo mundo”, com Thiago Berto. O evento ocorre no Teatro do Centro Cultural Univates, e é aberto para a comunidade em geral. Natural de Porto Alegre, Thiago apresenta um relato encantador e surpreendente da sua viagem de três anos pelo mundo, onde realizou trabalho voluntário e pesquisou inúmeros projetos de educação alternativa.

Nos dias 02 e 03 de maio ocorre no Parque do Imigrante, em Lajeado, o Rodeio Artístico Regional, sob a organização do CTG Tropilha Farrapa. A disputa ocorre nas modalidades: chula, declamação, gaita de boca, violino ou rabeca, violão e danças tradicionais. Os classificados estarão aptos a participar da fase inter-regional ENART que ocorre nos dias 25, 26 e 27 de setembro, em Venâncio Aires.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Lajeado recebe até o dia 14 de maio as inscrições para eleição do Conselho Tutelar. Serão eleitos cinco conselheiros. Os candidatos devem ter mais de 21 anos, comprovada idoneidade moral, residir em Lajeado há pelo menos dois anos, ser eleitor do município, ter o ensino médio completo e apresentar laudo psicológico.


No dia 16 de maio ocorre a convenção do PSDB de Lajeado para reativação do diretório do partido.


Estado:

Três bairros de Porto Alegre terão aplicação de inseticida para o Bloqueio de Transmissão da Dengue nesta quarta-feira. Pela manhã, a ação ocorreu no bairro Nonoai, na zona Sul, onde houve a confirmação do quarto caso de dengue. À tarde, os agentes de saúde vão trabalhar nos bairros Floresta e São Geraldo, na zona Norte.

Brasil:

A presidente Dilma Rousseff conversou por telefone com o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, a quem ofereceu ajuda para ajudá-lo a enfrentar os problemas enfrentados em decorrência do tornado que atingiu o município de Xanxerê, na região oeste do estado, deixando dois mortos e pelo menos mil pessoas desabrigadas.

Mundo:

O naufrágio de domingo na costa da Líbia matou 800 pessoas, anunciaram na madrugada desta terça-feira, os representantes do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) e da Organização Internacional para as Migrações (OIM) com base nos relatos de sobreviventes. Integrantes das duas organizações entrevistaram a maior parte dos 27 sobreviventes que chegaram na segunda-feira ao porto de Catânia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário