Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

terça-feira, 12 de maio de 2015

Notícias Vale do Taquari - 12 de maio de 2015


O projeto Recompense, iniciativa de estudantes do curso de Publicidade e Propaganda da Univates, atraiu a atenção de quem circulava pelo hall dos Prédios 9 e 12 nesta segunda-feira, dia 11. A ação tem o objetivo de refletir sobre hábitos de consumo e sobre a prática do uso compartilhado de livros e demais objetos.

Teve início, nesta segunda-feira, dia 11, a V Jornada de Nutrição Clínica, IV Jornada de Saúde Coletiva e III Jornada de Segurança Alimentar e Nutricional da Univates. A programação, composta por atividades de atualização em campos como Saúde Coletiva, Segurança Nutricional e Nutrição Clínica, prossegue nesta terça-feira, dia 12.

A Câmara de Vereadores de Travesseiro aprovou projeto que prevê a destinação de 25 mil reais para aquisição de móveis para o Conselho Tutelar.
        
Teve inicio em Travesseiro a obra de construção da academia de saúde nas proximidades da praça. A obra com 399 metros quadrados será executada pelo valor de 455 mil reais e deve ser concluída até fevereiro do próximo ano.

O Colégio Teutônia promove a 3ª edição do Sons do Outono, evento que integra as atividades extracurriculares desenvolvidas pelo educandário na área da música. Será no sábado, dia 16 de maio, a partir das 17h, no Auditório do Colégio Teutônia e com entrada franca. Trata-se de um grande encontro musical, que deverá contar com a participação de mais de 240 jovens instrumentistas, integrantes de orquestras e conjuntos instrumentais.

O próximo encontro o Grupo de Educação em Saúde de Doutor Ricardo ocorre na tarde do dia 1º de junho no auditório da Unidade Básica de Saúde. 

Com o objetivo de aprimorar a qualidade na produção de leite e obter uma maior valorização do produto, a Emater de Roca Sales organiza para o dia 21 de maio, no salão da comunidade da Linha Júlio de Castilhos Alto, um curso de qualidade de leite e manutenção de ordenhadeira. O curso tem início às 09 horas. Inscrições podem ser efetuadas junto aos escritórios da Emater de Roca Sales, Encantado e Muçum.

No dia 22 de maio, às 20 horas, no Auditório Itália do Centro Administrativo de Encantado, será realizada a palestra “Motivações Para Viver Melhor”. O tema será abordado pelo psicoterapeuta, escritor, professor e cantor Jorge Trevisol. A promoção é da CDL de Encantado, com apoio do Grupo Encantado de Comunicação.

O Departamento Municipal de Fiscalização Tributária de Encantado informa que os carnês do Alvará de Licença estão sendo entregues pelo Correio. A cota única com 10% de desconto e também o pagamento da 1ª parcela vencem no dia 20 de maio. O Alvará de Licença pode ser pago em qualquer agência bancária.

O CRAS de Doutor Ricardo está disponibilizando várias oficinas para o ano de 2015. De hoje até o dia 25 de maio será realizada a Oficina de Velas.

A “Noite do Filó”, evento tradicional do município de Encantado e instituído através de Lei Municipal, será realizado no dia 20 de maio no Ginásio de Esportes do Parque João Batista Marchese, a partir das 18h30min. O evento é mais uma programação alusiva ao Centenário e contará com a presença dos municípios Filhos de Encantado. A entrada é gratuita e toda a comunidade está convida a participar e confraternizar levando um prato típico da gastronomia para compartilhar na noite.

A Secretaria da Saúde de Doutor Ricardo informa que o atendimento no Posto de Saúde da Barra do Zeferino ocorre nas quartas-feiras, das 10 às 11 horas.

Nesta terça-feira, dia 12 de maio, na parte da manhã, não haverá atendimento na Unidade Básica de Saúde da Sede de Doutor Ricardo.

A Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) promove na sexta-feira, dia 15 de maio, o lançamento da 7ª Feira da Construção Civil, Mobiliário e Decoração do Vale do Taquari (Construmóbil). A solenidade será realizada no Salão de Eventos da Acil, a partir das 19h30min, e vai reunir expositores, parceiros, autoridades e imprensa. A Construmóbil 2015 ocorre de 22 a 27 de setembro no Parque do Imigrante, em Lajeado.

O Grupo de Educação Fiscal de Encantado informa que a troca das notas fiscais pelas figurinhas do Álbum do Centenário serão feitas somente no turno da tarde.

A Secretaria da Educação de Colinas, juntamente com o Conselho Municipal de Educação, realizarão a Conferência Municipal de Educação, no dia 21 de maio, às 14 horas, nas dependências da Escola Municipal Ipiranga.

O CRAS de Encantado recebe até esta terça-feira, dia 12, as inscrições para curso de pães, pizzas e cucas. O curso faz parte do Projeto Padaria Comunitária e será realizado na sede da UERGS, a partir do dia 13 de maio, com duração de três tardes.

O próximo encontro da Associação dos Vereadores do Vale do Taquari será no dia 23 de maio, em Fazenda Vilanova.

A Secretaria da Saúde de Santa Clara do Sul está realizando a campanha de vacinação contra a gripe. Neste ano a meta é vacinar 1.579 pessoas no município até o dia 22 de maio.

CRAS, Conselho Tutelar e Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Doutor Ricardo estão executando o Projeto “Ajude Aquecer Nossas Crianças - 2015”, recebendo roupas e calçados infantis e juvenis para serem doadas às crianças e adolescentes do município. As doações devem ser entregues na sala do Conselho Tutelar até o dia 15 de maio.

Nesta terça-feira, dia 12, às 09 horas e 30 minutos, integrantes do Conselho Comunitário das Regiões Pedagiadas (Corepe) e da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) irão se reunir na Câmara de Vereadores de Muçum.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Lajeado recebe até quinta-feira, dia 14 de maio, as inscrições para eleição do Conselho Tutelar. Serão eleitos cinco conselheiros.

A Secretaria da Saúde de Doutor Ricardo realiza vacinação contra gripe. Nesta segunda-feira estão sendo vacinadas no Posto de Saúde, as crianças com idade entre 6 meses e 5 anos.

Estado:
Um jovem foi preso na noite dessa segunda-feira com 148 quilos de maconha e 1 quilo de cocaína na cidade de Rio Grande, na Zona Sul do Estado. De acordo com a Polícia Civil, o suspeito de 22 anos foi detido quando saía de casa, na rua Manoel Gonzáles Lopes, no bairro Recreio.   


Brasil:
Um dos inquéritos abertos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para investigar parlamentares citados na Operação Lava Jato foi redistribuído para o ministro Marco Aurélio. Com a mudança, o inquérito contra o deputado federal Arthur Lira (PP-AL) e o senador Benedito de Lira (PP-AL) sai da relatoria do ministro Teori Zavascki.

Mundo:
O papa Francisco visitará Cuba entre 19 e 22 de setembro, em uma viagem que incluirá Havana e as cidades de Holguín e Santiago de Cuba, no leste da ilha, informou nesta segunda-feira a conferência episcopal cubana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário