Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Notícias Vale do Taquari - 18 de maio de 2015

Univates:

O consultor de e-commerce Chico Montenegro estará na Univates, no próximo dia 21, às 19h30min, para relatar aos acadêmicos e à comunidade em geral as experiências adquiridas na construção de suas empresas. A palestra “Criando um caminho empreendedor com Chico Montenegro” ocorrerá no auditório do Prédio 7, e é promovida pelo Diretório Acadêmico do curso de Administração de Empresas da Instituição.

Uma nova edição do Vestibular da Univates recebe inscrições a partir da próxima segunda-feira, dia 18. O processo seletivo oferece 880 vagas, distribuídas em 36 cursos. A prova única ocorre no dia 14 de junho, domingo, no câmpus de Lajeado, das 13h30min às 18h30min. Já as 25 novas vagas para o curso de Medicina serão preenchidas somente por meio das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), correspondentes aos anos de 2012, 2013 e 2014.

O Grupo dos PCD’s de Travesseiro teve seu encontro regular no CRAS. Na oportunidade eles participaram de uma oficina de artesanato.

Desde o início do ano letivo o CEAT Região Alta, localizado em Roca Sales, conta com a Fábrica de Ciências como atividade optativa gratuita. A iniciativa reúne alunos de 3ª a 9ª série para aprender conteúdos de ciências aliando teoria e prática. As atividades são coordenadas pelo professor Luis Galileu Gall Tonelli.

Em parceria entre Administração Municipal de Estrela e AES Sul, foi realizada na Câmara de Vereadores palestra "Parceiros da Segurança - Prevenção de acidentes com energia elétrica". O palestrante foi o Engenheiro Mateus Alves da Silva, coordenador de Segurança da AES Sul.

A Associação Pró-Menor de Encantado (AME) recebeu a doação de cestas básicas do bancário Wagner Johann. A entidade atende mais de 90 crianças em situação de vulnerabilidade social.

Adequações na unidade da JBS em Roca Sales iniciaram neste mês. O prédio recebe maquinários e instalações para incluir a linha de corte e processamento de embutidos de peru. A ampliação soma o investimento inicial de R$ 16,5 milhões. Com os investimentos, a unidade abrirá mais de cem novas vagas de emprego.

A Justiça Eleitoral realizará a revisão do eleitorado com coleta de dados biométrico no município de Anta Gorda de 1º de junho até 25 de novembro. Nos dias úteis, a revisão será efetuada na sede do Cartório Eleitoral de Encantado, no horário das 12 às 19 horas. O procedimento também pode ser realizado no próprio município de Anta Gorda, nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 13 às 18 horas, no Colégio Santa Terezinha. Agendamentos de atendimento devem ser feitos na Prefeitura de Anta Gorda pelo telefone 3756-11-49.

No dia 24 de maio, às 16 horas, ocorre no Centro Comunitário Cristo Rei, em Estrela, o encontro de todas as rainhas do Festival do Chucrute, nos 50 anos de história do evento.

A Secretaria da Agricultura de Paverama recebe até o dia 12 de junho os pedidos de mudas frutíferas.

Na próxima segunda-feira, dia 18, às 18 horas e 30 minutos, a Câmara de Vereadores de Estrela realiza sessão no Centro Comunitário Cristo Rei, em homenagem aos 139 anos do município.

Além das oficinas de Música, Violão e Teclado, Violino e Flauta, Cerâmica, e Teatro, a novidade na Casa de Cultura de Lajeado são as aulas de Dança de Rua. Adolescentes de nove a 16 anos podem se inscrever diretamente na Casa de Cultura.

Integrando a programação do 34º aniversário do município de Teutônia, a CIC Teutônia realiza Almoço Empresarial especial com palestra do prefeito Renato Altmann. Será no dia 20 de maio, às 11h45min, no Auditório 03 da entidade. O tema da palestra será “Teutônia: 34 anos de desenvolvimento”.

Nesta semana a Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal aprovou o projeto que inclui o nome do ex-governador Leonel de Moura Brizola no Livro dos Heróis da Pátria. O Livro serve de homenagem aos brasileiros que se destacaram em defesa do país. Nele estão inscritos, entre outros, Tiradentes, Zumbi dos Palmares e Santos Dumont.

Com o objetivo de revisar o eleitorado e coletar dados biométricos, a Justiça Eleitoral atenderá eleitores de Santa Clara do Sul a partir de 20 de maio. O recadastramento ocorrerá até 26 de agosto, no Cartório em Lajeado, que funciona das 11h às 18h. O processo também será realizado em Santa Clara, em data a ser definida pela Justiça Eleitoral.

No dia 27 de maio será feito o recolhimento das embalagens de agrotóxicos no município de Estrela. O trabalho é coordenado pela Fundação Pró-Rio Taquari, com apoio da Administração Municipal, STR e Emater.

A Prefeitura de Santa Clara do Sul está com inscrições abertas para o processo seletivo ao cargo de agente de saúde. Os interessados podem se inscrever no Centro Administrativo até o dia 25 de maio.

A terceira edição da Festa das Flores, de Santa Clara do Sul foi transferida. Marcada para os dias 17 a 20 de setembro, a maior feira do município foi transferida para 2016. Comissão organizadora e governo municipal justificam a medida devido a dificuldades financeiras, tanto no setor público, como privado.

Estado:
A situação dos Conselhos Tutelares no Rio Grande do Sul será alvo de levantamento do Tribunal de Contas do Estado com o apoio do Ministério dos Direitos Humanos. A iniciativa foi tema de audiência do presidente do TCE, Cezar Miola, e do ministro gaúcho Pepe Vargas, em Brasília. 

Brasil:
A presidente Dilma Roussef se reuniu, neste domingo, por quatro horas com os ministros da Fazenda, Joaquim Levy, e do Planejamento, Nelson Barbosa. Após o encontro, no Palácio da Alvorada, não foi feito um pronunciamento oficial sobre a pauta de discussões. Antes, Levy defendeu um corte mais profundo no orçamento diante da dificuldade em aprovar as medidas de ajuste fiscal no Congresso do tamanho esperado. Ele estimou o corte em torno de R$ 78 bilhões, para dar sinais de que o governo está de fato comprometido com as contas públicas. Também esteve na reunião o chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante. 

Mundo
O papa Francisco declarou santas neste domingo quatro religiosas que viveram no século XIX, duas palestinas, uma francesa e uma italiana, e encorajou a multidão a seguir seu "exemplo luminoso". Foram canonizadas em uma missa celebrada ao ar livre na praça de São Pedro do Vaticano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário