Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Notícias Vale do Taquari - 8 de maio de 2015


Entre maio e novembro, a Univates realiza o Cine História, um ciclo de exibição de filmes e palestras que busca abordar a relação entre o Cinema e a História. A atividade inicia no dia 29 de maio e terá periodicidade mensal. O primeiro evento será a palestra “Diálogo entre História e Cinema”, ministrada pelo professor doutor José Alberto Baldissera e pelo mestre Tiago Brunelli, da Unisinos.

Em comemoração ao Dia Internacional de Museus, celebrado no dia 18 de maio, o Museu de Ciências Naturais (MCN) da Univates participa da programação da 13ª Semana Nacional de Museus, que ocorre entre os dias 18 e 24 de maio. O objetivo da atividade é aproximar museus e sociedade, em um convite à reflexão, à discussão e à troca de experiências sobre determinado tema. Neste ano, o tema do evento é “Museus para uma sociedade sustentável”.

O Grupo de Educação Fiscal de Encantado informa que a troca de notas fiscais por figurinhas do Álbum do Centenário serão feitas somente no turno da tarde, a partir do dia 11 de maio. 

A Secretaria da Educação de Colinas, juntamente com o Conselho Municipal de Educação, realizarão a Conferência Municipal de Educação, no dia 21 de maio, às 14 horas, nas dependências da Escola Ipiranga. 

As inscrições de candidatos para conselheiros tutelares em Estrela podem ser efetuadas até o dia 03 de junho, na Faculdade La Salle. A eleição ocorre no dia 04 de outubro, quando serão eleitos cinco conselheiros. 

O CRAS de Encantado recebe até o dia 12 de maio as inscrições para curso de pães, pizzas e cucas. O curso faz parte do Projeto Padaria Comunitária e será realizado na sede da UERGS, a partir do dia 13 de maio, com duração de três tardes. 

A Administração Municipal de Doutor Ricardo realiza o tradicional filó e a Semana Italiana entre os dias 15 e 22 de maio. Para participar basta levar um prato típico. Neste ano serão duas edições. No dia 15 de maio será no Ginásio Municipal da Sede e no dia 22 de maio no salão comunitário da Linha Bonita Alta. Os filós iniciam as 19 horas. 

As escolas municipais de Educação Infantil (EMEIs) de Encantado promovem o seu tradicional Chá no dia 16 de maio, às 14h30min, no Salão Comunitário Santo Agostinho. O evento chega a terceira edição e tem por objetivo integrar as escolas e também prestar uma homenagem ao Dia das Mães. 

A Secretaria da Agricultura e Emater de Muçum realizam no sábado, dia 09 de maio, Feira do Peixe, a partir das 08 horas, em frente a prefeitura. 

Na sexta-feira, dia 08 de maio, às 20 horas, no Auditório Itália do Centro Administrativo, ocorre palestra com o Dr. Ricardo Halpern, PHD em Pediatria do Desenvolvimento e do Comportamento. O palestrante abordará o tema: “Desenvolvimento da Criança e do Adolescente: Qual o papel da escola?”. O valor do ingresso é de 20 reais, com desconto especial para professores. O evento é uma realização da Confraria Delas, com apoio da Administração Municipal. 

O Sebrae de Travesseiro realiza nas quartas-feiras na sede do CRAS o recadastro de todos os inscritos no programa Micro Empreendedor Individual (MEI). 

A Secretaria da Agricultura de Colinas realiza até o dia 31 de maio a campanha de vacinação contra a febre aftosa. 

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Lajeado recebe até o dia 14 de maio as inscrições para eleição do Conselho Tutelar. Serão eleitos cinco conselheiros. 

A Secretaria da Saúde de Vespasiano Corrêa realiza até o dia 22 de maio a Campanha de Vacinação Contra a Gripe. No dia 09 de maio o posto de saúde estará aberto todo o dia e haverá uma unidade móvel com a equipe da secretaria vacinando nas comunidades do interior. 

O governo municipal de Santa Tereza organiza para o dia 17 de maio, junto a Praça Maximiliano Cremonese a partir das 09 horas, o 10º Encontro de Carros Antigos. Além da exposição haverá também Feira de Artesanato e de Agroindústrias, mateada e almoço de confraternização. 

A Secretaria da Administração e Fazenda de Colinas realiza a campanha de arrecadação “Nota Fiscal dá Prêmios 2015”. A troca das notas por cautelas pode ser feita na recepção da Prefeitura. O primeiro sorteio será efetuado no dia 25 de julho, durante a Festa do Dia do Colono e do Motorista. O segundo sorteio acontecerá no dia 30 de dezembro. 

A 2ª Expofesta de Imigrante ocorre no período de 07 a 10 de maio (de quinta a domingo). Para o sábado, dia 09 de maio, está programado o show nacional com Marcos & Belutti. 

A ex-Miss Brasil, Gabriela Markus, pediu demissão do cargo de secretária estadual adjunta do Turismo, Esporte e Lazer. O motivo seria desavenças com o titular da pasta Juvir Costella.

Estado:
- A Secretaria de Segurança Pública do Estado promete reforçar o policiamento no beco dos Cafunchos, Zona Leste de Porto Alegre. A região era comandada pelo traficante Cristiano Souza da Fonseca, 32 anos, o Teréu, morto hoje no refeitório na penitenciária de alta segurança de Charqueadas. 

Brasil:
Pelé está internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo, desde a noite de quarta-feira (6) para exames de rotina, feitos a cada seis meses. Mas o site Globoesporte.com, afirma que o ex-jogador tem um quadro de hiperplasia na próstata, condição que faz o paciente reter muita urina aumentando a chance de infecção urinária.Em novembro do ano passado, Pelé foi operado para a retirada de cálculos renais e passou semanas hospitalizado.

Mundo:
A Agência Espacial Russa informou, no início da madrugada desta sexta-feira, que a nave Progress M27 se desintegrou na reentrada da atmosfera. De acordo com a agência, apenas alguns pedaços devem cair no Oceano Pacífico, sem risco para a população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário