Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Notícias Vale do Taquari-RS - 14 de mai de 2015


Univates recebe inscrições para curso de Excel 2013 avançado. Com a proposta de qualificar pessoas a utilizar recursos avançados do Excel, explorando as potencialidades oferecidades pelo programa, a Univates oferece o curso de extensão “Excel 2013 – Avançado”. As aulas ocorrerão em sextas-feiras à noite, de 15 de maio a 3 de julho, no câmpus de Lajeado (rua Avelino Tallini, 171 – Lajeado/RS). Inscrições podem ser feitas, até dia 13 de maio, emwww.univates.br/inscricoes/extensao.

O Museu Regional do Livro (MRL) promove, entre 18 e 22 de maio, apreciação de curtas-metragens sobre sustentabilidade, em comemoração à 13a Semana Nacional de Museus. De acordo com a representante do MRL, Monique Izoton, o tema lançado pelo Conselho Internacional de Museus (Icom) para o Dia Internacional de Museus de 2015, celebrado em 18 de maio, é “Museus para uma sociedade sustentável”.

A vereadora Anastácia Zart (PT) de Cruzeiro do Sul solicitou na tribuna do poder legislativo que ocorra uma viagem a Brasília, com um representante por bancada, para captação de recursos para o município. Em outra oportunidade numa ação idêntica, os vereadores conseguiram 300 mil reais para construção de uma creche.

O presidente estadual do PSD e vice-governador do Estado, José Paulo Cairoli, anunciou na convenção do partido, nesta terça-feira, a candidatura do deputado federal Danrlei de Deus Hinterholz à prefeitura de Porto Alegre.

A Secretaria da Agricultura de Paverama recebe até o dia 12 de junho os pedidos de mudas frutíferas.

A administração municipal de Santa Clara do Sul recebe até o dia 25 de maio, as inscrições para o processo seletivo para agente de saúde. O cargo é para 40 horas semanais e salário de R$ 1.014 por mês. As provas serão realizadas no dia 29 de maio, às 13 horas, no auditório do Centro Administrativo.

A próxima edição do Café & Cultura da Univates é nesta quinta-feira, dia 14, na Cafeteria do Prédio 9. Os músicos Gustavo Matje e Maurício Malaggi apresentarão um repertório de canções nativistas e que marcaram os festivais de música do Rio Grande do Sul.

Na próxima sexta-feira, dia 15, a CIC Teutônia promove mais uma edição do treinamento gratuito “Ferramentas de crédito e cobrança”. O encontro ocorre no auditório da entidade, das 8h30min às 11h30min. O conteúdo programático destaca vendas com segurança, cobrança de devedores, leis e resoluções. Mais informações e inscrições pelo e-mail scpc@cicteutonia.com.br.

O Colégio Teutônia reedita o evento “Sons de Outono” que integra as atividades extracurriculares desenvolvidas na área da música. O evento ocorre no dia 16, a partir das 17h, no Auditório do Colégio Teutônia e com entrada franca. O encontro musical reunirá mais de 240 jovens instrumentistas, integrantes de orquestras e conjuntos instrumentais.

A Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e Câmara de Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari promovem reunião almoço com os secretários de Minas e Energia, Lucas Redecker, e do Meio Ambiente, Ana Pellini. O encontro está marcado para o dia 25 de maio, na sede da Acil, em Lajeado, ao meio dia. 


Tem prosseguimento até o dia 22 de maio em Roca Sales a Campanha de Vacinação contra a No caso de acamados os familiares devem comunicar a Unidade de Saúde através do telefone 3753 1360 para que possa ser realizado o agendamento da vacinação na residência.

Estão a disposição dos agricultores na Tesouraria da Prefeitura de Travesseiro os boletos de pagamento do milho troca-troca. O prazo final é dia 29 de maio e quem não pagar até este dia perde o direito ao incentivo da prefeitura de 50% do valor da saca de semente.

A Associação Comercial e Industrial e a Prefeitura de Lajeado realizam na sexta-feira, dia 15, o coquetel de lançamento da Construmóbil 2015. O ato ocorre a partir das 19h30min, no Salão de Eventos da Acil. A Construmóbil será realizada de 22 a 27 de setembro, no Parque do Imigrante, em Lajeado.

O CRAS de Encantado recebe inscrições para aulas de violão para crianças e adolescentes a partir dos sete anos, que façam parte do cadastro único. As aulas iniciam em junho.

O próximo encontro o Grupo de Educação em Saúde de Doutor Ricardo ocorre na tarde do dia 1º de junho no auditório da Unidade Básica de Saúde. 

No dia 22 de maio, às 20 horas, no Auditório Itália do Centro Administrativo de Encantado, será realizada a palestra “Motivações Para Viver Melhor”. O tema será abordado pelo psicoterapeuta, escritor, professor e cantor Jorge Trevisol. A promoção é da CDL de Encantado, com apoio do Grupo Encantado de Comunicação.

Estado:
Seis pessoas, entre elas o proprietário da Transportes Odair Ltda Campinas do Sul, foram presas na manhã desta quarta-feira pela Polícia Federal (PF) na 8ª fase da operação Leite Compen$ado. Foram cumpridas ainda três medidas cautelares e oito mandados de busca e apreensão em Campinas do Sul, Jacutinga e Quatro Irmãos no Norte do Estado.

Brasil:
A Câmara dos Deputados aprovou, por 232 votos a 210 e duas abstenções, a emenda do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) à Medida Provisória 664/14, que dá alternativa ao trabalhador, na hora da aposentadoria, de aplicar a chamada regra 85/95 em vez do fator previdenciário.
A regra 85/95 prevê que a mulher poderá se aposentar quando a soma de sua idade aos 30 anos de contribuição for de 85 e, no caso do homem, a soma da idade a 35 anos de contribuição somar 95. 

Mundo:
Pelo menos 28 pessoas morreram nesta quarta-feira em um incêndio em uma fábrica de chinelos em Manila, capital das Filipinas, informaram os bombeiros.
O comandante do corpo de bombeiros Sergio Soriano informou que um colega contou 28 corpos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário