Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Informativo de Estrela - 18 de junho de 2015



Roteiro de reuniões do Gracie para esta semana, de 15 às 19 de junho.
-quinta-feira, dia 18 de junho, encontro do grupo do Cristo Rei na Vovolândia.
-sexta-feira, dia 19 de junho, reunião do grupo do bairro da Auxiliadora no salão da igreja católica
Obs.: -todos os encontros iniciam às 14 horas.
-Quarta-feira, dia 17 de junho, haverá uma importante reunião da comissão da excursão com os coordenadores do Gracie, às 10 horas, na câmara de vereadores de Estrela.
-lembrando que nesta semana começam as inscrições dos interessados em participar da excursão dos grupos do Gracie. A viagem acontecerá no dia 06 de agosto.

Redação - Rádio Studio FM 98.3 - Com participação do secretário da Saúde - Elmar André Schneider... Falou por 50 minutos - Fez uma verdadeira prestação de contas apresentando números, medicamentos básicos, atendimentos e valores investidos na Saúde Municipal. Amanhã na Audiência Pública que ocorrerá na Câmara de Vereadores, a partir das 14h, vai apresentar mais detalhes sobre o setor de Saúde em Estrela-RS.
Chamou a atenção para saúde preventiva - Neste aspecto destacou a criação de mais um PSF - Programa da Saúde da Família no Bairro das Indústrias que possui uma população de 3.500 pessoas. É o terceiro PSF de Estrela, sendo os outros dois nos bairros Imigrantes e Moinhos.
Afirmou que chegou mais recursos para construção da Unidade Básica de Saúde do Bairro Boa União... Mais de R$ 300 mil que garantirá o prosseguimento da obra.
Destacou os recursos para o Hospital de Estrela-RS que garante atendimento no Pronto Socorro. Chamou a atenção para valorização do Hospital de Estrela.
Segundo Schneider, em breve a Secretaria da Saúde vai mudar de endereço, do Centro para o Bairro Oriental no prédio próprio construído para este fim. Disse que ainda tem alguns problemas na edificação mas que está sendo corrigido com pessoal da Prefeitura Municipal.

Da coluna do Luca - Este ano acontece a maior e melhor Multifeira que Estrela já teve. Com iniciativa do Prefeito Rafael Mallmann, agora vai ser realizada no Porto, porque o Centro Comunitário Cristo Rei já estava pequeno para o evento. E Cristiano Nogueira da Rosa, que agora é o Diretor de Hidrovias da Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH) do RS, apoiou muito a liberação do Porto de Estrela, pela primeira vez, para sua realização. Ela acontece de nove a 13 de setembro, foi lançada quinta-feira à noite e os trabalhos estão bem adiantados. Rafael me confirmou a efetivação de sua idéia de proporcionar aos visitantes de Estrela, passeios de barco pelo Rio Taquari. O trecho será entre a recém reinaugurada escadaria de acesso ao rio junto a ex-Polar, até o Porto. Ah, claro, teremos também vários shows que estão sendo programados pelo Secretário da Cultura e Turismo Rudimar Hagemann.

Curso amplia ações do Programa Saúde na Escola em Estrela
Terá início no próximo dia 23, em Estrela, um curso de formação para profissionais da saúde e da educação que atuam no Programa Saúde na Escola. O objetivo é preparar as equipes para trabalhar com os adolescentes, levando aos jovens informações sobre temas de seu interesse, como saúde sexual e reprodutiva, drogas, violência e outras.

Prouni Faculdade La Salle dispõe de 23 bolsas integrais
A Faculdade La Salle, com sede no Vale do Taquari em Estrela, está com 23 bolsas abertas para inscrições de candidatos via Programa Universidade para Todos (Prouni). São bolsas de 100% de gratuidade, cujas inscrições devem ser realizadas diretamente pelo site do Ministério da Educação. Os interessados devem acessar o portal até as 23h59min de quinta-feira, dia 18. 

Smel abre inscrições para Coordenador de Núcleo
A Secretaria de Esportes e Lazer (Smel) abre inscrições visando a contratação e cadastro reserva, por tempo determinado, para a função de Coordenador de Núcleo (professor) no Projeto Vida Saudável, para dar aulas de ginástica para a terceira idade. 
Os interessados devem procurar o Setor Pessoal da Prefeitura de Estrela, na Rua Júlio de Castilhos, nº 380, no Centro de Estrela, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h. Para tal pede-se o preenchimento de formulário de inscrição disponível no local e apresentar curriculum vitae documentado. As inscrições ocorrem de 18 a 25 de junho. O edital completo do processo seletivo encontra-se no sítio da prefeitura (www.estrela.rs.gov.br) no link .

Dentre os critérios, é preciso ter participado do Enem 2014 e ter obtido no mínimo 450 pontos na média das notas do exame. É necessário, ainda, não ter zerado na redação. Para efetuar a inscrição no site do Prouni, o candidato deve informar seu número de inscrição e sua senha no Enem 2014. 

O teste do pezinho é um dos exames mais importantes na hora de detectar qualquer problema de saúde na criança. Com apenas algumas gotas de sangue, colhidas no calcanhar do recém-nascido, é possível diagnosticar precocemente várias doenças. A Secretaria da Saúde de Estrela oferece o exame, que pode ser feito gratuitamente, pelo SUS, na Unidade de Saúde Central, das 7h às 19h, inclusive no horário do meio-dia. Não há necessidade de agendamento e, como é um exame de triagem, não há necessidade de prescrição médica e a mãe não precisa esperar pela consulta para fazer.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) de Estrela homologou o nome de 38 inscritos para o processo seletivo de conselheiro tutelar do município. A resolução foi publicada nesta sexta-feira (12). A próxima etapa do processo ocorre no período de 24 a 27 deste mês. Na ocasião, todos participam de uma oficina preparatória, que entre outros temas vai abordar conteúdos específicos relacionados ao Estatuto da Criança e do Adolescente. Esta atividade é preparatória para a prova escrita, marcada para 18 de julho, e que vai definir os que estarão habilitados a disputar as vagas de conselheiro.

Vereadores:
Plano Municipal de Educação aprovado.
Sessão
Para a sessão ordinária desta segunda-feira (15/06), havia apenas um projeto na Ordem do Dia. Foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei 083-03/2015, que aprova o Plano Municipal de Educação - PME.

Expediente recebido
Nesta semana nenhum projeto deu entrada no expediente.

Próxima sessão
A próxima Sessão Ordinária acontece às 18h30min de segunda-feira (22/06/2015), no plenário Bento Rodrigues da Rosa. As sessões são abertas à comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário