Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Notícias Vale do Taquari-RS, Univates, Rio Grande do Sul, Brasil e Mundo - 25 de junho de 2015


Univates:

Os Espaços Arte 3, 9 e 11 da Univates estão com novas obras expostas. Até o dia 16 de julho, “O Vale dos Dinossauros”, obra do artista lajeadense Paulo Cesar Giongo, pode ser conferida no Espaço Arte 3. A técnica utilizada é a papietagem, com aproveitamento de materiais recicláveis, sendo o papel a principal fonte para fabricação das esculturas de médio e grande porte.
No Espaço Arte 9, fotografias intituladas “Percursos Demarcados”, do artista Maicon Medeiros, de São Paulo, retratam a relação de dependência do ser humano com o meio em que se vive e o processo de troca, bem como a relação de vida e morte na natureza.
O Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo (Emau) da Univates expõe, até 28 de junho, no Espaço Arte 11, fotografias da viagem de estudos de acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Instituição. A mostra consiste em imagens que buscam representar as belezas e as obras do lugar visitado, considerando técnica, iluminação e composição da imagem.
Espaços Arte recebem inscrições de artistas
Foram prorrogadas, até 4 de julho, as inscrições para expor obras nos Espaços Arte da Univates no semestre 2015B. Os trabalhos devem abordar as modalidades de pintura, desenho, gravura, escultura, cerâmica, arte têxtil, fotografia, objeto, instalação, performance ehappenings, considerando-se ainda os desdobramentos que esses meios venham a tomar.
São disponibilizados seis espaços, localizados nos Prédios 3, 7, 8, 9 e 11. Os interessados em expor devem efetuar sua inscrição, de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 12h e das 13h às 22h, no Núcleo de Cultura e Eventos, localizado na sala administrativa do Teatro do Centro Cultural Univates. Serão aceitas inscrições via correio, mediante envio de carta registrada para o endereço: rua Avelino Tallini, 171 – bairro Universitário – Lajeado/RS – CEP 95900-000.
O edital e a ficha de inscrição estão disponíveis em www.univates.br/cultura, no link “Artes Plásticas”. Os artistas selecionados serão comunicados pelo e-mail informado na ficha de inscrição, disponível no site do Núcleo de Cultura. Detalhes podem ser conferidos pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5945, ou pelo e-mail nucleodecultura@univates.br.
Vale do Taquari
Pelo segundo ano consecutivo, a Secretaria Municipal da Agricultura de Encantado disponibiliza para produtores rurais o auxílio silagem. A entrega aos produtores e produtoras rurais foi realizada nesta terça-feira (23 de junho) no Auditório Itália do Centro Administrativo Municipal. O auxílio, proveniente de recursos próprios do município, faz parte do Programa de Incentivo à produção leiteira, de queijos e de gado de corte e beneficiou mais de 200 agricultores totalizando aproximadamente R$ 103 mil.


O antigo prédio do Hospital Teutônia Norte abrigará um centro cultural. Após vistoria na terça-feira de manhã, equipe de engenheiros e arquitetos foi unânime pela restauração do imóvel. O prédio de 509 metros quadrados está abandonado desde a década de 70.

A Prefeitura de Imigrante liberou o pagamento referente à primeira parcela do 13º salário para os servidores municipais. A segunda parcela deve ser paga até 20 de dezembro.

Forquetinha é o município mais bem colocado no Índice Firjan de Gestão Fiscal, realizado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro. A avaliação é referente a 2013 e analisou, ao todo 5.243 municípios no país e 490 no estado. No ranking do RS, Forquetinha está na 16ª colocação. No Brasil, na 123ª. Paverama é o município com a pior colocação geral.

Estado:

RIO GRANDE DO SUL
Menino fica em estado grave ao cair de tubo no 12º andar de hospital no RS
Criança de oito anos sofreu acidente na noite de terça-feira (23). Acidente ocorreu no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA).

RIO GRANDE DO SUL
Jurados elegem composições para a Coxilha Nativista no RS; confira
Jurados da Comissão Julgadora, que escutaram mais de 900 músicas. Evento será realizado entre 29 de julho e 1º de agosto na cidade gaúcha.

RIO GRANDE DO SUL
'Beijaço' gay marca votação do Plano de Educação em Porto Alegre
Manifestação ocorreu nas galerias da Câmara durante discussão do projeto. Proposta foi aprovada com alterações após mais de 10 horas de sessão.

RIO GRANDE DO SUL
Criança de quatro anos morre no RS após ser violentada pelo pai, diz BM
Menina de quatro anos foi espancada, diz Brigada Militar. Pai e madrasta da criança foram presos em flagrante.


Brasil:

Juiz mantém prisão de ex-executivo da Odebrecht envolvido na Lava Jato
Sergio Moro converteu prisão temporária de Alexandrino Alencar em preventiva

Polícia encontra roupas e livros em bolsas deixadas em frente ao Planalto
Mochilas foram revistadas por Esquadrão de Bombas do Bope

"Chega a ser infantil a acusação da PF", diz advogado sobre bilhete de Odebrecht
Representante do empresário afirma que bilhete se referia a estratégia que será utilizada no pedido de habeas corpus

Executivos da Andrade Gutierrez têm habeas corpus negado
Otávio Marques Azevedo e Elton Negrão de Azevedo foram presos na 14ª fase da Operação Lava Jato

MPF pede prisão preventiva de ex-diretor da Odebrecht preso na Lava Jato
Alexandrino Alencar pediu afastamento da empresa

Lava Jato rastreia US$ 7 milhões de propina atribuída a Odebrecht
São 24 registros de transações bancárias entre 3 de abril de 2009 e 18 de maio 2012

PF apreende bilhete em que presidente da Odebrecht ordena destruição de email
Recado seria entregado a advogados de Marcelo Odebrecht, preso na última sexta-feira


Mundo:

Justiça italiana pede cinco anos de prisão para Berlusconi por corrupção
Ex-chefe de estado está sendo processado pelo pagamento de 3 milhões de euros a senador

Alabama retira bandeira confederada do capitólio
Símbolo segregacionista da época da Guerra Civil gera controvérsias no país

Obama reafirma compromisso de acabar com a prática de espionagem
Conversa ocorreu após as revelações pela imprensa francesa sobre a espionagem pelos serviços americanos nos últimos quatro anos

França suspeita que sistema de espionagem está na embaixada dos EUA em Paris
Local está a 350 metros do palácio presidencial

Nenhum comentário:

Postar um comentário