Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Informativo de Estrela-RS e Câmara de Vereadores de Estrela - 02 de julho de 2015



O Dia do Colono, 25 de julho, será comemorado em Estrela com um desfile de máquinas e culminará com homenagem aos empreendedores rurais de destaque no município. Com uma das maiores produções leiteiras do Brasil – ocupa a 8ª posição – e um grande plantel de aves e suínos, Estrela é destaque regional na produção primária. Aos principais produtores será entregue, pelo segundo ano, o Troféu Frontino Caye.

Seis categorias devem ser laureadas, entre elas: produtor leiteiro, suinocultor, avicultor, agroindústria familiar, jovem destaque e idoso destaque. O Troféu faz alusão ao primeiro presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), entidade que em parceria com a Emater/Ascar é promotora do evento.

Com cartazes, máquinas e animais, a procissão motorizada deve abranger um trajeto de dois quilômetros, passando pelas principais avenidas do município em direção ao Centro Comunitário Cristo Rei, onde ocorre a premiação e um almoço. "A primeira edição foi um sucesso. É motivo de orgulho para o agricultor desfilar e mostrar toda sua pujança", enfatiza o presidente do Sindicato, Rogério Heemann.

O evento tem ainda o apoio do Governo de Estrela, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil do município, que irão garantir a segurança durante o dia.

Sonho realizado: A Aepan-ONG - Associação Estrelense de Proteção ao Ambiente Natural, fundada em 1992 passa a integrar o Coselho Municipal do Meio Ambiente de Estrela-RS. Jorge Scherer diretor da entidade disse "Recebemos a carta convite no dia 1º de julho de 2015 da bióloga Rosangela Selli Johann - Agrade ao Secretário Hilário Eidelwein por acreditar no nosso trabalho... Depois de 23 anos, sonho realizado finalizou Scherer...

O Núcleo Cultural de Estrela, que atende cerca de 250 pessoas, a partir dos 7 anos, está recebendo inscrições dos interessados em participar das oficinas de instrumentos musicais. Há vagas para violino, contrabaixo, piano e instrumentos de sopro (sax, flauta doce e transversa). Contatos podem ser feitos pelo telefone (51) 3891-1198, ou diretamente no Centro de Cultura e Turismo Bertholdo Gausmann.

As aulas de instrumentos de sopro ocorrem nas terças-feiras, pela manhã e tarde; as de violino nas quartas-feiras pela manhã; as de contrabaixo nas quartas à tarde e as aulas de piano nas segundas-feiras, manhã e tarde. Não há taxa de inscrição e a mensalidade é de R$ 35. As atividades têm apoio do Governo de Estrela, através da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur).

A Faculdade La Salle realiza, neste sábado, dia 4, o Vestibular de inverno. As inscrições para a prova podem ser feitas até sexta-feira, dia 3. A Faculdade oferece seis cursos de graduação: Administração, com duração de quatro anos; Agronegócio, com aulas por três anos e meio; Gestão Ambiental, Gestão Financeira e Recursos Humanos, que seguem por dois anos e meio; e Processos Gerenciais, com dois anos de aulas. Todas no período da noite.

Servidores podem imprimir contracheques no caixa eletrônico
Estrela é a primeira prefeitura do RS a disponibilizar o contracheque dos servidores públicos nos caixas eletrônicos. A parceria com a Caixa Econômica Federal foi anunciada na terça-feira (30), em ato na sede do banco, em Estrela, com a presença do prefeito Rafael Mallmann, do secretário de Administração e Recursos Humanos, Henrique Lagemann, do gerente da Caixa, Edson Gilmar Schneider e demais servidores.

O trabalho de implantação foi iniciado há mais de um ano. O servidor Adilson Heleno da Silva, explica que o processo mais complexo foi o de integrar os sistemas do Executivo e do banco. “Como somos pioneiros, não havia um modelo para nos basear”, lembra.

Estrela vai sediar lançamento de programa estadual de incentivo à piscicultura

O prefeito Rafael Mallmann recebeu, na última semana, a confirmação de que Estrela vai sediar, no dia 23 de outubro, evento de lançamento de programa estadual à piscicultura. A informação foi transmitida ao prefeito por representantes da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo e do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar. O encontro, realizado no gabinete do Executivo, contou também com a presença do secretário municipal da Agricultura, José Adão Braun. 

Vereador encaminha moção pedindo segurança em acessos secundários do município

O vereador Gerson Adriano da Silva (PT), encaminhou nesta semana na Câmara de Vereadores de Estrela, uma moção direcionada ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), pedindo melhoria na iluminação e sinalização dos acessos secundários do município pela BR 386, por motivo de segurança. O trecho destacado pelo edil fica no km 350 da rodovia, na altura do bairro Imigrantes, onde as ruas Valter Pedro Caye e Alfredo Matias Arenhardt fazem ligação com a BR 386. "Diversos acidentes já aconteceram ali, inclusive fatais. Se você observar durante a noite, é possível ver que os veículos que trafegam em alta velocidade pela BR, e os que vão atravessá-la não tem a noção de distância devido a falta de iluminação e sinalização ocasionando acidentes" afirma. A moção recebeu apoio dos demais vereadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário