Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

terça-feira, 21 de julho de 2015

Notícias do Vale do Taquari, Univates, Rio Grande do Sul, Brasil e Mundo - 21 de julho de 2015


Univates:
Formanda da Univates é convidada a participar do Paraty em Foco

Participar de eventos durante a graduação ou logo depois dela é comum para estudantes que buscam novos conhecimentos na sua área. No entanto, ser convidada para participar de um dos eventos mais importantes do país no seu campo de estudos é um privilégio para poucos. E foi exatamente isso que ocorreu, recentemente, com a formanda Tuane Eggers, do curso de Jornalismo da Univates, convidada a participar do 11º Paraty em Foco – Festival Internacional de Fotografia que ocorre, de 23 a 27 de setembro, em Paraty, no litoral sul do Rio de Janeiro.

Vale do Taquari:
O novo albergue do Presídio Lajeado pode ser concluído até o final de agosto. Esta é a previsão da direção da Associação Lajeadense Pró-Segurança Pública (Alsepro).

O Grupo de Artes Nativas Anita Garibaldi, juntamente com o Poder Público Municipal de Encantado, realiza nos dias 13, 14, 15 e 16 de agosto a 10ª edição do Rodeio Crioulo Estadual. O evento acontece no Parque João Batista Marchese e deve contar com um grande número de tradicionalistas e simpatizantes da arte e da tradição gaúcha.

Está em andamento o recadastramento biométrico obrigatório dos eleitores do município de Bom Retiro do Sul. Todos eleitores devem se dirigir ao Cartório Eleitoral de Estrela, de segundas a sextas-feiras, das 11h às 18h para fazer o recadastramento.

No próximo sábado, dia 25 de julho, o STR, Emater e Prefeitura de Estrela realizam festa em comemoração ao Dia do Colono e Motorista, aniversário de 52 anos do STR e 10ª edição do Dia da Saúde. O evento ocorre a partir das 09h30min, no Centro Comunitário Cristo Rei.

A reunião mensal de patrões da 24ª Região Tradicionalista será realizada nesta terça-feira, dia 21, às 20 horas, no CTG Bento Gonçalves, em Lajeado. A pauta principal do encontro será o Calendário 2016.

A Administração Municipal de Coronel Pilar realiza no dia 04 de agosto, a partir das 19 horas, na Escola Bento Gonçalves, Audiência Pública para discussão das prioridades para elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias e da Lei Orçamentária Anual para o exercício de 2016. 

Em Colinas no sábado, dia 25, às 14 horas, durante a Festa do Dia do Colono e do Motorista, será realizado o primeiro sorteio da campanha de arrecadação fiscal “Nota Fiscal dá Prêmios 2015”. A troca das notas por cautelas está sendo efetuada na recepção da Prefeitura e na Secretaria da Agricultura. O segundo sorteio acontece no dia 30 de dezembro.

Em Arvorezinha os contribuintes que optaram pelo pagamento parcelado do IPTU têm até o dia 31 de julho para pagar a segunda parcela do imposto sem juros e multa. O pagamento poderá ser realizado no Sicredi ou na tesouraria da prefeitura. 

No dia 1º de agosto (sábado), o Cartório Eleitoral de Teutônia fará um horário especial de atendimento para a realização do recadastramento biométrico dos eleitores de Paverama. O atendimento ocorre das 10 às 17 horas, sem fechar ao meio-dia.

A Liga de Prevenção e Combate ao Câncer de Roca Sales promove palestra na quarta-feira, dia 22, às 19 horas, na Sociedade Recreativa e Cultural Rocassalense. O palestrante será o oncologista Dr. Hugo Schünemann que abordará o tema “É possível prevenir o câncer?”.

Até quarta-feira, dia 22, estarão expostas no hall do Centro Administrativo de Encantado a Exposição de Fotografias com Gestantes do Grupo GráVIDA, realizado pelo CRAS. O projeto GráVIDA existe desde 2013 e visa minimizar possíveis situações de vulnerabilidade relacionadas à fatores biopsicossociais e estimular o vínculo entre mãe e bebê.

Estado:
- O Hospital de Clínicas de Porto Alegre deve indenizar em R$ 20 mil uma paciente vítima de um transplante de córnea no olho errado.

- Subiu para 13 o total de mortes causadas por meningite bacteriana em 2015 no Rio Grande do Sul.

- A UFRGS abriu processo interno para apurar denúncia de uso indevido das cotas raciais para conseguir vaga na instituição no curso de Direito.

- Após reclamações feitas por taxistas, o sistema de monitoramento dos táxis de Porto Alegre com o GPS ficará suspenso por 15 dias.

- Quase 11% dos veículos do Rio Grande do Sul estão circulando com documentação vencida.

Brasil:
Cunha despacha 11 pedidos de impeachment contra Dilma Rousseff
Presidente da Câmara explicou que pediu aos autores que adéquem juridicamente os documentos antes da apreciação

Procuradoria da República no DF assegura que investigação contra Lula é legal
BNDES sustenta que o ex-presidente Lula não interferiu em nenhum processo do banco

Cunha pede ao STF suspensão de processo em que é citado por delator
Presidente da Câmara é investigado na Operação Lava Jato

Brasil não aceita conviver com intolerância, diz Dilma no Twitter
Presidenta defendeu que o preconceito não deve ser tolerado

Temer diz que país passa por "crisezinha política"
Vice-presidente está nos EUA realizando palestras para empresários

Mundo:
Chanceler de Cuba pede aos EUA fim do embargo e devolução de Guantánamo
Ministros de Relações Exteriores se encontraram nesta segunda-feira

Junho bate recorde de calor no planeta desde fim do século 19, diz agência
No primeiro semestre de 2015, a temperatura média foi 0,85°C superior à média do século 20

Kiev e Washington lançam vastas manobras militares no oeste da Ucrânia
Moscou advertiu para possíveis consequências explosivas de tais exercícios militares

Explosão na Turquia deixa 30 mortos na fronteira com Síria
Atentado ocorreu na cidade turca de Suruc

Nenhum comentário:

Postar um comentário