Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Informativo de Estrela-RS e Câmara de Vereadores de Estrela - 5 de agosto de 2015



Os quase 550 idosos do município de Estrela, atendidos pelo Grupo de Apoio e Convivência do Idoso Estrelense (Gracie), participam, nesta quinta-feira (6), de um passeio a Forquetinha. A atividade, definida pelos coordenadores em encontro com a Secretaria do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth), vai se estender por todo o dia, com uma programação bastante diversificada. 

A saída será às 8h, de pontos estabelecidos pelos grupos. Em Forquetinha a parte da manhã será reservada a visitas a prédios públicos e a pontos turísticos da cidade. Ao meio-dia haverá almoço no parque Christoph Bauer, seguido de um baile de integração. Conforme a coordenadora da Sedesth, assistente social Tatiana Pereira de Oliveira, será um dia de integração, lazer e, principalmente de fortalecimento de vínculos. “É a primeira vez que todos os 23 grupos vão estar reunidos num passeio, escolhido por eles, fortalecendo os vínculos entre todos os participantes”, ressalta. 

A excursão, incluindo o transporte e alimentação, será custeado com recursos do Fundo Municipal do Idoso, que é gerenciado pelo Conselho Municipal do Idoso.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) de Estrela publicou, nesta segunda-feira (3), resolução que homologa os nomes dos candidatos aprovados no processo eleitoral para conselheiro tutelar do município. Dos 34 inscritos, 25 fizeram a prova escrita, dos quais 19 foram aprovados. 

No próximo dia 12 será divulgada a relação dos delegados, representantes das entidades que terão direito a voto, assim como os nomes dos mesários e escrutinadores.
A votação para definir os conselheiros ocorre no dia 4 de outubro, das 13h30min às 17h, na Câmara de Vereadores. Serão escolhidos cinco titulares e os demais, por ordem de votação, serão suplentes. 

Os aprovados são: Adeli Josué Backes dos Santos, Alexandre Martini, Angélica Devitte, Antônio Santiago da Silva, Carlos Vieira Borges, Daiane Santos Lencina, Elda Blankenheimer, Gisele Patrícia Guimarães Steil, Iara Teresinha Griebeler, Jorge Scherer, Marcos Alexandre Kayser, Maria Antonieta Arenhart, Maria Helena Gottems, Norma Stroher Diedrich, Paulo Roberto Martins, Roberto Junior Silveira Bayon Vasconcelos, Rosane Bohneberger, Vandoir Lappe da Silva e Vanessa Beppler. 

O Governo do Estado do RS, em parceria com Governo de Estrela, realiza a primeira edição do Dia Estadual do Peixe. O evento contará com palestras técnicas, apresentação de casos de sucesso e com o lançamento do programa gaúcho voltado para a psicultura.

No dia 23 de outubro, Estrela receberá psicultores, técnicos da área e representantes de dezenas de municípios do Rio Grande do Sul onde a psicultura já é uma realidade, para o primeiro evento dedicado exclusivamente ao pescado. O município foi escolhido por ser destaque na região com a Feira do Peixe, que ocorre a cada duas semanas na Praça Henrique Roolaart. Anualmente, conforme o secretário de Agricultura de Estrela, José Adão Braun, são comercializados 10 toneladas de peixe, especialmente carpas. “Nosso pescado tem alta qualidade, o que atrai consumidores de todo Vale do Taquari e até de fora. Não é incomum vermos compradores da Grande Porto Alegre em nossa feira”, salienta Braun.

A Feira deverá ser um dos casos de sucesso apresentado no dia, juntamente com outras iniciativas que deram certo, como o caminhão do peixe, de Santa Maria. Ao meio-dia os participantes poderão saborear pratos à base de peixe com ingressos por adesão. O restante da programação é sem custo.

Na última semana, representantes da Emater/Ascar, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), do Ministério da Pesca e do Governo de Estrela reuniram-se para tratar dos preparativos para o evento. Para Braun, assim como o Dia Estadual do Porco, o Dia Estadual do Peixe será um marco para todos os criadores gaúchos.

Vereadores de Estrela-RS:
Incentivo fiscal e contratações aprovados nesta segunda-feira (03/08).

Sessão
Para a sessão ordinária, constavam 6 (seis) projetos na Ordem do Dia

À pedido do presidente, Ernani Luis de Castro (PMDB), foi retirado da pauta

Projeto de Lei 112-03/2015, que autoriza o Poder Executivo a ceder dois servidores ao Estado para suprir a necessidade da 3ª Coordenadoria Regional de Educação. Foram votados e aprovados

Projeto de Lei 116-03/2015, que autoriza o Poder Executivo a conceder incentivo fiscal à Empresa Fernando Werle e Cia Ltda.;

Projeto de Lei 117-03/2015, que autoriza o Executivo a contratar, um) Professor de Educação Infantil para atuação nas Escolas da Rede Municipal de Ensino;

Projeto de Lei 118-03/2015, que altera prazo para prestação de contas referente ao auxílio recebido pela Fundação Vovolândia São Pedro;

Projeto de Lei 120-03/2015, que autoriza o Executivo a contratar Assistente Social e dois Psicólogos. Por solicitação do prefeito Rafael Mallmann foram incluídos na pauta e também aprovados

oProjeto de Lei 128-03/2015, que adapta o PPA vigente, incluindo programas e ações na Secretaria Municipal de Esporte e Lazer em virtude do Contrato de Rapasse firmado com a União por intermédio do Ministério do Esporte, para a instalação de infraestrutura esportiva;

Projeto de Lei 129-03/2015, que adaptar o LDO vigente, pelo mesmo motivo do PL 128; e

Projeto de Lei 130-03/2015, que adapta o Orçamento vigente pelo mesmo motivo dos projetos 128 e 129.

Os vereadores Paulo Floriano Scheeren (PPS), Paulo Roberto Birck (PTB) e Adriano "Pida" Scheeren (PSB) pediram vistas do Projeto de lei 121-03/2015, que autoriza o Poder Executivo a conceder um auxílio financeiro, no valor de R$ 7.000,00 (sete mil reais), a Associação de Bolão dos Vales - ABOVALES;

e o Projeto de Lei 122-03/2015, que autoriza o Poder Executivo a conceder um auxílio financeiro, no valor de R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais), ao Centauros Rugby Clube.

Expediente recebido

Nesta semana 4 (quatro) projetos deram entrada no expediente. São eles,

Projeto de Lei 124-03/2015, que autoriza o Executivo Municipal a firmar Convênio com os Municípios de Bom Retiro do Sul e Fazenda Vilanova para o atendimento, em regime de abrigo, na “Pousada da Criança”;

Projeto de Lei 125-03/2015, que autoriza o Executivo a contratar um Pedreiro;

Projeto de Lei 126-03/2015, que altera dispositivo da Lei Municipal que institui a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor – PROCON;

Projeto de Lei 127-03/2015, que dispõe sobre a Estrutura Administrativa básica dos serviços municipais de Estrela.

Suplente assume

Devido ao pedido de afastamento por motivo de saúde do vereador Marcelo Braun (PSDB), o suplente de vereador João Carlos Ferreira (PSDB), popularmente conhecido como "Toco", assume um assento por 15 dias no Legislativo.

Próxima sessão

A próxima Sessão Ordinária acontece às 18h30min de segunda-feira (10/08/2015), no plenário Bento Rodrigues da Rosa. As sessões são abertas à comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário