Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Prefeitura de Estrela-RS e Câmara de Vereadores de Estrela - 7 de agosto de 2015



Visando uma melhor eficiência na promoção da saúde e prevenção de doenças, o programa Estratégia Saúde da Família foi implantado há pouco mais de um mês no Bairro das Indústrias pelo Governo de Estrela. E neste período, em que os agentes comunitários de saúde começaram a visitar e cadastrar as famílias do bairro, já é possível constatar mudanças positivas no que se refere à aproximação da comunidade com os serviços oferecidos. 

Um total de 20 pacientes estão participando, no ESF do Bairro das Indústrias, do grupo de hipertensos e diabéticos. Uma iniciativa que visa levar a estas pessoas orientações para o controle das doenças. Todas as quartas-feiras eles se dirigem à unidade, onde recebem informações de uma equipe multidisciplinar, formada por médico, dentista, nutricionista e psicólogo. “Eles recebem informações diferenciados, sobre autocuidado e prevenção”, observa a responsável pelo ESF, enfermeira Rosana Benovit.

Momentos de integração, lazer e fortalecimento de vínculos. Assim foi o passeio que os mais de 560 idosos, dos 23 grupos atendidos pelo Grupo de Apoio e Convivência do Idoso Estrelense (Gracie), fizeram nesta quinta-feira (6) a Forquetinha. Foi um dia inteiro de programação, com visitas à prefeitura, escola e outros prédios típicos do município, e ao Parque Chirstoph Bauer, onde ocorreu o almoço, apresentação dos corais de Forquetinha e do Gracie e baile de integração.

Os idosos foram recebidos pelo vice-prefeito em exercício, Paulo Grunewald, que manifestou sua satisfação em ter no município tão grande número de visitantes. O secretário do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação, José Alves, representou o prefeito Rafael Mallmann no encontro, que não pode comparecer devido a compromissos em Porto Alegre, mas deixou sua mensagem de total apoio as atividades com a terceira idade. Alves destacou também o fato de Estrela ter instituído o Fundo Municipal do Idoso, cujos recursos foram utilizados para o pagamento das despesas. O Fundo pode receber doações e uma das empresas que já colaborou, inclusive com o passeio, foi a Corsan. 

Conforme o secretário José Alves, o objetivo da Sedesth e fortalecer cada vez mais o trabalho do Gracie. “Este é um compromisso do Governo do Estrela”, enfatizou. Também prestigiaram a atividade a coordenadora da Sedesth, Tatiana Pereira de Oliveira; os coordenadores do Gracie, João Pedro Stacke e João Batista Martins, e o presidente do Legislativo, Ernani de Castro. 

Vereadores de Estrela-RS:

Um tema que interessa a todos, o Plano de Zoneamento Ambiental e Urbanístico das Áreas Especiais de Intervenção Ambiental de Estrela será discutido com a comunidade em Audiência Pública convocada pelo Executivo e Legislativo para o dia 13 de agosto. As reuniões ocorrerão à tarde e à noite, para oportunizar a participação dos munícipes. Conforme lembra o secretário do Meio Ambiente de Estrela, Hilário Eidelwein, os maiores interessados são os moradores e futuros investidores da área compreendida entre a Rua Coronel Müssnich e o Rio Taquari, pois essa é a zona afetada pela proposta.

O objetivo do Plano, realizado por uma comissão nomeada pelo Executivo, é promover o crescimento econômico do município sem agredir o Meio Ambiente.
A proposta foi elaborada porque, de acordo com o Código Florestal, intervenções em grande parte da cidade estariam vetadas onde houvesse proximidade com a água, por localizar-se em Área de Preservação Permanente. No caso do Rio Taquari esta distância seria de 200 metros, enquanto que nos arroios Boa Vista e Estrela esta distância a ser preservada é de 50 metros.
Após a discussão com a comunidade o Plano será encaminhado em forma de projeto de lei para apreciação e votação dos vereadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário