Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Prefeitura de Estrela-RS e Câmara de Vereadores de Estrela - 13 de agosto de 2015



Delegados de 45 entidades vão eleger os conselheiros tutelares de Estrela
Escolha está marcada para o dia 4 de outubro, das 13h30min às 17h, na Câmara de Vereadores 

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) de Estrela publicou edital com informações sobre a eleição dos novos conselheiros tutelares do município, marcada para o dia 4 de outubro. A votação será feita por dois delegados de cada uma das 45 entidades que renovaram sua inscrição junto ao Comdica e formam o colégio eleitoral. A escolha dos conselheiros tutelares, que terão mandato de 10 de janeiro de 2016 a 10 de janeiro de 2020, será na Câmara de Vereadores, das 13h30min às 17h. Antes disso, no dia 1º de outubro, ocorre a apresentação dos candidatos ao colégio eleitoral.

As entidades, que por meio dos seus delegados vão eleger os conselheiros, são as seguintes: Apae, Comunidade Evangélica de Estrela, Paróquia Santo Antônio, Delegacia de Polícia, Lions Clube, Sesi, Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (Cacis), Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e Material Elétrico de Estrela, 8º Núcleo do Cpers/Sindicato, Rotary Clube, Subseção da OAB, Brigada Militar, Associação dos Servidores Públicos Municipais, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Calçados, Câmara de Vereadores, Colégio Santo Antônio, Igreja Evangélica Assembleia de Deus, entro Social Colméia, Colégio Martins Luther, 3ª CRE, Prefeitura de Estrela (Smel, Secultur, Sedesth e Secretaria da Saúde), Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Hospital Estrela e Associação dos Professores Municipais.

Também terão delegados as associações de moradores dos bairros Auxiliadora, Pinheiros, Alto da Bronze, Cristo Rei, Moinhos, das Ruas do Oriental, Imigrantes e a União das Associações de Moradores de Bairros de Estrela, além dos CPMs da Emei Estrelinha, Emef José Bonifácio, Escola Odilo Afonso Thomé, Emef La Salle, Emef Ruth Markus Huber, Emef Leo Joas, Emef Senador Pinheiro Machado, Emei Casa da Criança Estrelense, Emei Pingo de Gente e ainda da Igreja Assembleia de Deus Pentecostal Unida do Brasil e Comunidade Cristo Vive.

Já os mesários para a eleição do dia 4 de outubro serão Dania Maria Villanova e Keli Altmann, tendo como suplente Simonela Steiner. A presidente de mesa será Dania Villanova; os escrutinadores, Cláudio Roberto Kuhn e Ilton Heiermann, tendo como suplente Maurício Hallmann. O presidente do escrutínio será Cláudio Roberto Kuhn. A cédula oficial, a ser fornecida pelo Comdica, terá espaço para cinco nomes, que os delegados deverão indicar pela ordem de sua preferência. 

Estrelenses participam de 4ª etapa do Gaúcho de Bicicross

Depois de vários adiamentos de etapas por causa das chuvas, inclusive duas tentativas em Estrela, no último final de semana ocorreu a 4ª etapa do Campeonato Gaúcho de BMX.

A etapa foi realizada pela Federação Gaúcha em parceria com o Clube 19 de Julho, de Sapiranga, no dia dos pais, 9 de agosto e, contou com mais de 140 atletas inscritos. Foram realizadas 28 baterias classificatórias e 25 baterias finais.

De Estrela, seis atletas competiram, entre eles Arison Rakowsky (2º lugar na categoria cruiser 40/44) e Augusto Rakowsky (4º lugar na categoria men 25/29), Lucas Maciel Pasch, Erick, Davi Balus (4º lugar na categoria boys 13) e Paulo Ricardo Daltoé.

A próxima etapa está marcada para ocorrer em Estrela, nos dias 12 e 13 de setembro, na pista de bicicross do Parque Princesa do Vale.

Lideranças de comunidades do interior e de clubes de mães participaram, nesta quarta-feira (12) à tarde, de um encontro preparatório à 1ª Capacitação em Boas Práticas para Serviços de Alimentação de Estrela. Representantes da Secretaria Municipal da Saúde/Vigilância Sanitária e Emater/RS-Ascar transmitiram, aos participantes, informações sobre a importância de medidas preventivas para evitar que os alimentos, servidos em festas e outros eventos, se tornem um perigo para os consumidores e não venham a causar doenças, em especial intoxicações alimentares.

Jogos Escolares têm primeiros campeões no futsal
Nesta quarta-feira foram disputados os jogos nas categorias mirim e juvenil masculino

Os Jogos Escolares 2015, promovidos pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) de Estrela, já tem os primeiros campeões no futsal, nas categorias mirim e juvenil masculino. Os jogos foram realizados hoje (12), no Centro Comunitário Cristo Rei. No mirim o 1º lugar ficou com a equipe da Escola Municipal Cônego Hugo Wolkmer. Em 2º ficou a do Colégio Santo Antônio e em 3º a da Escola Municipal José Bonifácio. 

Na categoria juvenil a campeã foi a Escola estadual de Ensino Médio; em 2º a do Colégio Santo Antônio e em 3ª a Escola Estadual Nicolau Müssnich. No mirim foram oito times participantes e no juvenil, nove.

Nesta quinta-feira, dia 13, ocorrem os jogos de futsal da categoria juvenil feminino. Há uma única chave, formada pelas equipes da Escola Municipal Leo Joas, Colégio Santo Antônio, Escola Estadual Moinhos, Escola de Ensino Médio e Escola Nicolau Müssnich. 
Já no dia 18 ocorrem os jogos das categorias infantil, feminino e masculino. 

Vereadores de Estrela-RS:

Ernani Luis de Castro (PMDB) – Cumprimentou a todos. Falou sobre sua participação em reunião das entidades que compõem o GRACIE, Grupos de apoio e Convivência do idoso estrelense, em que foi definido o roteiro de uma viagem de integração. Na semana anterior à presente sessão, Castro contou que participou do referido evento em Forquetinha, que reuniu mais de 560 idosos estrelenses, e parabenizou o município de forquetinha pela estrutura que dispões para este tipo de evento. Falou sobre a Multifeira, e que ouviu muitos comentários temerosos com a feira em um momento de crise, e reiterou que é em momentos de crise que aparecem as oportunidades, destacando que a edição deste ano será a maior que já ocorreu no município e será uma das maiores da região. Falou sobre os projetos de auxílio aos bolonistas e atletas de rugby e destacou a importância destes grupos e a representação que fazem do nome de Estrela. Falou sobre o projeto que estabelece as novas regras do zoneamento ambiental e a importância disto para o desenvolvimento do município. Convidou os presentes para retornarem às sessões em outras ocasiões, não apenas quando há projetos de benefício a entidades.

Paulo Floriano Scheeren (PPS) – Cumprimentou a todos. Pediu atenção da secretaria de obras aos acúmulos de entulhos e lixo verde em diversos pontos da cidade. Élio disse que está se vivendo em momento de crise, e que o prefeito pediu que as secretarias fizessem economia para que não falte dinheiro pra saúde. Paulo rechaçou o argumento do colega reafirmando que o recolhimento é uma obrigação do executivo. Falou sobre a Multifeira, e que acredita que muitos estrelenses não conhecem a estrutura do porto. Afirmou que sobre os projetos de auxílios financeiros, já na semana anterior destacou que sabe da importância dos mesmos e já havia se declarado favorável, e que na ocasião pediu vistas para analisar melhor por uma obrigação de legislador, e reiterou sua posição favorável à pauta.

Vanderlei Eidelwein (PR) – Cumprimentou a todos. Cumprimentou os bolonistas e atletas do rugby. Falou sobre a Semana Nacional da família, e apresentou uma definição de família. Falou sobre um pedido de informações de sua autoria em parceria com a colega Lorena, acerca dos CC’s empregados na administração, e que após pedido reiterado receberam resposta, que segundo o edil foi desmentida por matéria de jornal que o tribunal de contas, lamentando que a administração tenha faltado com a verdade tanto para a sociedade quanto para o Poder Legislativo. Lui destacou que a administração de Estrela está dentro do limite legal. Ernani disse que não é possível fazer concurso para todos, que é preciso cargos de confiança.

Paulo Roberto Birck (PTB) – Cumprimentou a todos. Falou também sobre a excursão dos grupos de idosos de Estrela à Forquetinha. Afirmou que muitos dos idosos não conheciam Forquetinha e que isso o fez pensar que muitos cidadãos de municípios vizinhos também desconhecem o potencial de estrela, mas que isso tem chance de mudar em Setembro na Multifeira. Falou sobre o pedido de vistas aos projetos de auxílio financeiro aos bolonistas e ao rugby, justificando que muitas entidades buscam esse tipo de auxílio e não estão recebendo sob a alegação de falta de verbas, e que se surpreendeu quando viu os valores destinados as referidas entidades, sendo que por diversas vezes entidades como a APAE buscam esse tipo de auxílio. Revelou que em conversa com o prefeito ouviu que outras entidades receberão auxílios. Reiterou a função fiscalizadora do legislativo, e que dará um foto favorável às cegas, o que não seria certo, questionando que o repasse para a Abovales tem alegação de beneficiar o time de bolão da Sociedade Rio Branco, mas no projeto não foi anexado nenhuma ficha de filiação da Sociedade à Abovales, que tem sede em Lajeado, enquanto que o repasse ao Centauros deve suprir as dificuldades financeiras neste ano, mas não há projeção para o ano seguinte. E que até o inicio da sessão era contrário aos mesmos, mas que durante a tribuna livre falou com a primeira dama e mudou seu voto. Em aparte Lui lembrou que anexo aos projetos está o plano de aplicação das verbas. Ernani informou que o auxílio do bolão vai para a Abovales para beneficiar os times de bolão que frequentam a Sociedade Rio Branco, e não a sociedade em si.

Gerson Adriano da Silva (PT) – Cumprimentou a todos. Falou sobre o inicio de sua experiência com o esporte, que não tinha estrutura, não tinha professores, e que viu muitos companheiros caírem nas drogas, mas também testemunhou muitos atletas que vinham de famílias desestruturadas e que encontravam no esporte um caminho de vencer, por isso se declara sempre favorável a qualquer iniciativa esportiva, pois segundo o edil, esporte é uma questão social. Destacou também a importância do trabalho de diversas entidades e cidadãos voluntários.

Lorena Hauschild (PR) – Cumprimentou a todos. Falou sobre a conferencia municipal de políticas publicas para as mulheres, da qual está participando das discussões. Falou sobre a necessidade de mais mulheres ocuparem cargos públicos, em especial os eletivos, como a vereança e a prefeitura. Falou sobre correspondência recebidas da assembleia legislativo sobre uma campanha contra a violência sofrida por mulheres. Afirmou que se o lançamento da Multifeira já foi um sucesso, a perspectiva para a feira em si é muito positiva. Falou sobre a presença de moradores do bairro Boa União que estão pleiteando a instalação de abrigos para paradas de ônibus, o que segundo a vereadora já é um pedido antigo. Ernani sugeriu que busquem o setor de trânsito e obras para saber o porque não foi feito ainda. Élio destacou que por ocasião de necessidade de cobertura financeira pra um investimento nas casas populares o prefeito teve que reduzir gastos, e desde então não foi mais colocado nem abrigos em paradas de ônibus nem quebra-molas. Lorena se declarou favorável aos projetos de auxílios financeiros para o bolão e o rugby.

Felipe Schossler (PPS) – Cumprimentou a todos. Lamentou que há pouca esperança de melhoria no sistema político brasileiro. Cumprimentou a sociedade italiana pelo trabalho desenvolvido. Cumprimentou a organização da multifeira e lembrou que a Câmara foi fundamental, devolvendo recursos para possibilitar a edição deste ano, lembrando que isso se deve a estrutura enxuta mantida pelo poder legislativo. Pediu atenção da secretaria de obras para o recolhimento dos entulhos e do lixo verde. Ernani disse que já buscou informações e que o recolhimento está sendo feito, mas como o local para depósito desse material é mais longe, e os caminhões precisam transportar menos carga em função de ter que transitar pela BR 386. Castro ainda pediu a colaboração da comunidade na destinação do lixo verde e também dos entulhos. Schossler citou a fala do colega Paulo Birck, e se disse favorável aos projetos de auxílio mas pediu igualdade por parte do executivo para as outras comunidades e entidades que também precisam. Falou sobre um requerimento de troca de poste no bairro auxiliadora feito para a AES Sul, e pediu para a secretaria de obras que troque também a lâmpada do referido poste.

Adriano “Pida” Scheeren (PSB) – Cumprimentou a todos. Falou sobre o projeto que teve pedido de entrada negado pelo colega Paulo Scheeren, sobre a telefonia rural, e cumprimentou o colega, alegando que o projeto é de suma importância. Afirmou que o vereador é legislador e fiscal, e que precisa de fato discutir, buscar informações antes de votar os projetos. Em aparte o vereador Felipe disse que quer sempre o melhor, e que quanto mais os vereadores conversarem e discutirem os projetos melhor será o retorno para a população. Sobre o pedido de vistas que ele, Paulo Scheeren e Paulo Birck fizeram aos projetos de auxílio financeiro ao bolão e ao rugby, e que isso é atenção dos vereadores. |Cumprimentou o presidente pela postura de devolver dinheiro ao executivo, bem como aos vereadores que presidiram antes a casa. Pida revelou que a intenção em relação aos auxílios era de discutir bem os projetos para estar embasado no seu voto. E mesmo se dizendo favorável lembrou que diversas entidades já o contataram perguntando sobre a situação de seus respectivos pedido de auxilio. Falou sobre a busca de auxílios financeiros de ordem federal, mas que com o congelamento de verbas de emendas parlamentares ainda espera o envio de 100 mil reais venham beneficiar a saúde dos estrelenses. Lui lembrou que neste mandato já vieram diversos valores de emendas parlamentares e verbas federais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário