Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Prefeitura de Estrela-RS e Vereadores de Estrela - 24 de agosto de 2015



Em ato presidido pelo vice-prefeito Valmor Griebeler o Governo de Estrela entregou, nesta tarde (20), ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais, um caminhão Ford cargo 816, zero quilômetro, com potência de 162 cv e carroceria de madeira. O veículo foi comprado por R$ 124,8 mil, com recursos de emenda parlamentar do deputado Dionilso Marcon (PT), que prestigiou a solenidade. A entrega do veículo, conforme o vice-prefeito, demonstra que há pessoas sérias e comprometidas em fazer o bem para a comunidade. “Nosso compromisso, agora, é fazer deste caminhão um instrumento que beneficie o nosso produtor”, enfatizou Griebeler.

O Governo do Estrela, através das Secretarias de Esportes e Lazer (Smel) e Cultura e Turismo (Secultur), estão oferecendo aulas gratuitas de ioga à comunidade. Elas vão ocorrer nas segundas e quartas-feiras, das 18h30min às 19h30min, no Centro de Cultura e Turismo Bertholdo Gausmann. Serão ministradas pelo professor Osmar Cesar Borges Souza, graduado em Educação Física pela Ulbra e especialista em ioga pelo instituto Dharma SC Brasil. Não há necessidade de inscrição prévia, bastando que os interessados se dirijam ao Centro de Cultura nos dias das aulas para participar. 

A movimentação de profissionais e as estruturas que são erguidas na área de 30 mil metros quadrados do Porto de Estrela revelam a proximidade da 4ª Estrela Multifeira, que começa dia 10 de setembro. Nesta semana, atuaram no local equipes da Prefeitura de Estrela, profissionais da parte elétrica e de montagem dos estandes. As primeiras estruturas metálicas erguidas são as que vão servir de espaço para os expositores da área externa, como máquinas e veículos, exposição de animais e os institucionais, como o restaurante e os dois auditórios, que terão 60 e 100 lugares. 

Um total de 1.144 eleitores participou da Consulta Popular 2015 em Estrela, por meio do voto presencial. O processo vai definir as prioridades regionais para o orçamento do Estado do ano que vem. Das dez demandas, projetos na saúde e educação foram os mais indicados pelos estrelenses. Equipamentos, obras e reformas para os hospitais da região recebeu 1.042 votos. O rateio dos recursos será de acordo com o número de leitos pelo SUS. A demanda equipamentos e mobiliários básicos para as escolas de ensino básico de 22 municípios, entre os quais Estrela, recebeu 931 votos. O terceiro projeto mais indicado pelos eleitores, com 780 votos, foi o de apoio ao desenvolvimento da produção leiteira e da pecuária familiar. 

Vereadores de Estrela-RS:

Luiz Fernando Schneider (PMDB) – Cumprimentou a todos. Destacou a boa relação entre legislativo e executivo no município, frisando que sempre que convocados pelos vereadores os secretários comparecem para prestar esclarecimentos. Lui destacou a realização de audiência pública para tratar do projeto 111.

Marcelo Braun (PSDB) – Cumprimentou a todos. Criticou a conduta do hospital Estrela, relatando dois casos de pessoas que sequer passaram por exames, e após contato com vereador, que por sua vez pressionou secretaria da saúde, foi constatado, depois de exames que estava com infecção intestinal. Relatou que recebe constantemente reclamações quanto ao atendimento do Hospital, e revelou que quando ele próprio precisou, ficou mais de uma hora esperando, e quando uma funcionária o reconheceu como vereador, em questão de minutos os demais cidadãos que estavam aguardando foram atendidos, e criticou, afirmando que são todos iguais, não precisando ser um vereador para receber atendimento. Ernani sugeriu uma nova reunião entre vereadores e direção do Hospital pois também têm recebido diversas reclamações. Paulo Birck relatou que na reunião da comissão de saúde, foram também relatadas críticas à demora nos atendimentos e reiterou que muitas vezes há demora pois os casos não são de urgência. Marcelo falou sobre o alto índice de animais mortos encontrados na estrada próxima ao arroio boa vista.

Andreas Hamester (PP) – Cumprimentou a todos. Falou sobre o trabalho da fundação zoobotânica do estado, e destacou que está em tramitação um projeto para fechar a fundação, o que segundo o edil é injustificável frente ao serviço de reconhecida importância prestado pela entidade. Hamester destacou que há apenas 3 cargos de confiança na Zoobotânica,e que a extinção destes cargos geraria uma economia de R$1,4 milhão. Falou sobre um estudo conduzido pela secretaria do meio ambiente de Estrela, juntamente com a promotoria na área de preservação ambiental. Destacou as manifestações do fim de semana. Falou sobre as pessoas que ainda precisam de vagas em creches. Falou sobre leis polemicas aprovadas, e a importância de acompanhar isso. Citou o caso da lei que obriga os loteadores a estruturar os loteamentos, e que isso foi criticado por empresários, e que agora outros municípios como Lajeado vão votar lei semelhante. Pediu que os colegas ajudem a divulgar a estrela Multifeira.

Ernani Luis de Castro (PMDB) – Cumprimentou a todos. Falou sobre as audiências publicas para discutir o novo plano de zoneamento ambiental. Em aparte Adriano destacou a importância de um trabalho feito com base no diálogo para construção desta ideia. Castro lembrou que o projeto visa preservar o meio ambiente, sem travar o desenvolvimento. Falou sobre reunião com o capitão da BM quando foi solicitado um aumento do policiamento, inicialmente pleiteada por moradores do bairro Boa União e que apesar do baixo efetivo, foi articulada juntamente com a BM, o setor de transito e o setor de pinturas para colocação de vagas para viaturas nas entradas dos bairros, sendo que inicialmente serão demarcados 4 lugares, no Bairro das Industrias, na avenida rio Branco, no Boa União e próximo ao parque Princesa do Vale. Falou sobre o projeto de telefonia rural, destacando que quando caia um poste e o serviço era interrompido a cobrança acontecia igualmente, sendo que o projeto hoje na pauta muda isso, não mais cobrando quando o serviço não estiver em execução. Falou também sobre o projeto de doação de um caminhão utilitário para o STR, com a finalidade de auxiliar o setor primário.

Paulo Roberto Birck (PTB) – Cumprimentou a todos. Falou sobre sua participação em um encontro preparatório para a assembleia dos credores da empresa Promilk e revelou algumas questões envolvendo as dívidas, acusando a empresa de falta de ética por deixar de pagar os produtores, e lamentou que em caso de falência, os bancos vão receber sua parte, e quem corre o risco de ficar sem receber são os produtores. Apresentou as propostas da empresa para o pagamento e disse que os produtores tem que ficar indignados mesmo. Reafirmou que mesmo com os prazos exorbitantes de 10 e 15 anos não há garantias de que os produtores recebam. Birck convocou os colegas para comparecer na assembleia e apoiar os produtores. Ernani lamentou que a legislação ainda é frágil nesses casos. Birck pediu pressão junto aos deputados para mudar a legislação. Marcelo Braun lembrou que questionou a empresa na época em que a empresa recebeu um auxílio e que foi criticado por questionar as garantias que a empresa ficaria no município, e lamentou que mais uma vez quem vai “pagar o pato” será o produtor. Birck destacou a campanha de vacinação que ocorreu no fim de semana no município.

Felipe Schossler (PPS) – Cumprimentou a todos. Falou sobre suas cobranças em relação as obras do PAC e que se sente feliz por ter lutado por isso, e que agora vê as mesmas concluídas, não somente no seu bairro, o Auxiliadora, mas em diversos pontos da cidade. Agradeceu por muitas pessoas que foram beneficiadas, e lembrou que suas cobranças sempre foram em prol do que é melhor para a população. Agradeceu ao Executivo, que sempre se colocou a disposição, através da secretaria do planejamento. Lembrou de sua manifestação cobrando limpeza pública, agradeceu o Executivo pois os pontos indicados pelo edil, para recolhimento de lixo verde foram limpos. Falou sobre pedidos de sua autoria por providências da secretaria de obras por tapa-buracos em diversos pontos da cidade. Convidou todos para jantar beneficente em prol da APAE e da Vovôlandia.

Paulo Floriano Scheeren (PPS) – Cumprimentou a todos. Falou sobre casos de agroindústrias que não atendem as exigências legais para o exercício neste ramo, e pediu que os fiscais do poder Executivo atentem para este fato. Falou sobre os protestos ocorridos no dia anterior, e disse que não é contra, mas questionou os custos desta manifestação com carros de som, em um momento de crise, e disse que o melhor momento para manifestação era nas urnas no ano anterior, e que muitas vezes a população não olha as propostas e vota em quem está na frente nas pesquisas. Lamentou que o governo federal não está repassando os recursos aos municípios, o que dificulta o trabalho de um governador, por exemplo. Lamentou a falta de repasses para o SUS, o que joga a conta no colo das prefeituras. Lamentou que a situação está como está por culpa dos sindicatos, que determinam o quanto cada profissional deve receber. Lamentou que o colega Marcelo esteja certo em relação as reclamações pelo atendimento feito no Hospital Estrela. Lamentou também o fato registrado das mortes dos animais. Ernani disse que o ser humano é culpado pelo desmatamento que deixa os animais sem espaço. Scheeren destacou que muitas vezes o agricultor faz isso pra sobreviver, citando o exemplo dado pelo colega Birck, de que muitos credores da empresa Promilk não receberão em vida a dívida pelo leite produzido e vendido para “sem-vergonhas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário