Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

terça-feira, 15 de setembro de 2015

A MetSul Meteorologia adverte chuva em volumes muito acima do normal no Rio Grande do Sul


A MetSul Meteorologia adverte que esta segunda metade de setembro deve ser marcada por chuva em volumes muito acima do normal no Rio Grande do Sul, especialmente do Centro para o Norte do Estado. Os volumes podem ser extremos com acumulados de até 200 mm em muitas cidades em duas semanas e de 300 mm a 400 mm em alguns locais. 

Sob este cenário, cenas que marcaram julho tendem a voltar ao Estado com inundações, cheias de rios, alagamentos, queda de barreiras e outros transtornos. Diversos modelos numéricos concentram os maiores volumes no Nordeste do Estado, sobretudo na Serra, o que acentua o risco de deslizamentos e queda de barreiras. É a região que abriga ainda as nascentes de vários rios que cortam os vales como Taquari e Caí. 

A chuva deverá vir ainda com episódios de temporais com risco acentuado de granizo. O tempo começa a se deteriorar hoje pelo interior e amanhã pode chover forte em várias regiões. Persiste a chuva no Estado na quinta e nos sete dias seguintes, ao menos, com melhorias breves. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário