Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Notícia da Prefeitura de Estrela, Partido Verde e Faculdade La Salle... 23 de setembro de 2015



Diretores e supervisores das escolas de Ensino Fundamental e de Educação Infantil de Estrela participaram, na segunda-feira (21), de mais uma etapa da formação do Programa Dinheiro Direto na Escola (Interativo 2015), do governo federal. Os encontros foram coordenados pelo consultor educacional Éder Carlos Dalberto, que já havia ministrado capacitação aos profissionais da rede municipal. O PDDE Interativo é uma ferramenta de apoio à gestão escolar desenvolvida pelo Ministério da Educação, em parceria com as Secretarias de Educação, e está disponível para todas as escolas públicas cadastradas no Censo Escolar de 2014.

Para 2015, o PDDE Interativo apresenta novidades nas suas etapas de elaboração, como fruto de um processo de construção coletiva entre as equipes dos programas que integram o sistema, possibilitando assim melhorar o planejamento e realizar mais. Neste ano, o Conselho Escolar deverá assumir as funções do Grupo de Trabalho na construção do Diagnóstico e do Plano Integrado, para que a elaboração do plano seja efetivamente democrática e participativa.

Outra novidade de 2015 é que parte das informações preenchidas no Diagnóstico será disponibilizada aos estados e municípios no momento da elaboração do Plano de Ações Articuladas (PAR), podendo ser utilizadas no planejamento das ações da rede para o ciclo 2015-2018. As escolas precisam encaminhar o diagnóstico até o fim deste mês. Já o plano interativo, no qual vão informar suas necessidades, deve ser concluído em dezembro. 

O município de Estrela vai criar o Conselho Municipal da Mulher. Esta foi uma das propostas aprovadas na 2ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, as quais foram entregues, na manhã desta terça-feira (22), ao prefeito Rafael Mallmann. O encontro, no Gabinete do Executivo, contou com a participação de representantes da Comissão Organizadora da Conferência. Conforme Denise Goularth, da Secretaria do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação, na ocasião já foram, inclusive, sugeridas ao prefeito entidades para fazerem parte deste conselho. 

Além desta, a conferência – realizada no inicio deste mês e que teve apoio do Gabinete da Primeira-Dama - propôs também a criação do Fundo Municipal de Políticas Públicas para a Mulher, assim como da Secretaria Municipal dos Direitos Humanos. Outras propostas tratam da implantação de programa ou serviço municipal ou regional que garanta à mulher vítima de violência doméstica e sua família, segurança e condições para se manter sem a dependência do agressor, a destinação de verbas orçamentárias às políticas de transversalidade, através do Fundo Municipal da Mulher; a instituição de percentual mínimo de orçamento público anual a ser destinado às políticas para as mulheres e a realização de pré-conferências para detectar necessidades e demandas das mulheres de cada bairro e localidade do município.

A audiência contou com a participação da representante da Sedesth, Denise Goulart; da vereadora Lorena Hauschild; de Loraci Birck, das Promotoras Legais Populares, da coordenadora-adjunta da 3ª Coordenadoria Regional de Educação, Greice Weschenfelder e de Nelci Koefender, da Associação de Mulheres Estrelenses. 

Um total de 14 famílias teve que deixar suas residências em função da cheia do Rio Taquari, no último fim de semana, em Estrela. Destas, dez foram desabrigadas e quatro desalojadas. Os trabalhos para a remoção, coordenados pela equipe da Defesa Civil, começaram por volta das 14h de domingo. A ação contou com apoio de funcionários da Secretaria de Obras Publicas, voluntários da prefeitura e da comunidade, bem como autoridades do Governo de Estrela. Todas foram levadas ao abrigo localizado na Emef Odilo Afonso Thomé, no Bairro Imigrantes. 

Conforme o coordenador municipal da Defesa Civil, Carlos Alessandro Bremm, o órgão vinha monitorando as precipitações pluviométricas e a elevação do nível do rio desde quinta-feira (17). Na madrugada de sábado (19) as águas começaram a subir com maior rapidez, numa média 25 cm/h. A DC possui mapeamento das áreas com risco de inundação, classificadas por cotas do nível da água. “Assim sabemos quais ruas devem ser fechadas primeiro e as famílias devem ser removidas para o abrigo com mais urgência”, observa Bremm, acrescentando que, desta forma, é possível manter a comunidade informada e avisar com bastante antecedência aquelas que devem ser removidas, dando-lhes tempo para arrumarem seus pertences com calma, evitando maiores perdas.

O nível do Taquari atingiu a cota máxima de 22m10cm, provocando também a interrupção de oito ruas: Albino Francisco Horn, que liga o Bairro Imigrantes ao Alto da Bronze; Nicolau Hoss, que liga Novo Paraíso a São José (Ponte Tangará); Mathias Petter Sobrinho (fundos do Estádio Municipal); João Lino Braun, que liga o Bairro Boa União a São José; Olinda Mallmann,no Imigrantes; Arnaldo José Diel e Estrada Municipal Antonio Barth (ERS 129), atrás do Parque Princesa do Vale; Pedro Balduíno Fink,no Bairro Auxiliadora; Afonso Pena, no Oriental, e São Roque, no Loteamento Marmitt. 

O Partido Verde de Estrela vai reunir filiados e simpatizantes em seu primeiro ato político do ano neste sábado (26), na Câmara de Vereadores. O encontro inicia-se às 14h e tem por objetivo apresentar à comunidade a sua Executiva no município.

Inativo desde 2013, o PV volta ao cenário político da cidade com novos nomes. Para o presidente da agremiação, o jornalista Jônatas dos Santos, o PV renasce como uma alternativa para aqueles que buscam algo maior do que a luta permanente entre a esquerda e a direita no país. “É um partido com uma proposta de desenvolvimento sustentável que, embora ainda pequeno, tem um grande potencial de crescimento”, afirma.

O ato terá a presença do presidente estadual do Partido Verde/RS, vereador de Gravataí, Márcio Souza. No dia, deverá ser abonada a filiação de importantes nomes ligados ao Governo Municipal bem como de pré-candidatos ao próximo pleito eleitoral de 2016. “Não precisamos nem queremos ser o maior partido da cidade. O que realmente importa é contribuir para a construção de uma Estrela melhor, com mais qualidade de vida e com um crescimento ordenado e sustentável”, enfatiza Santos. Além de manifestações políticas, artistas locais levarão cultura e arte para o encontro.

Acostumado a figurar nas revistas de arquitetura e design, o arquiteto porto-alegrense Alexandre Viero desembarca em Estrela para ministrar curso na Faculdade La Salle. A formação será nos dias 3 e 10 de outubro, das 9h às 12h e das 13h às 17h, na Instituição de Ensino Superior (IES). O diretor da Viero Arquitetura vem para falar sobre “Interiores Contemporâneos: arquitetura e design de interiores.” O curso de extensão pretende encaminhar o participante ao complexo universo da arquitetura e do design de interiores, ampliando a discussão sobre o repertório de métodos e esquemas para a produção de ambientes de interiores de alta qualidade, do ponto de vista teórico e prático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário