Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Notícias da Prefeitura de Estrela e Câmara de Vereadores de Estrela-RS - 14 de setembro de 2015



Para Sempre: Erasmo Carlos – ícone da Jovem Guarda fez show de luxo na 4ª Estrela Multifeira, que vai ficar marcada na história de Estrela e Vale do Taquari. Abriu com a canção Gigante Gentil. O público se emocionou, aplaudiu e cantou com ele, sucessos como Mulher, Sentado à Beira do Caminho, A Carta e Vem Quente que eu Estou Fervendo. 

Com o ídolo: Tive a oportunidade de estar no camarim do Tremendão momentos antes do mesmo subir ao palco. Muito gentil Erasmo Carlos me recebeu juntamente com a ouvinte da Rádio Studio FM 98.3 Carmem Schilling que foi sorteada na promoção - “Você no Camarim com Erasmo Carlos”. Fizemos fotos e desejamos sucesso ao Gigante do rock nacional. 

Homenagem: O diretor da SPH Cristiano Nogueira da Rosa recebeu homenagem durante a 4ª Estrela Multifeira. A direção da Estrelart lhe entregou uma placa pela passagem dos cinco anos da Lei Municipal, de sua autoria, que garante espaço de comercialização aos artesões de forma gratuita, nos eventos promovidos no município com recursos públicos. 

Palestra: O Senador Lasier Martins proferiu palestra na 4ª Estrela Multifeira. Manifestou interesse em ajudar para reativação do Porto de Estrela. O jornalista senador afirmou ainda que a inovação e tecnologia são determinantes para o Brasil crescer. Contudo, estamos vivendo a maior recessão que o Brasil já teve. Gentilmente concedeu entrevista para Rádio Studio FM 98.3. 

Mérito: Representantes da comissão de organização Cristiano Vilanova Horn e Daniel Horn, presidente da Cacis Verno Arend, prefeito Carlos Rafael Mallmann, presidente da Câmara de Vereadores Ernani Luis de Castro e demais colaboradores que estiveram envolvidos na realização da 4ª Estrela Multifeira 2015 nosso reconhecimento pelo grande sucesso obtido por ocasião do evento. Parabéns a todos, estamos orgulhosos... 

Especial: Fiquei muito honrado por ter feito a pesquisa histórica sobre as diversas feiras e exposições que foram realizadas em Estrela ao longo de sua história. O material, texto e fotos do Memorial da Aepan-ONG, são parte integrante do caderno especial do Jornal Folha de Estrela. Uma verdadeira viagem pelas nossas feiras relembrando fatos, acontecimentos e lideranças comunitárias com relevantes serviços prestados à comunidade estrelense. A edição especial foi distribuída na 4ª Estrela Multifeira. 

Destaque: O estande da Prefeitura na 4ª Estrela Multifeira. Assessoria de imprensa com trabalho exemplar no local, atendendo aos profissionais dos diversos veículos de comunicação com educação e profissionalismo. Jônatas dos Santos, Paulo Ricardo Schneider e Jéssica Taís Scheeren o nosso muito obrigado pela atenção. 

Vereadores de Estrela:

Marcelo Braun (PSDB) – Cumprimentou a todos. Cumprimentou os novos colegas, suplentes empossados. Relatou caso de produtores que encaminharam ao vereador denúncia de venda de adubo adulterado à vários agricultores do município. O edil destacou que isso gera prejuízo aos produtores, e pediu que os órgãos representativos dos agricultores ingresses na justiça em busca do ressarcimento. Em aparte o vereador Ernani também revelou ter recebido essa denuncia e que em contato com o sindicato dos trabalhadores rurais já está investigando o caso, e sugeriu que, se preciso for, que os vereadores formem uma comissão que acompanhe o caso de perto. Braun destacou que a época de iniciar o plantio é agora e este episódio vai atrapalhar a produção.

Élio Kunzler (PTB) – Cumprimentou a todos. Destacou a presença do deputado estadual Mauricio Dziedricki, do seu partido, ressaltando que este vem ao município pelo menos duas vezes por mês, e que isso demonstra o interesse do parlamentar com as questões do município. Falou sobre as verbas que vieram para uma obra e que após o governo trancar o repasse as atividades foram retomadas no novo posto de saúde do bairro Boa União. Afirmou que este posto de saúde vai melhorar o atendimento à comunidade daquele bairro. Agradeceu ao secretário de obras pela colocação de lixeiras em diversos pontos do município.

Felipe Schossler (PPS) – Cumprimentou a todos. Também saudou a presença do deputado Maurício Dziedricki, destacando que o parlamentar não vem ao município somente em época de campanha. Lui fez das palavras de Felipe, as suas, em deferência a presença do deputado. Schossler falou sobre a solução do problemas relativo à telefonia, afirmando que diversos vereadores se empenharam nessa questão. Falou sobre seus pedidos pela execução de serviços de correios em algumas ruas do bairro Auxiliadora, e que recebeu dos responsáveis da agencia de Estrela a garantia que este serviço será regularizados. Destacou a passagem do dia do Professor de educação física. Falou de seu pedido de providências por troca de lâmpadas e por poda de árvores.

Larri Schwingel (PR) – Cumprimentou a todos. Agradeceu ao titular de sua cadeira, Vanderlei Eidelwein pela cedência deste período do mandato. Agradeceu o apoio do secretário de saúde e do prefeito em recente período de enfermidade que enfrentou. Falou sobre a pavimentação de diversas ruas no bairro das Indústrias, destacando que foi um trabalho muito bem feito, mas que na primeira enxurrada forte houve transtornos, pois a drenagem pluvial não deu conta da demanda e pediu que o Executivo tente corrigir, e também revelou que em conversa com o prefeito já ouviu que os reparos estão sendo planejados. Em aparte o vereador Ernani destacou problema semelhante em outros pontos e que já está sendo tratado da solução. Schwingel pediu atenção especial nas pavimentações do bairro Pinheiros, pedindo que seja privilegiado o entorno da escola municipal do bairro. Falou sobre a estrada municipal que liga Novo Paraíso à Linha Wink e pediu atenção do Executivo nos reparos àquela estrada. Em aparte Lorena afirmou que o trecho citado de Novo Paraíso receberá recapeamento, segundo informações que a vereadora recebeu do executivo. Schwingel pediu também providencias de limpeza de boca de lobo.

Andreas Hamester (PP) – Cumprimentou a todos. Cumprimentou os novos vereadores e os secretários municipais presentes. Afirmou que é louvável o interesse do deputado com as questões do município. Falou sobre a diversidade de representação que há na câmara, ressaltando que com a licença de 4 vereadores oportunizará a 4 suplentes ocupar assento no legislativo. Cumprimentou o colega Élio pela preocupação em relação as lixeiras e ao recolhimento de lixo, destacando que infelizmente muitos munícipes não se preocupam com os roteiros e horários do recolhimento do lixo. Larri lembrou que a lei que determina dias e horários para recolhimento do lixo é de sua autoria. Andreas reiterou que falta responsabilidade e preocupação com a destinação deste lixo. Lamentou que fatos como este citado por Marcelo Braun, de venda de adubo irregular e lamentou que o país sofra com episódios de desonestidade. Destacou a realização da multifeira e a diversificada programação musical. Lembrou o inicio da semana da pátria. Lorena desejou aos colegas que vão viajar um passeio proveitoso. Falou sobre a programação da semana farroupilha que está sendo organizada pelo Executivo. Por fim falou sobre os compromissos de encontros técnicos que terão na Alemanha.

Antonio de Castro (PSB) – Cumprimentou a todos. Agradeceu ao colega Paulo Birck pela cedência do espaço no legislativo. Falou sobre sua origem ainda no município de Sério, o trabalho como agricultor, depois a mudança para Lajeado, e posteriormente para Estrela, onde está há 20 anos. Reiterou o compromisso em trabalhar por melhorias que facilitem a vida da população.

Paulo Floriano Scheeren (PPS) – Cumprimentou a todos. Cumprimentou o deputado estadual Maurício Dziedricki por estar no município seguidamente. Saudou os novos vereadores que assumiram assento no legislativo. Falou sobre sua participação na reunião-almoço da Cacis, onde um palestrante falou sobre a situação econômica do Estado e da Nação. Disse que concorda com o que foi dito de que apesar de as dificuldades do Estado não serem fruto do governo Sartori, o problemas está na gestão. Sobre o governo federal, citou reportagem em que a presidente se surpreendeu com a cise, e criticou a postura da governante. Destacou que o setor primário ainda é o que segura a economia, tanto do estado quanto da nação. Lamentou que ocorram fatos como este citado pelo colega Marcelo de venda de adubo adulterado, prejudicando mais uma vez os agricultores. Sobre a telefonia rural, destacou que é preciso valorizar os funcionários de carreira, citando que justamente um funcionário da telefonia foi o responsável pelo restabelecimento dos serviços. Relatou que se sentiu privilegiado por estar presente na entrega do orçamento para 2016 no município, que deve atingir R$83 milhões. Sobre a viagem para a Alemanha, reiterou as palavras do colega Andreas de que os edis que se licenciaram não receberão salários nem diárias pela viagem e que a mesma será custeada por cada vereador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário