Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Notícias da Prefeitura de Estrela-RS - 24 de setembro de 2015



Semana Interna de Prevenção de Acidentes terá lançamento dia 28 de setembro de 2015

Objetivo é conscientizar os servidores quanto à prevenção da saúde e da integridade física no trabalho

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho da Prefeitura de Estrela (Sipat 2015) terá lançamento no próximo dia 28 de setembro. Na ocasião, membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e do Setor de Segurança do Trabalho vão utilizar a tribuna livre na sessão do Legislativo, às 18h30min.

A programação segue no dia 6 de outubro, às 15h30min, também no plenário da Câmara de Vereadores. Haverá palestra com o tema “Acidente do trabalho: a próxima vítima pode ser você”, ministrada por Gilberto Schmidt e Marisete Mallmann, da Defesa Civil de Lajeado. Na ocasião haverá distribuição de material informativo.

No dia 8, às 15h30min, no mesmo local, a psicóloga da Secretaria da Saúde, Lilian Schmidt, falará sobre as drogas lícitas e seus efeitos no trabalho e na saúde do trabalhador. No dia 9, encerrando a Sipat, às 14h30min, na Emef Pinheiros, vai haver palestra sobre prevenção e combate a incêndios e evacuação de prédios. Os ministrantes serão o técnico em Segurança do trabalho Carlos Augusto Schmögel e membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Este evento é alusivo ao Dia Nacional da Segurança do Trabalho nas Escolas.

A Sipat é promovida pelo Setor de Segurança do Trabalho e Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), com apoio da Secretaria Municipal da Administração e Recursos Humanos.

A comissão organizadora da 4ª Estrela Multifeira fez o repasse de R$ 6,6 mil para três entidades assistenciais do município. A entrega dos cheques ocorreu nesta segunda-feira (21), na sede da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (Cacis) de Estrela, em contrapartida ao trabalho voluntário realizado na bilheteria da feira. O dinheiro foi recebido pela diretora da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Clenia Wulfing; presidente do Rotary Club, Sírio Scheeren; presidente e companheiro do Lions Clube, Maria Regina Volkmer e Valério Konzen, respectivamente. 

“O envolvimento destas pessoas foi fantástico. Eram pessoas da nossa comunidade acolhendo o público”, destacou o vice-presidente de Administração e Finanças da Cacis, Gilmar Neitzke. O agradecimento e os elogios foram reforçados pelo vice-presidente da feira, Daniel Horn. “Ficamos felizes com a dedicação deste grupo de pessoas, e mais ainda porque sabemos que os recursos serão revertidos em benefício da nossa comunidade”. A diretora Clenia destacou que o dinheiro será aplicado na manutenção do atendimento dos 130 alunos. “É um valor muito importante, que vai ajudar a colocar e dia as finanças deficitárias da escola”, completou. 

Além de Gilmar Neitzke e Daniel Horn, o repasse foi acompanhado pelo presidente da feira, Cristiano Vilanova Horn, presidente da Cacis Verno Arend, executivo da Cacis Jair Metz, e diretor da Lume Daniel Aires. 

O município de Estrela vai criar o Conselho Municipal da Mulher. Esta foi uma das propostas aprovadas na 2ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, as quais foram entregues, na manhã desta terça-feira (22), ao prefeito Rafael Mallmann. O encontro, no Gabinete do Executivo, contou com a participação de representantes da Comissão Organizadora da Conferência. Conforme Denise Goularth, da Secretaria do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação, na ocasião já foram, inclusive, sugeridas ao prefeito entidades para fazerem parte deste conselho.

Além desta, a conferência – realizada no inicio deste mês e que teve apoio do Gabinete da Primeira-Dama - propôs também a criação do Fundo Municipal de Políticas Públicas para a Mulher, assim como da Secretaria Municipal dos Direitos Humanos. Outras propostas tratam da implantação de programa ou serviço municipal ou regional que garanta à mulher vítima de violência doméstica e sua família, segurança e condições para se manter sem a dependência do agressor, a destinação de verbas orçamentárias às políticas de transversalidade, através do Fundo Municipal da Mulher; a instituição de percentual mínimo de orçamento público anual a ser destinado às políticas para as mulheres e a realização de pré-conferências para detectar necessidades e demandas das mulheres de cada bairro e localidade do município.

A audiência contou com a participação da representante da Sedesth, Denise Goulart; da vereadora Lorena Hauschild; de Loraci Birck, das Promotoras Legais Populares, da coordenadora-adjunta da 3ª Coordenadoria Regional de Educação, Greice Weschenfelder e de Nelci Koefender, da Associação de Mulheres Estrelenses.


Nenhum comentário:

Postar um comentário