Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Notícias da Prefeitura de Estrela-RS - 28 de setembro de 2015



Reuniões do Gracie para a semana de 28/09 à 02/10. Abraço Stacke...

-Segunda-feira, dia 28 de setembro-encontro do Grupo da Linha Wolf no salão do Tamoio
-terça-feira, dia 29/09-reunião do grupo do Moinhos/Marmitt nas dependências do Cras
-quarta-feira, dia 30/09-encontro do grupo da Pinguela na Comunidade São Francisco
-quinta-feira, dia 1º de outubro-reunião almoço do Grupo da Boa União nas dependências da Associação de Moradores do bairro Pinheiros. Início às 10 horas da manhã.
-sexta-feira, dia 02/10- encontro do grupo da Geralda Alta, no ginásio local.

Obs. todos os encontro iniciam às 14 horas, exceto na quinta-feira do Grupo da Boa União que inicia às 10 horas.
Mais informações ligar para 3981.1105 com João Pedro Stacke a partir das 10 horas.

Smel comemora 30 anos de incentivo ao esporte e lazer

Criada em 6 de outubro de 1985, secretaria foi uma das pioneiras no país a dedicar-se exclusivamente à área

Uma das pioneiras no Brasil a dedicar-se exclusivamente à área do esporte, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) de Estrela comemora 30 anos no próximo dia 6 de outubro. A pasta foi criada na gestão do ex-prefeito Gabriel Mallmann, pela Lei Municipal nº 1890/85, com o objetivo de desenvolver o esporte e lazer no município. Para marcar a data, a secretaria vai realizar um coquetel com a presença de ex-secretários e colaboradores que atuaram neste período. O evento está marcado para o dia de criação da Smel – 6 de outubro - às 19h30min, no salão panorâmico da sede campestre da Soges.

“A Smel teve e tem uma importância muito grande para o crescimento do esporte em nosso município”, afirma o atual secretário, Júlio Saldanha Pereira, que foi também um dos primeiros servidores da pasta. Hoje a secretaria, segundo ele, conta com 29 funcionários, que se dedicam a 16 projetos sociais, somando em torno de 2,5 mil atendimentos, de crianças a idosos. Entre as atividades desenvolvidas estão atletismo, ginástica artística e de trampolim, ginástica municipal, Programa Vida Saudável, Projeto Navegar( vela, canoagem e remo), ioga, stand up, karatê, jiu jitsu, capoeira, vôlei, basquete, tag rugby e xadrez. 

“A Secretaria se destaca, ainda, pela variedade de eventos como a Rústica de Inverno, competições escolares, Jogos Germânicos, Brincando no Parque, Viva Verão, Jogos Intercomunitários, Copa Guri, Torneio Estudantil de Xadrez, Passeio Ciclístico, Corrida Só Elas, Downhill, Copa Estrela de Karatê, Campeonato Estadual de Bicicross e outras”, acrescenta Julio Saldanha. 

A Smel teve como primeiro secretário Nestor Halmeschlager, que exerceu o cargo de 1985 a 1998, no governo de Gabriel Mallmann. Ele foi sucedido por José Itamar Horn (Biti), titular da pasta em duas gestões – de 1989 a 1992, no governo de Leonildo Mariani, e de 1993 a 1996, na administração de Günther Wagner. Em 1997, no segundo mandato de Leonildo Mariani, Adroaldo Brandão Nunes assumiu a secretaria, permanecendo até o ano 2000. De 2001 a 2012 o secretário foi Nardir Rosemundo Steffens (Gardel), nas administrações de Geraldo Manica (2001 a 2004) e Celso Brönstrup (2005 a 2012). Desde 2013, quando o prefeito Rafael Mallmann assumiu o governo, Júlio Saldanha está à frente da Smel. 

A poesia vai ganhar as ruas de Estrela no dia 1º de outubro

Município participa da mobilização nacional Dia de Ler. Todo dia!, com o objetivo de incentivar a leitura 

A segunda mobilização Dia de Ler. Todo dia!, iniciada na cidade de Barueri(SP), ganhará este ano contornos em nível nacional. Vários municípios do país foram convidados a participar da iniciativa e estão aderindo. Entre eles está Estrela, que através das secretarias municipais da Cultura e Turismo e da Educação vai promover, no dia 1º de outubro, das 9h às 17h, data da mobilização, o Caminhos da Poesia. Da Secretaria de Educação até o Centro de Cultura e Turismo Bertholdo Gausmann – num trecho de três quadras da Rua Pinheiro Machado - um varal de poesias promete instigar a população.

A proposta amplia ação que já vem sendo realizada pela Secretaria de Cultura e Turismo, o projeto Poesia no Varal. Lançado em 2014, busca motivar a leitura, principalmente deste gênero literário. O Poesia no Varal, agora, vai às ruas, democratizando ainda mais a literatura. Quem circular pela Pinheiro Machado, no trajeto entre os dois órgãos, poderá apreciar autores como Vinícius de Moraes, Mário Quintana, Carlos Drumond de Andrade, entre outros, cujas obras já estão sendo selecionadas pelas organizadoras, a bibliotecária Ana Cristina Prates e a historiadora Letícia de Oliveira. “A poesia acalma e, ao mesmo tempo, instiga à sua interpretação”, ressaltam. 

A data será marcada também por atividades com estudantes. Uma gincana literária, com questões envolvendo o “Varal de Poesias”, deve movimentar alunos das escolas da cidade, que receberão livros como prêmio. Além disso, várias escolas municipais já programaram visitas para conhecer o caminho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário