Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Notícias do Mundo, Brasil, Rio Grande do Sul e Vale do Taquari - 14 de setembro de 2015



Univates:
Quatro cursos de pós-graduação lato sensu estão com inscrições abertas, até 14 de setembro, na Univates. Realizados em modalidade semipresencial, inscrevem os cursos de Gerência de Produção e Operação e os MBA's em Gestão Empresarial, Marketing e Gestão Estratégica de Pessoas. 

Os cursos nesta modalidade são caracterizados por atividades que estimulem a autoaprendizagem, podendo valer-se de recursos didáticos que utilizem diferentes tecnologias, de modo que até 20% da carga horária total podem ser realizados a distância.

As inscrições podem ser realizadas pelo site www.univates.br/pos-graduacao. Detalhes sobre os cursos podem ser conferidos no mesmo site ou diretamente com a Secretaria de Pós-Graduação, pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5412, ou pelo e-mailposgraduacao@univates.br.

Vale do Taquari:
A Secretaria da Agricultura e a Emater de Doutor Ricardo realizam no dia 18 de setembro, o 5º Encontro Regional de Avaliação de Vinhos do Vale do Taquari. Na oportunidade haverá palestra com Antônio Conte, assistente técnico estadual em fruticultura da Emater A programação inicia às 09 horas e será desenvolvida no Salão Paroquial de Doutor Ricardo. Ao meio-dia haverá almoço de confraternização.

O Colégio Scalabriniano São José, de Roca Sales, está preparando a Mostra de Ciências e Arte – MOCIAR 2015, que acontecerá nos dias 23 e 24 de setembro, junto ao salão paroquial da Paróquia São José. O lema da mostra é “Crie, aprenda, evolua... Traga mais conhecimento ao seu Mundo”. O horário para visitação no dia 23 será das 8h às 11h15min e das 13h30min às 21h. Já para o dia 24, pela manhã será das 8h às 11h15min e das 13h15min às 16h. Na mostra estarão expostos trabalhos de todos os níveis de ensino do colégio. O evento é aberto a toda comunidade regional.

O Departamento Médico Legal de Lajeado estará com serviços de perícia paralisados até o dia 08 de outubro, por conta das férias do único médico legista do órgão. Durante 30 dias do recesso do profissional, os três técnicos que atuam no local realizarão apenas trabalhos internos do departamento. Necropsias e exames de corpo de delito serão encaminhados ao DML de Porto Alegre.

Está em andamento no CRAS de Roca Sales as inscrições para o curso de Espanhol Básico, através do PRONATEC/SENAC. A prioridade para inscrição será para beneficiários do Programa Bolsa Família. Serão disponibilizadas 15 vagas. As aulas iniciam no dia 28 de setembro e serão realizadas nas segundas e quintas- feiras à noite, totalizando uma carga de 162 horas.

Rio Grande do Sul
- O grêmio perdeu a invencibilidade na Arena neste domingo para o São Paulo. O tricolor paulista venceu por 2 a 1 com gols de Alexandre Pato e Rogério.

- Moradores de Santa Maria estão recolhendo dinheiro para ajudar o senegalês que foi assaltado e teve parte do corpo queimada nesse sábado.

- Um homem morreu após perseguição e troca de tiros com a Brigada Militar na zona norte de Porto Alegre.

- Mãe e filho, um bebê de quatro meses, morreram em acidente na BR-287, em São Vicente do Sul, no Centro do Estado neste dominto.

- As aulas da rede estadual serão retomadas hoje no RS, após duas semanas de paralisação dos professores.

- Os servidores do estado recebem hoje a terceira parcela do salário de agosto. O depósito é feito para duzentas e 13 mil matrículas.

Brasil
- Susto de moradores da cidade de Naviraí, a 359 quilômetros de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Uma onça foi encontrada na despensa de uma casa, anexa ao imóvel.

- O Ministério da Saúde está começando campanha para que meninas que já fizeram a primeira dose da Vacina contra o HPV procurem os postos de saúde para a segunda aplicação.

- A presidente Dilma Rousseff está reunida com a cúpula do governo no Palácio da Alvorada para discutir cortes orçamentários e medidas para a melhoria da gestão da máquina pública.

Mundo
- O ministério da Defesa colombiano afirmou que dois aviões militares venezuelanos invadiram o espaço aéreo no norte da Colômbia, em meio à crise diplomática e fronteiriça entre os dois países.

- Subiu para 34 o número de migrantes que morreram no naufrágio de uma embarcação que levava à Grécia.

- O governo da Alemanha anunciou hoje a retomada de controle nas fronteiras para conter o fluxo de refugiados, especialmente com a Áustria, após 63 mil imigrantes chegaram a Munique nas últimas semanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário