Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Notícias do Mundo, Brasil, Rio Grande do Sul, Vale do Taquari, Colinas-R, Paverama-RS - 25 de setembro de 2015



Univates:

A programação conjunta entre a Univates e a União Brasileira dos Agraristas Universitários (Ubau) para o II Simpósio Agrarista – Repensando o Agro no Vale do Taquari – RS ocorre junto ao 9º Congresso de Ciência e Tecnologia da Univates(CCTEC), nos dias 21 e 22 de outubro. Com o objetivo de desenvolver o tema que compreende o direito agrário, meio ambiente, produção rural e o aproveitamento econômico dos resíduos agroindustriais, o evento é direcionado a agricultores, diplomados e estudantes dos cursos de Engenharia Ambiental, Direito e Ciências Biológicas.

Na ocasião ocorre debate sobre os desafios e as oportunidades relacionadas com os resíduos agroindustriais, a aproximação dos acadêmicos com os produtores rurais e o conhecimento de tecnologias e técnicas de aproveitamento econômico dos resíduos agroindustriais.

As inscrições podem ser realizadas apenas para este evento ou para o 9º CCTEC, a partir da próxima semana, pelo site www.univates.br/cctec/simposioagrarista. Mais informações pelo e-mail cctec@univates.br.

Vale do Taquari:
Com a realização de 144 partidas, chega na metade a 1ª edição do Campeonato Municipal de Canastra de Colinas, que conta com 24 duplas participantes. Na classificação parcial, o trio Romildo Hasenkamp/LuisLagemann/Guido Sandestá em 1º lugar com 10 vitórias em 12 jogos. Em 2º lugar está Ercides e Marli Stiegemeier com 9 vitórias em 12 jogos. Na 3ª posição, quatro trios aparecem com 8 vitórias em 12 jogos: Everaldo Stroher/JoséCarlos Wulff/Gerson Imhoff; IrmgardGoldmeier/Lia Hoefliger/Marlene Pott; Nilson Muller/Lovani Muller/Luciano Muller e Erico Heinrichs/Cláudio Heinrichs/Erico Schwarz.

A grande final está programada para o dia 09 de outubro. Na oportunidade terá um jantar de confraternização e a entrega da premiação. A promoção e organização é da Prefeitura Municipal e os jogos estão sendo realizados nas Entidades participantes todas as sextas- feiras, a partir das 19h30min.

Restando menos de um mês, os eleitores Paveramenses que ainda não realizaram o recadastramento biométrico devem se dirigir ao Cartório Eleitoral de Teutônia (pois Paverama é comarca deste município), localizado na Avenida I Leste, em frente à Câmara de Vereadores de Teutônia, bairro Centro Administrativo. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 10h às 17h.

Até o momento 69,3% dos votantes já realizaram o recadastramento, totalizando 4149 pessoas, o prazo para o encerramento é dia 21 de outubro. Para fazer a revisão biométrica é necessário trazer: documento oficial com foto, comprovante de residência e título de eleitor.

Novos eleitores farão o cadastramento pela primeira vez, e devem levar também um comprovante de endereço de no mínimo 90 dias atrás, além dos outros documentos citados no parágrafo anterior.

O prazo vai até 21/10. Quem não comparecer terá seu título de eleitor cancelado e ficará impedido de tirar documentos como passaporte e segundas vias de RG ou CPF, não poderá participar de concursos, matricular-se em instituições de ensino do governo, entre outros impedimentos.

O mau tempo que assola a região nos últimos dias não atrapalha os planos de quem se planejou para visitar a Construmóbil 2015. Desde a abertura da feira, na terça-feira, como ontem e hoje, o público é constante e movimenta os estandes. “Os expositores estão muito contentes com a circulação de pessoas. Quem quer vir, vem, mesmo com a chuva”, avalia a coordenadora comercial da feira, Elaine Warken.

“Pretendo voltar pelo menos mais uma vez”, declara a professora Clarice Verruck Brietzcke, de Lajeado. Após percorrer os espaços, enalteceu a criatividade das empresas e a variedade de produtos que lhe interessam. “Móveis para jardim, um colchão especial, lustres, nossa, muitas coisas que eu adorei”.

O trabalho exibido pelos cerca de 250 expositores enche os olhos de quem quer comprar e inspira quem só veio para dar uma “olhadinha”. “São estandes maravilhosos, que conseguiram superar a beleza que já foi destaque na última edição”, avalia o presidente da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), Alex Schmitt. 

E para quem ainda não aproveitou, restam três dias. A Construmóbil 2015 funciona amanhã (25) das 17h às 23h, e no sábado (26) e domingo (27), a partir das 10h. 

Rio Grande do Sul:
Exonerado o assessor de deputado que se envolveu em briga após sessão na Câmara de Vereadores de São Leopoldo. 

O Rio de Janeiro registrou no começo da tarde, a maior temperatura do ano: 41,3º, na Zona Oeste da cidade. 

Flores da Cunha é o quarto município da Serra a decretar situação de emergência pelos estragos na agricultura causados pela geada. 

A Brigada Militar tem centenas de PMs fora das ruas, cedidos a outros órgãos. 

A Quarta Câmara Criminal do Tribunal de Justiça aceitou denúncia do Ministério Público contra dois prefeitos, que passam a ser réus em ação penal.

Ministério Público denúncia nove envolvidos por fraudes em concursos públicos do Estado.

Confirmadas empresas que irão operar transporte coletivo de Porto Alegre.

Brasil:
O Tribunal Superior Eleitoral rejeitou nessa quinta-feira (24), por unanimidade, o pedido de registro do Partido Nacional Corinthiano, o PNC. 

O ex-sócio do doleiro Alberto Youssef, Leonardo Meirelles, afirmou hoje à CPI da Petrobras que entregou provas à Procuradoria-Geral da República sobre pagamento de propina ao presidente da Câmara, Eduardo Cunha. 

Em reunião tumultuada, a comissão especial que discute o Estatuto da Família na Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira o texto principal do projeto, que define família como a união entre homem e mulher.

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, leu hoje, em plenário os procedimentos de um eventual processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. 

Mundo:
O Papa Francisco discursa hoje na Assembleia Geral da ONU, em Nova York. A presidente Dilma também participa do evento. Depois, o Papa visita o memorial do Marco Zero, local do atentado ao WTC. No fim do dia, Francisco celebra missa no Madison Square Garden

Nenhum comentário:

Postar um comentário