Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Notícias do Mundo, Brasil, Rio Grande do Sul, Vale do Taquari - 15 de outubro de 2015



Univates:

Nos dias 27, 28 e 29 de outubro, a Univates realiza reuniões da Reitoria, Diretores de Centro e Comissão Própria de Avaliação com representantes de turma. No primeiro dia o encontro é com os envolvidos no Centro de Educação Profissional (CEP). No dia 28, com membros do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC) e do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCHS). Já no dia 29, o Centro de Gestão Organizacional (CGO) e o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) estarão presentes.

Os encontros têm como objetivo apresentar ações realizadas pela Instituição que tiveram como base os dados e informações contidos na autoavaliação de 2015A. Além disso, serão ouvidas novas demandas dos estudantes, portanto perguntas e sugestões devem ser levadas para o encontro.

Nos encontros também é informada a disponibilização do Jornal da Avaliação, uma publicação que aborda seis pautas principais sobre temas como o sistema de matrículas, inovações pedagógicas e disciplinas institucionais. Os assuntos contemplam tanto o que foi apontado na última edição, quanto os posicionamentos institucionais que a Univates considera importantes para a comunidade acadêmica. Há também respostas para as questões mais frequentes da última avaliação.

Vale do Taquari:

O Legislativo de Santa Clara do Sul aprovou o projeto que visa instituir estacionamento temporário e rotativo de veículos, pelo tempo máximo de 15 minutos, em frente de farmácias, drogarias e padarias para uso exclusivo de clientes dos respectivos estabelecimentos. A proposta terá de passar pela aprovação do Conselho Municipal de Trânsito para entrar em vigor.

O CRAS de Colinas criou o Grupo Adolescer. Os encontros ocorrem semanalmente e são destinados a momentos de reflexão e escuta, onde os adolescentes podem falar sobre suas dificuldades, ansiedades e angústias.

A partir do próximo sábado, dia 18, parte da história do Vale do Taquari, eternizada pelas lentes do muçunense Juremir Versetti estará à disposição do público. O lançamento da exposição “Um Centenário de Encantos e Belezas” ocorrerá, às 14 horas, no Auditório do Sindicato da Alimentação de Encantado. A visitação se estenderá até o dia 31 de outubro. O ingresso para a atração é um quilo de alimento não perecível.

O município de Teutônia programa para o dia 21, o 6º Seminário Regional de Alimentação Escolar, que terá como tema “Alimentação e Saúde Muito Além do Cardápio”. A atividade ocorre na Associação Pró-Desenvolvimento de Languiru, com início às 8h30min.

A Secretaria de Educação e Cultura de Encantado em parceria com as escolas municipais de Educação Infantil realizam a 3ª Ciranda na Praça neste sábado dia 17, a partir das 14h30min. A programação integra as comemorações do mês da Criança e será realizada na Praça da Bandeira. Haverá brinquedos infláveis e venda de lanches.

A Liga Feminina de Combate ao Câncer de Muçum promove nesta quinta-feira, dia 15, às 19 horas, palestra sobre prevenção do câncer de mama e de colo de útero. A palestrante será a ginecologista Dra. Clarice Prado Lopes. O evento ocorre na Câmara de Vereadores de Muçum.

A Secretaria de Educação de Travesseiro promove no dia 07 de novembro o 3º Torneio Municipal de Xadrez. O evento será realizado nas dependências da Escola Pedro Preto, nas categorias livre e sub 13, com premiação para os cinco melhores de cada categoria e mais medalha de participação para todos os inscritos. As inscrições podem ser feitas nas escolas Pedro Pretto e Monsenhor Seger, com o professor Leo Bettio.

A Secretaria de Obras de Doutor Ricardo comunica que todos os pedidos de máquinas estão suspensos em virtude dos temporais dos últimos dias, pois é necessária atenção e trabalho na recuperação e manutenção das estradas

Em virtude das chuvas e da elevação do Rio Taquari no final de semana em Encantado, houve a retirada de móveis da Escola Municipal Tancredo Neves, situada no Bairro Lago Azul. Hoje, dia 14, os móveis serão recolocados na escola, por isso não haverá aula. Amanhã (15) as aulas ocorrem normalmente.

Rio Grande do Sul:

O juiz da Vara de Execuções Criminais de Porto Alegre, Sidinei Brzuska, autorizou a transferência de parte dos presos em delegacias da Região Metropolitana para o Presídio Central.

Após o nível do Guaíba baixar ontem quarta-feira, a prefeitura de Porto Alegre irá reabrir mais uma comporta amanhã (15). 

Novos temporais com queda de granizo causam estragos no interior do Rio Grande do Sul. 

Brasil:

O dólar teve baixa superior a 2% e fechou a quarta-feira cotado a R$ 3,81. 

Os Correios cancelaram o concurso previsto para 2015. 

O movimento nas agências lotéricas aumentou 20% desde o início da greve dos bancários, em seis de outubro. 

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados vai instalar processo contra Eduardo Cunha até 27 de outubro.

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, vai entrar com recurso no Supremo Tribunal Federal, até sexta-feira (16), contra as liminares que suspenderam o rito definido por ele para eventual processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Mundo:

Três pessoas - entre elas o piloto, de nacionalidade brasileira - morreram nesta quarta-feira em um acidente com um avião de pequeno porte no oeste da Colômbia, confirmou uma fonte da Aviação Civil, sem dar detalhes das causas do ocorrido.

Um urso pardo aparentemente faminto foi abatido pela polícia russa em um colégio após ter dado uma volta por um centro comercial em Jabarovsk, no extremo oriente russo, o que causou a indignação das associações defensoras dos animais. Nas imagens das câmeras de segurança, divulgadas pela imprensa local, é possível ver o urso correndo pelas calçadas do centro comercial fechado, na madrugada desta quarta-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário