Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Prefeitura de Estrela - 30 de outubro de 2015

Atividades de lazer, esportivas e educativas movimentaram cerca de 2,5 mil estudantes de todas as redes de ensino de Estrela nesta quinta-feira (29). Eles participaram, no Parque Princesa do Vale, do Brincando no Parque. O evento foi promovido pelo Governo de Estrela, através das secretarias municipais de Educação e de Esportes e Lazer, em comemoração ao Mês da Criança. 

Passeios de barco no lago, futebol, pintura de rosto, passeios de Smelito e slackline foram algumas das atividades proporcionadas aos baixinhos. Além disso, as crianças puderam assistir a cinema 3D e se divertir com uma série de brinquedos infláveis e na tirolesa, sob orientação do Corpo de Bombeiros. 

No espaço do Sest/Senat elas tiveram um espaço para colorir desenhos, todos relacionados à educação no trânsito, dentro do projeto “Pare, olhe e passe, criança segura”. Livros infantis também estavam à disposição na biblioteca do Sesi. Houve ainda a Escolinha de Trânsito com a Brigada Militar. 

Conforme o secretário de Esportes e Lazer, o Brincando no Parque tem uma proposta mais lúdica, proporcionando diversão com jogo de futebol e as demais brincadeiras oferecidas, além de ações educativas. Dentro deste propósito, segundo ele, as crianças receberam um lanche saudável, para que assimilem a importância da alimentação correta. 

A realização do Brincando no Parque teve apoio das secretarias de Cultura e Turismo e do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação, e a parceria do Sest/Senat, Sesi, Brigada Militar e Corpo de Bombeiros. 

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Estrela, através do programa Vida Saudável, realizou, na quarta-feira (28), uma Festa à Fantasia. O evento ocorreu na sede da Associação dos Moradores do Bairro das Indústrias (Ambi) e promoveu a integração entre as pessoas que participam das atividades nos oito núcleos existentes no município. Na ocasião, entre outras atrações, houve a escolha da melhor fantasia, cuja vencedora foi a de Leonilda França, do Bairro das Indústrias. O programa Vida Saudável desenvolve aulas de atividades físicas para pessoas com mais de 45 anos. Os participantes têm a oportunidade de vivenciar atividades variadas como alongamento, ginástica aeróbica e localizada, atividades recreativas, esportivas, danças, entre outras.

Conforme o coordenador geral do Vida Saudável, Rodrigo Ramminger, cerca de 350 pessoas participam das atividades nos oito núcleos. Destes, três são mantidos por meio de convênio com o governo federal e cinco com recursos próprios do município. 

Além da Festa à Fantasia, o programa promove outros eventos para integração dos grupos, como o Viver Bem, em comemoração ao Dia Nacional do Idoso; Festa de São João e a Festa de Fim de Ano. Além disso, os núcleos também realizam atividades especificas em datas especiais. 

O Governo de Estrela, através da Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplade), em parceria com a Cacis, Sebrae, Câmara de Vereadores e Faculdade La Salle, está promovendo a 2ª Semana do Empreendedorismo. A abertura será no próximo dia 4 de novembro, com a palestra “Entendendo sobre franquia para começar bem”, a partir das 19h15min, no auditório da Faculdade La Salle. “Queremos estimular as pessoas a terem uma visão mais ampla do empreendedorismo, visando o desenvolvimento da comunidade”, assinala o secretário do Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Marco Wermann.

A programação segue no dia 5, com o Balcão Sebrae pela manhã e tarde, na Cacis. À noite, na Câmara de Vereadores, a partir das 19h15min, haverá palestra “Como crescer na crise: 10 estratégias para impulsionar sua empresa em meio à crise”, com Cris Reis. No dia 6 novamente haverá o Balcão Sebrae, pela manhã e tarde, na Cacis. E à noite, às 19h15min, na Câmara de Vereadores, serão apresentados cases de sucesso com empreendedores de Estrela. Falarão sobre suas experiências os empresários Henrique Purper, da Rota Indústria Gráfica; Neri Xavier da Silva, da Launer Química, e Ângela Birck, da Loja Princesa.

De 9 a 12 de novembro será realizado o curso Boas Práticas em Manipulação de Alimentos, indicado para restaurantes, lancherias e outros estabelecimentos do gênero. O curso, ministrado por consultores do Sebrae, será realizado a partir das 19h15min, na Faculdade La Salle. Terá 16 horas/aula e um custo de R$ 50. Abordará temas como contaminantes alimentares, doenças transmitidas por alimentos, manipulação higiênica dos alimentos e boas práticas: requisitos, estrutura física, controle de água e de pragas, controle da saúde do manipulador, higiene e comportamento pessoal, uniformes, entre outros assuntos. Interessados no curso podem se inscrever através do e-mail seplade3@estrela.rs.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário