Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Notícias da Prefeitura de Estrela - 13 de novembro de 2015



A nova Escola de Educação Infantil da cidade, localizada no Bairro Pinheiros, vai iniciar as atividades em fevereiro do ano que vem. Terá capacidade para atender 120 crianças em turno integral, com idade entre 4 meses e 5 anos e 11 meses. Segundo o Secretário de Educação, Marcelo Mallmann, a escola recebeu investimento de R$ 1.226.906,95 do governo federal e mais R$ 454.535,05 como contrapartida do Governo de Estrela. O prédio conta com oito salas de aula, além de outros espaços de aprendizagem, como biblioteca, informática e área de convivência. Com mais esta Emei - a 11ª do município – será atendida a demanda por vagas nas escolas de Educação Infantil. 

A escola vai se chamar “Espaço de Sonhos”. O nome foi escolhido pela comunidade escolar da Emef Pinheiros, tendo recebido 60 indicações. As obras de construção do prédio, que tem 1.118,48 metros quadrados, estão sendo finalizadas e a Secretaria Municipal de Educação (Smed) já realizou processo licitatório para a aquisição de mobiliário e equipamentos necessários ao funcionamento. Também já está realizando os encaminhamentos junto ao Conselho Municipal de Educação (Comed) para regularização do educandário. 

Mallmann lembra que em janeiro deste ano foi entregue a Emei Paulo Freire, no Bairro das Indústrias, também com capacidade para atender 120 crianças, do Berçário ao Jardim. O Secretário destaca que, com a inauguração de mais esta escola, o Governo Municipal demonstra que a educação é uma prioridade desta Administração e cumpre seu compromisso com a comunidade, garantindo um espaço adequado e qualificado para que os pais possam deixar seus filhos e trabalhar com tranquilidade. 

A equipe da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Estrela iniciou um levantamento do número de imóveis na área urbana da cidade. O objetivo é fazer o mapeamento de residências, prédios e estabelecimentos comerciais existentes a fim de estabelecer ações de prevenção à dengue. De acordo com a coordenadora da Vigilância em Saúde, enfermeira Carmem Hentschke, existem 54 armadilhas que monitoram o mosquito transmissor da doença, número de deve aumentar, pois o cálculo para a instalação é feito de acordo com o número de imóveis, cujo último levantamento foi feito em 2008.

Segundo Carmen, toda a área urbana será mapeada, quarteirão por quarteirão. O trabalho não tem prazo para ser concluído, pois está sendo feito pela equipe que atua também no controle do mosquito, a qual monitora semanalmente as armadilhas, coletando as larvas e encaminhando-as para análise. O Centro da cidade é a primeira área a ser mapeada. A coordenadora ressalta que não houve nenhum caso de contaminação no município pelo mosquito transmissor – o aedes aegypti – sendo confirmado apenas um, mas de uma pessoa de outro estado que já havia contraído a doença, além de dois suspeitos. 

“Nas nossas armadilhas não foi constatada a presença do aedes agypti, somente do albopictus”, informa. Esta espécie, conforme Carmen, é da mesma família do aedes, e transmite a doença chikungunya, que tem os sintomas parecidos com a dengue. No entanto, segundo ela, é mais comum na região Norte, não havendo registros no Sul. Carmem salienta que, apesar da identificação destes mosquitos em algumas armadilhas espalhadas por Estrela, não há uma situação de alerta no município. 

A coordenadora da Vigilância em Saúde alerta, no entanto, que a população deve manter os cuidados para evitar a proliferação dos mosquitos transmissores, que se reproduzem em águas paradas e limpas. Por isto, é preciso evitar que a água se acumule em latas, embalagens, copos plásticos, pneus velhos, vasos de plantas e flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

A Secretaria da Saúde de Estrela vai iniciar, neste mês de novembro, o recadastramento do cartão SUS. Num primeiro momento será feito para os usuários dos postos de saúde dos bairros das Indústrias e de Moinhos. No das Indústrias, localizado na Rua Frederico Sulzbach, 228, sala 01, haverá atendimento no dia 21 deste mês (sábado), das 9h às 17h. Na oportunidade, a população também poderá fazer testes rápidos de HIV, hepatite C e sífilis, e pré-câncer. O prazo para recadastramento neste posto é de 30 dias, a contar de 21 de novembro.

No posto do Bairro Moinhos o recadastramento começa dia 28 de novembro, com atendimento das 9h às 17h, quando também serão oferecidos serviços como exame de mama, HGT, orientações, atendimento odontológico e coletas de SP. O posto localiza-se na Rua Santo Antônio, esquina com a Palmeira das Missões. Da mesma forma, os usuários terão prazo de 30 dias, a partir de 28 de novembro, para tomarem esta providência.

Para o recadastramento é necessária a apresentação de documentos. Para adultos, carteira de identidade, CPF, comprovante de endereço em seu nome (contas de água ou luz, ou contrato de aluguel, ou ainda declaração registrada em cartório, fornecida pelo proprietário do imóvel. Para recém-nascidos os pais devem apresentar a certidão de nascimento e comprovante de endereço em seu nome. Todas as primeiras vias ou declarações estarão sujeitas à análise e a entrega ocorrerá num prazo de 15 dias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário