Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Notícias do Mundo, Brasil, Rio Grande do Sul e Vale do Taquari - 16 de novembro de 2015



Univates:

A Univates realizou, na última quinta-feira, dia 13, o primeiro encontro de jubilados. Foram convidados 17 professores e funcionários técnico-administrativos que encerraram a carreira profissional na Instituição e que mantiveram vínculo de trabalho por, no mínimo, 20 anos. A atividade contou também com a presença de representantes da Reitoria e dos setores de Recursos Humanos e de Marketing e Comunicação.

Vale do Taquari:

Uma estratégia definida em setembro deste ano foi implantada, em Arvorezinha, na quinta-feira passada, com o objetivo de elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do município. A iniciativa reúne o Ministério Público do Estado do Rio Grande do Saul que, em parceria, executarão o Projeto Ministério Público pela Educação. Ideb de Arvorezinha é o menor entre os 33 municípios da área de atribuição do Ministério Público Federal em Lajeado. Projeto visa reverter este quadro.

No ano do Centenário de Encantado uma edição especial do Canto da Lagoa será realizada para relembrar as músicas que marcaram cada edição. O festival de música ocorre no dia 12 de dezembro no Auditório Itália, a partir das 19h30min. As apresentações das canções serão feitas por músicos da região. A entrada é gratuita. O evento é mais uma programação alusiva aos 100 anos do município, sendo uma realização da Associação Cultural Encantado, com apoio da Administração Municipal, Dália Alimentos e Sicredi.

A demora para responder os requerimentos por parte do prefeito de Lajeado, Luis Fernando Schmidt, pode chegar ao Ministério Público. O vereador Waldir Gish (PP) reclama de desrespeito à Lei Orgânica. A legislação municipal determina 30 dias para que o gestor atenda as solicitações encaminhadas pelos vereadores. Hoje, são mais de 120 requerimentos aguardando pela resposta do prefeito.

A Câmara de Vereadores sediará, no dia 24, uma audiência pública para discutir a falta de segurança em Fazenda Vilanova. O evento se iniciará às 15h e está sendo encabeçado pelo vereador Leo Mota (PSD).

Rio Grande do Sul:

Sepultado no fim da tarde o corpo de Ione Pacheco Sirotsky, viúva do fundador do Grupo RBS, Maurício Sirotsky Sobrinho.

Os deputados gaúchos Frederico Antunes, do Partido Progressista, e Luiz Fernando Mainardi, do PT, cancelaram viagem a Paris. O embarque estava previsto para este domingo.

O julgamento pelo Tribunal do Júri de dois dos réus que respondem pela morte do ex-secretário da Saúde Eliseu Santos foi marcado para 28 de janeiro de 2016.

Um homem foi morto com um tiro neste domingo, no bairro Independência, em Alegrete, na Fronteira Oeste, após uma discussão por uma bicicleta.

Após fazer buscas ao longo do sábado, os bombeiros de Santa Cruz do Sul encontraram, no Rio Pardinho, o corpo do integrante da quadrilha que assaltou os ocupantes de um ônibus de excursão, no trevo de acesso ao município de Barros Cassal, no Vale do Rio Pardo.

Um menino de seis anos foi encontrado neste domingo com marcas de tortura no corpo dentro do pátio de uma escola infantil no Centro de Nova Santa Rita.

Brasil:

O concurso para a Defensoria Pública da União, que previa cento e 43 vagas no país, e foi suspenso em maio passado, teve inscrições reabertas.

O alemão Nico Rosberg venceu o Grande Prêmio do Brasil, em Interlagos.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, José Dias Toffoli, recebeu 35 mil Reais em junho deste ano a título de diárias, valor superior ao salário bruto mensal do ministro, de 33 mil e 700 Reais.

A violência no Rio de Janeiro deixou 435 filhos de policiais militares órfãos nos últimos seis anos.

A presidente Dilma Rousseff condenou o que chama de barbárie da organização terrorista Estado Islâmico em Paris. Ela participava de reunião do grupo dos Brics, na Turquia.

Os atentados em Paris fazem autoridades brasileiras buscarem cooperação internacional na organização dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Mundo:

Sete pessoas foram presas na Bélgica suspeitas de participação nos atentados de sexta-feira, em Paris./ O número se soma às três prisões feitas ontem, também relacionadas aos ataques.

Três irmãos podem estar envolvidos nos ataques terroristas em Paris, segundo fontes próximas às investigações.

Dez caças franceses lançaram 20 bombas neste domingo sobre o reduto do grupo radical Estado Islâmico em Raqa, leste da Síria.

Os museus fechados após os atentados em Paris vão reabrir nesta segunda-feira.

Os homens-bomba que explodiram perto do Stade de France, em Paris, na sexta-feira, queriam entrar no local. A informação foi confirmada pelo secretário de Estado de Esporte, Thierry Braillard.

Franceses prestam homenagens às vítimas dos atentados em Paris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário