Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Notícias do Mundo, Brasil, Rio Grande do Sul e Vale do Taquari - 24 de novembro de 2015


Univates:

Estudantes e professores dos cursos do Interlínguas e do Projeto i da Univates puderam exercitar, na noite desta segunda-feira, dia 23, seus conhecimentos em língua inglesa em uma conversa com um jogador de futebol australiano. O atleta Adam Hughes esteve na Univates compartilhando suas experiências como jogador do time chinês Harbin Yiteng, que compete, atualmente, na Super Liga Chinesa.

Durante a atividade, Hughes contou sua história e os estudantes puderam questioná-lo sobre alguns assuntos, podendo exercitar seus conhecimentos no idioma inglês em uma conversa real. Mas, não foi por acaso que o jogador australiano veio parar na Univates, local tão distante de onde vive hoje.

O atleta conheceu, em abril de 2015, a estudante Luana Kich, do curso de Engenharia Civil da Univates, que participou de um intercâmbio acadêmico na China. Proporcionada pelo programa federal Ciência Sem Fronteiras, sua experiência foi dividida em duas cidades do país asiático: Chang Chung e Harbin, onde conheceu o atleta, que virou seu namorado.

Vale do Taquari:

A Secretaria de Meio Ambiente de Santa Clara do Sul realiza até o dia 04 de dezembro, o recolhimento dos resíduos eletroeletrônicos. São 11 pontos espalhados pelo município para o depósito de materiais como computadores, impressoras, televisores, telefones, aparelhos de som e DVD, geladeiras, entre outros. Pilhas e lâmpadas não serão coletadas.

O Grupo Praticando Saúde de Doutor Ricardo realiza passeio nesta terça-feira, dia 24, para cidade de Serafina Corrêa.

Para quarta-feira, dia 25, a Secretaria da Saúde de Colinas tem programada a palestra “Vida Saudável do Homem” com o médico Carlos Dorneles, na Câmara dos Vereadores, a partir das 19h30min. O evento é aberto a toda comunidade.

A sessão Solene da Câmara de Vereadores de Doutor Ricardo em homenagem ao “Bebê Prefeito” será na quarta-feira, dia 25 de novembro, às 19 horas. O Bebê Prefeito é Guilherme de Freitas Alba, filho de Daniela e Samuel Alba.

O Cartório Eleitoral de Encantado encerra na quarta-feira, dia 25, a revisão do eleitorado de Anta Gorda. Os eleitores devem comparecer no Colégio Santa Terezinha, das 13 horas às 17h30min, hoje ou quarta-feira, para realizar o procedimento. A revisão que é obrigatória também pode ser efetuada diretamente no Cartório Eleitoral de Encantado que atende das 11 às 18 horas. É necessário que o eleitor leve documento de identidade, CPF, título de eleitor, e comprovante de domicílio.

Na Escola Municipal de Educação Infantil Pequeno Mundo de Colinas as matrículas e rematrículas poderão ser efetuadas até o dia 17 de dezembro.

Com o objetivo de dar continuidade ao auxílio a animais abandonados ou em situação de vulnerabilidade social dos municípios de Muçum, Encantado e Roca Sales, os protetores independentes de Muçum realizam o 1º BrechóCão. O evento ocorre no dia 29 de novembro, das 15 às 19 horas, na Praça da Matriz. Todo o dinheiro arrecadado com a comercialização das peças a preços reduzidos (calçados, roupas, acessórios e livros) será revertido na compra de mantimentos, procedimentos operatórios, mutirões e castrações.

O CRAS de Nova Brécia promove nos dias 10 e 11 de dezembro, Curso de Plantas Medicinais e Condimentares. A capacitação ocorre na sede do CTG Paixão Cortez. Um representante de cada comunidade pode participar.

Está em andamento o recadastramento biométrico obrigatório dos eleitores do município de Bom Retiro do Sul. Todos eleitores devem se dirigir ao Cartório Eleitoral de Estrela, de segundas a sextas-feiras, das 11h às 18h para fazer o recadastramento.

Equipe da Secretaria de Obras Públicas de Estrela está recuperando a sinalização horizontal, com a pintura das faixas de segurança, demarcação dos espaços para estacionamento de veículos e dos cordões. O serviço já foi feito em toda a Avenida Rio Branco, desde o pórtico de entrada da cidade, e segue agora nas ruas centrais da cidade.

Na próxima quinta-feira, dia 26, a CIC Teutônia promove mais uma edição do seu tradicional “Almoço Empresarial”. Será apresentado o case do Hospital Ouro Branco no que se refere à eficiência energética, baseado na temática “Suprimento de energia elétrica no Brasil e no Vale do Taquari”. Na oportunidade estarão conversando com os empresários o diretor operacional de energia da Certel Energia, Ernani Mallmann, e o engenheiro elétrico, Rainer Büneker. O evento ocorre no Auditório 03 da CIC, com início às 11h45min. Mais informações e inscrições pelo e-mail comercial@cicteutonia.com.br.

A Secretaria de Obras de Travesseiro realiza na próxima sexta-feira, dia 27, a coleta de lixo sucata em todo interior do município. A equipe sai às 07 horas da Secretaria e percorre todas as localidades.

Rio Grande do Sul:

Impasse na transferência de verbas do governo do Estado às prefeituras ameaça o transporte escolar para 15 mil estudantes da rede estadual de ensino no ano que vem.

Por 28 votos a favor, três contrários e uma abstenção, os vereadores de Porto Alegre aprovaram nesta segunda-feira o projeto que instituiu o Dia da Consciência Negra e da Difusão da Religiosidade, em 20 de novembro, feriado municipal. Os parlamentares derrubaram a emenda que transformava o feriado em data móvel, no terceiro domingo do novembro. 

Brasil:

A Secretaria da Receita Federal e o Departamento Federal de Finanças da Suíça assinaram acordo para troca de informações tributárias entre os dois países, sem a necessidade de que a Justiça seja acionada.

O ex-deputado federal Pedro Corrêa, do PP de Pernambuco, irá cumprir em regime fechado a condenação na Ação Penal 470, o processo do mensalão.

Mais de 21 toneladas de maconha foram apreendidas pela Polícia Rodoviária Federal na BR-487, em Icaraíma, Noroeste do Paraná.

A lama oriunda do rompimento da barragem de Minas Gerais chegou ao Oceano Atlântico no fim de semana e já atingiu uma área de dez quilômetros da orla no Espírito Santo.

Mundo:

O presidente eleito da Argentina, Mauricio Macri, reiterou hoje (23) à Dilma Rousseff a promessa feita durante a campanha de que o Brasil será o destino de sua primeira viagem oficial.

Quase quatro mil pessoas morreram na Síria, entre elas 250 civis, em 14 meses de bombardeios da coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos contra o grupo terrorista Estado Islâmico.

Um cinto de explosivos foi encontrado nesta segunda-feira (23) em Montrouge, cidade situada na periferia de Paris.

A França anunciou que irá proteger o sistema de abastecimento de água contra um eventual ataque durante a cúpula global do clima que começa em 30 de novembro em Paris.


Nenhum comentário:

Postar um comentário