Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

domingo, 21 de fevereiro de 2016

Notícias da Prefeitura de Estrela - 22 de fevereiro de 2016



Um encontro com a equipe de trabalho marcou, na quinta-feira (18) pela manhã, o início das atividades das duas unidades do Centro Municipal de Atendimento Integrado (Cemai) de Estrela. Coordenadores, monitores, professores e serventes participaram da recepção, que contou com coffe break, apresentações musicais, palestra da coordenadora dos Cemais, Ana Möllmann, com o tema “Somos Vencedores” e apresentação de teatro, dança e pantomima por jovens da Comunidade Cristã, de Lajeado. O secretário do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação, José Alves, saudou os profissionais, destacando a importância do trabalho que desenvolvem em prol dos jovens e adolescentes que frequentam os dois centros.

Os Cemais, dos bairros Moinhos e Oriental, receberão este ano cerca de 150 crianças e adolescentes, com idade entre 6 e 15 anos. O atendimento para eles será retomado no próximo dia 22. Nesta sexta-feira (19) as equipes estarão reunidas nos respectivos núcleos para preparar atividades diferenciadas para recebê-los. Nos dois centros, que atendem no turno oposto, crianças e adolescentes recebem toda alimentação (café, almoço e lanche), orientações para a realização de tarefas escolares e participam de oficinas de música, artesanato e culinária. Frequentam ainda oficinas oferecidas pelas secretarias municipais de Esportes e Lazer e de Cultura e Turismo, além de desenvolverem uma horta com apoio da empresa Iccila. 

Com o objetivo de promover o retorno do servidor afastado às suas atividades, e uma melhor qualidade de vida no trabalho, a Secretaria da Administração e Recursos Humanos de Estrela (Seadrh) vem desenvolvendo, desde outubro do ano passado, o projeto “Eu te escuto”. Uma terapeuta ocupacional, contratada pelo município, está atendendo os funcionários através de escutas terapêuticas para, em conjunto, traçar a possibilidade de retorno às suas funções. 

“O trabalho, hoje, ocupa um espaço muito importante na vida de todas as pessoas. Nosso objetivo é escutar o servidor e verificar o porquê de suas ausências, licenças e satisfação no trabalho para, a partir disso, traçarmos, juntos, expectativas com relação à sua atividade”, explica a terapeuta Kaiana Vargas Calegaro. Pesquisa realizada no Setor de Recursos Humanos apontou mais de 130 servidores ausentes. Eles estão sendo atendidos individualmente, em sessões com duração média de 40 minutos, para verificar os motivos das faltas e aconselhá-los sobre qualidade de vida e saúde. 

A terapia ocupacional, conforme Kaiana, contribui com o trabalho preventivo, curativo e reabilitador. “Cinco funcionários já retornaram ao trabalho neste curto período de implantação do projeto”, relata. Ela ressalta que a intenção, no futuro, é ouvir também aqueles que estão trabalhando, para realizar uma escuta terapêutica sobre sua satisfação com o trabalho. 

Já o secretário da Administração e Recursos Humanos, Henrique Lagemann, frisa que a iniciativa busca, por outro lado, reduzir o número de horas-extras pagas ao funcionalismo, que em parte, segundo ele, decorre do excesso de afastamentos por problemas de saúde, faltas não justificadas e outras. Em função disso, e da demanda existente em setores como saúde e obras, há necessidade do pagamento das horas-extras para que os serviços sejam atendidos. Com a redução de afastamentos, Lagemann diz que a tendência é de que não haja necessidade de ampliação da jornada para atender os serviços prestados pelo município. 

Desde a semana passada a Secretaria de Obras Públicas de Estrela trabalha na recuperação de estradas na localidade de Linha Lenz. Conforme o secretário Jorge Both, está sendo feito o patrolamento e limpeza de valetas para a posterior colocação de material, a fim de deixar as vias em boas condições de tráfego. Além disso, segundo ele, também foi feita a roçada e pintura da sinalização junto a pontes localizadas em Linha São José (Tangará), na travessa São Jacó/Wink e na Travessa da Cascata, para maior segurança dos usuários.

Junto ao trevo de acesso à cidade a secretaria recolocou os cabos da iluminação pública que haviam sido furtados. Foram cerca de 210 metros de cabos substituídos, explica o secretário. Ele ressalta que também foi feito o aterramento e será colocada iluminação sob o viaduto da BR-386, a fim de evitar novos atos de vandalismo, com o furto dos materiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário