Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

domingo, 28 de fevereiro de 2016

Notícias da Prefeitura de Estrela - 29 de fevereiro de 2016



Os Clubes de Mães de Estrela vão confeccionar enfeites para a decoração de Páscoa do município. A parceria, com o Gabinete da Primeira-Dama, foi acertada em reunião realizada na última quarta-feira (24), com a participação da Associação de Mulheres Estrelenses (AME), Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Emater/RS-Ascar.

Conforme Sueli Bee, que representou o Gabinete da Primeira-Dama no encontro, no próximo dia 29 deste mês os clubes vão se reunir na Comunidade Evangélica, durante todo o dia, para confeccionar a decoração. Ovos, coelhos em madeira, cenouras e guirlandas vão enfeitar especialmente o calçadão da Rua Fernando Abott. 

Na ocasião também foi tratado a respeito da programação do Multimulher, que ocorre no mês de março em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Um dos eventos já confirmados é o Chá da Integração, marcado para o dia 30 daquele mês, na localidade de São João.

A partir do dia 1º de março o recolhimento de lixo em Estrela estará sob a responsabilidade de duas novas empresas, vencedoras de concorrência para prestarem este serviço ao município. A coleta do lixo seco será realizada por EDE Jamir dos Santos e a do orgânico pela Engesa Engenharia e Saneamento Ambiental. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Saneamento Básico chama atenção dos munícipes para que observem as datas e turnos de coleta, pois há dias específicos para cada tipo de material, que se não for colocado na data ou turno certo, não será recolhido.

Conforme a coordenadora da secretaria, Rosângela Johann, a responsabilidade do município, de acordo com a Lei dos Resíduos Sólidos, é a execução da coleta e destinação dos resíduos. Já os munícipes devem acondicionar o lixo de forma adequada, providenciando inclusive a colocação de lixeiras. Isto está definido na lei federal que estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico e também no Código de Posturas (Lei Municipal nº 2.638, de 1º de março de 1994). “Desta forma, evitaremos que o lixo fique jogado no chão ou em terrenos baldios. É necessário que todos colaborem, pois os trabalhadores das empresas não recolhem o material que não estiver acondicionado corretamente ou espalhado pelo chão”, observa.

Rosângela frisa ainda a importância de que todos colaborem, pois o lixo colocado de forma inadequada ou jogado em terrenos baldios pode se transformar em criadouro para o mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus. Ela salienta, por fim, que a coleta será feita nos mesmos horários e turnos em que ocorria e que os caminhões das empresas vencedoras da concorrência trabalharão exclusivamente para a Prefeitura de Estrela e terão controle por monitoramento de todo o trajeto percorrido, por parte do município. Solicita que, se algum morador tiver dúvidas ou reclamações, deve entrar em contato com a Secretaria do Meio Ambiente pelo telefone (51) 3981-1191.

Nenhum comentário:

Postar um comentário