Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Notícias da Prefeitura de Estrela-RS - 16 de fevereiro de 2016



Mais de 150 cães receberam aplicação de anticoncepcional e antiparasitário na ação realizada pelo Governo de Estrela, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Saneamento Básico, no último sábado (13.02), no Bairro Imigrantes. A campanha, conforme o secretário Hilário Eidelwein, ocorre desde 2014, duas vezes ao ano. Segundo ele, a vacinação visa não somente cuidar da sanidade dos animais, mas há também a preocupação com a saúde dos moradores. 

Outro objetivo desta iniciativa é evitar a procriação sem controle e o consequente abandono dos animais. No canil municipal, de acordo com o secretário, estão abrigados hoje cerca de 80 cães abandonados, mas o local está com sua capacidade esgotada. 

A campanha terá continuidade no próximo dia 20, quando profissionais da secretaria estarão no Loteamento Marmitt, das 8h30min às 12h, para fazer a aplicação, que não tem custo. Já no dia 27 será na Cohab II (Bairro Imigrantes), também na parte da manhã. 

No Dia D de combate ao aedes aegypty o Governo de Estrela e o Exército fizeram um verdadeiro mutirão para conscientizar a população e eliminar possíveis criadouros do mosquito. A ação, no último sábado (13.02), reuniu mais de 100 pessoas, entre servidores de várias secretarias – Saúde, Meio Ambiente, Obras e Agricultura e Defesa Civil – e 50 homens do 7º Batalhão de Infantaria Blindada de Santa Cruz do Sul. Do CTG Raça Gaudéria, no Loteamento Popular, grupos partiram para vistorias nos bairros Boa União, Estados e Imigrantes. 

Os agentes visitaram mais de 900 residências e, além de entregar folhetos com informações para evitar o aparecimento do mosquito, vistoriavam a área externa das casas. Entre as orientações para que o mosquito não se prolifere, moradores foram informados da importância de fechar as caixas d’água, guardar garrafas vazias com os gargalos para baixo, guardar pneus velhos sob abrigos, não acumular água nos vasos de plantas, colocando areias nos pratos. Tudo para evitar o ambiente favorável para que o aedes possa ser reproduzir.

A dona de casa Rejane Freitas (58), moradora da Rua Adão Henrique Fett, no Loteamento Popular, recebeu os profissionais e militares para uma vistoria em sua casa e disse apoiar a iniciativa, para que a população tenha conhecimento do que é necessário fazer para evitar o aparecimento do mosquito. Ela disse que toma todos os cuidados para eliminar criadouros, como, por exemplo, não guardar materiais que possam acumular água. Além disso, descartou pneus velhos que tinha em casa e outros materiais sem uso.
Avaliação positiva

O secretário da Saúde, Elmar Schneider, faz uma avaliação positiva da mobilização que, segundo ele, num primeiro momento mostra o resgate das instituições, unindo o Governo Municipal, Defesa Civil, Câmara de Vereadores e Exército neste trabalho preventivo. Ele destaca também a participação dos servidores e voluntários, além dos moradores, que também estão cuidando para evitar o aparecimento do aedes. Outro ponto ressaltado pelo secretário foi em relação ao depósito localizado no Bairro dos Estados, igualmente vistoriado pelas equipes.

“É a grande preocupação neste momento”, afirmou, citando o fato de que o proprietário permitiu a entrada das equipes, que encontraram muito material com água acumulada, o que é favorável ao aparecimento do mosquito. Ele informa que a equipe da Vigilância Ambiental encontrava dificuldades para entrar no local, mas a partir de sábado foi acertado que os fiscais poderão fazer as vistorias e vão colocar uma armadilha para o mosquito, a fim de monitorar o depósito. Schneider propôs, inclusive, que o proprietário analise a possibilidade de transferi-lo para outro local, mais afastado, a partir de uma permuta com o município, já que hoje localiza-se praticamente no Centro. 

Além de Estrela, o 7º BIB atuou em mais cinco cidades no sábado. Conforme o capitão Hermes Júnior, a participação do Exército visa a dar credibilidade às ações do governo, que mostra sua preocupação com a situação que o país está enfrentando. Segundo ele, todos os militares receberam capacitação para atuar no combate ao aedes aegypti, com efetividade e eficiência. Uma próxima etapa do trabalho dos militares será a conscientização nas escolas.

A Univale Distribuidora de Bebidas trouxe uma importante palestra para sua equipe de trabalho. Por ocasião da reunião mensal de comunicação interna da empresa (super matinal), os colaboradores da revenda Ambev na região ouviram as orientações da coordenadora da Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde de Estrela, enfermeira Carmen Hentschke, que trouxe informações sobre o combate ao mosquito aedes aegypti, vetor de doenças como a dengue, chikungunya e zika vírus.
Segundo Carmen, o mosquito (aedes aegypti) se reproduz em qualquer lugar que houver condições propícias: água parada limpa ou pouco poluída. A conscientização da população e a tomada de medidas são de fundamental importância para a redução e, quem sabe, a erradicação das doenças transmitidas pelo mosquito. Foram apresentados também os principais sintomas de cada doença (dengue, chikungunya e zika vírus) e reforçado o papel de cada um no combate implacável ao mosquito transmissor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário