Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

domingo, 21 de fevereiro de 2016

Notícias do Mundo, Brasil, Rio Grande do Sul e Vale do Taquari - 22 de fevereiro de 2016


Univates:

A programação das formaturas dos cursos de graduação e técnicos da Univates iniciaram dia 19 de fevereiro, às 19h30min. As demais solenidades serão realizadas nos dias 26 e 27 de fevereiro, 5, 11, 12 e 19 de março, no Teatro do Centro Cultural Univates. Acompanhe a programação completa pelo site www.univates.br/cultura/formaturas.

Vale do Taquari:

A Faculdade La Salle de Estrela realiza em março, pelo menos quatro cursos de extensão. Do excel ao empreendedorismo, os ensinamentos abrangem uma variedade de temáticas, justamente para atrair pessoas e aperfeiçoá-las no meio em que atuam. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas na Secretaria da Instituição.

“Os cursos de extensão da Faculdade La Salle, têm curta duração e visam qualificar pessoas em diferentes áreas do conhecimento necessárias para a complementação da formação profissional”, salienta a coordenadora Ana Solange Braun. Podem fazer os cursos todos que tenham interesse. Não é necessário pré-requisito.

Para março, está prevista a realização de quatro formações: Informática para adultos será a primeira delas. O curso está programado para o dia 15 e será ministrado por Rodolfo Méndez Cademartori. Já no dias 18 e 19 ocorre o curso “Excel para seu negócio” com o mesmo professor, Rodolfo Méndez Cademartori.

Os interessados em empreender poderão conhecer um pouco mais da área com o curso “Gestão Empreendedora” nos dias 21 e 22 de março que será ministrado por André Gaeddke. Nos dia 29, 30 e 31 de março, a professora Graziela Muniz realiza o curso “Youtube para youtubers empreendedores.” Todos os cursos são ministrados na unidade estrelense da Instituição de Ensino Superior. Informações 3720-2732.

Rio Grande do Sul:

Duas embarcações com cerca de 40 toneladas de peixes foram apreendidas neste domingo, próximo a Santa Vitória do Palmar, no Sul do Estado. Conforme a Polícia Federal, a pesca havia ocorrido em local proibido, a menos de três milhas (cerca de cinco quilômetros) da costa da praia da Barra do Chuí.

A operação contou com apoio do Pelotão Ambiental da Brigada Militar e do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), com monitoramento dos barcos durante dois dias. Policiais militares e federais abordaram as embarcações no local de descarga, em Rio Grande, nessa manhã. Os peixes apreendidos serão doados para programas sociais.

Brasil:

O senador Delcídio Amaral (PT-MS) disse a interlocutores, no fim de semana, que não fará acordo de delação premiada com o Ministério Público. Solto na sexta-feira por decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal Teori Zavascki, que revogou sua prisão preventiva, Delcídio destacou que só pretende se defender na Justiça e no Conselho de Ética do Senado.

Mundo:

O papa Francisco pediu, neste domingo (21), que não seja executada nenhuma pena de morte durante a celebração do Jubileu Extraordinário, que ocorre até 20 de novembro, e pediu à comunidade internacional o fim definitivodessa prática.

“Faço um apelo à consciência dos governantes para que consigam um acordo internacional para abolir a pena de morte. E proponho aos católicos que cumpram um gesto de valentia: que nenhum condenado seja executado durante o Ano Santo da Misericórdia”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário