Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Notícias do Mundo, Brasil, Rio Grande do Sul e Vale do Taquari - 23 de fevereiro de 2016


Univates:

A estudante Taiana Giongo, diplomada em Engenharia de Produção pela Univates, teve aprovado, na última semana, seu artigo para participar do 18° Congresso Brasileiro de Ergonomia. O evento, realizado pela Associação Brasileira de Ergonomia – Abergo, ocorre de 23 a 27 de maio, em Belo Horizonte, Minas Gerais. 

Vale do Taquari:

A Administração Municipal de Anta Gorda oferece o curso gratuito de língua italiana. A partir desse semestre, há uma novidade: aulas para adultos. As inscrições seguem até o dia 29 de fevereiro, junto à Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Turismo.

Os produtores rurais de Coronel Pilar devem apresentar até o dia 29 de fevereiro na Secretaria de Agricultura, Indústria e Comércio os talões de produtor referente a 2015. O produtor que não apresentar o talão no prazo não poderá participar do sorteio de prêmios da Campanha Produtor Premiado 2016.

A Secretaria da Agricultura de Colinas comunica aos produtores rurais do município, que as Sementes de Milho do Sistema Troca- troca, estão à disposição. Os produtores podem passar na Secretaria para efetuar a retirada.

Rio Grande do Sul:

No dia em que a nova tarifa de ônibus começou a vigorar em Porto Alegre, pelo menos 1,2 mil pessoas (de acordo com a Brigada Militar – 5 mil, segundo o Bloco de Luta pelo Transporte Público) protestaram contra o aumento das passagens, que passou de R$ 3,25 para R$ 3,75. Além de integrantes do Bloco, movimentos sociais também participaram de uma caminhada que saiu da frente da Prefeitura que seguiu até o Largo Zumbi dos Palmares, passando pelas principais ruas centrais. Manifestação terminou por volta das 20h15min.

Ainda na frente da Prefeitura, no final da tarde, manifestantes gritaram palavras de ordem contra o Prefeito José Fortunati e convocavam a população a se juntar ao grupo para o protesto. Eles ainda queimaram uma catraca figurativa demonstrando a revolta em relação ao novo valor que entrou em vigor nesta segunda. A Brigada Militar se manteve afastada, mas acompanhou o ato.

Brasil:

O publicitário João Santana decidiu deixar a campanha eleitoral de Danilo Medina, candidato à reeleição na República Dominicana, nesta segunda-feira. Em carta encaminhada ao comitê do Partido de La Liberacion Dominicana (PLD), Santana disse que desligou-se da campanha para retornar ao Brasil para se defender de “acusações infundadas” das autoridades brasileiras.

Na carta, Santana escreveu que acordou com a notícia de que teve seu nome ligado à investigação da Lava Jato: “Conhecendo o clima de perseguição que se vive hoje em dia em meu país, não posso dizer que fiquei surpreso, mas, mesmo assim é difícil de acreditar”, disse. O publicitário, Mônica Moura (sua esposa), e outros investigados na23ª fase da Operação Lava Jato, deflagrada nesta segunda, tiveram prisão decretada pelo juiz federal Sérgio Moro, responsável pelo processo.

Mundo:

O presidente sírio, Bashar al-Assad, anunciou nesta segunda-feira que serão realizadas eleições parlamentares no país em 13 de abril, de acordo com a agência oficial de notícias Sana, pouco depois de Washington e Moscou terem divulgado um acordo de cessar-fogo.

Al-Assad promulgou um decreto, no qual aparece a distribuição de cadeiras para cada uma das províncias sírias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário