Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

domingo, 20 de março de 2016

Notícias da Prefeitura de Estrela - 21 de março de 2016



Mais de 440 toneladas de materiais recicláveis serão leiloadas pelo município de Estrela no próximo dia 7 de abril, às 10h, no Salão Nobre da prefeitura. 

O material será vendido pelo maior lance. São garrafas pet, plástico, papelão, papel jornal, caixas longa vida, sacolas plásticas, latas, latas de alumínio, alumínio em chapa, fios de cobre, PVC, entre outros. 

O leilão é regido pela Lei das Licitações e poderão participar pessoas físicas ou jurídicas, que deverão apresentar a documentação exigida no edital, onde consta também a relação e o preço mínimo dos produtos, disponível no site do município, no endereço www.estrela.rs.gov.br. Os materiais estão disponíveis para avaliação dos interessados na Usina de Reciclagem do município, localizada no Distrito de Delfina. 

Evitar o descarte incorreto de lâmpadas, como o que foi verificado esta semana, na Praça Professor Henrique Roolaart, onde fluorescentes foram jogadas em meio ao lixo verde, é um dos objetivos de encontro que está sendo promovido pelo Governo de Estrela, através da Secretaria do Meio Ambiente, e o Ministério Público. 

Agendado para o próximo dia 29 de março, a partir das 14h, na Câmara de Vereadores, vai reunir empresários cujos estabelecimentos comercializam este material para discutir a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Mais especificamente, será tratado sobre a logística reversa. 

Em Estrela, em torno de 45 lojas comercializam lâmpadas e fluorescentes e, conforme a legislação vigente, são responsáveis pelo recolhimento e destinação correta do material após o descarte. “Infelizmente essa não é a realidade. Todos os anos recolhemos milhares de lâmpadas e fluorescentes no lixo doméstico, que vão parar na Usina de Tratamento de Lixo”, afirma o secretário do Meio Ambiente e Saneamento Básico, Hilário Eidelwein. Segundo ele, somente no ano passado o município encaminhou mais de 13 mil lâmpadas para o destino correto. Esta responsabilidade, no entanto, é dos distribuidores e fabricantes, conforme determina a legislação federal. 

No encontro do dia 29, duas palestras vão esclarecer as dúvidas dos comerciantes. A primeira, da coordenadora do Centro de Apoio Operacional do Consumidor do Ministério Público, Caroline Vaz, que falará sobre a logística reversa. Já o promotor de Justiça Especializada de Lajeado, Sérgio Diefenbach, trará relatos de experiências sobre o tema. 

Em ato a ser realizado na próxima segunda-feira (21), o Governo de Estrela vai inaugurar as obras e melhorias realizadas na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Bonifácio, do Distrito de Costão. 

A solenidade está marcada para às 19h30min, com a presença do prefeito Rafael Mallmann; secretário de Educação Marcelo Mallmann; direção, professores, pais e alunos do educandário, entre outras autoridades. A Secretaria de Educação aplicou mais de R$ 62,4 mil na reforma do refeitório e ampliação da cozinha, contemplando uma área de 110,16 metros quadrados. 

Além disso, o prédio recebeu outras melhorias, realizadas com recursos do Círculo de Pais e Mestres (CPM). No ano passado foram feitas reformas e pintura. O CPM, com valores que ganha dos Correios por sediar um posto da empresa, custeou toda a pintura, com material e mão de obra, enquanto a prefeitura executou consertos no forro, substituição das calhas e outros reparos. Aproveitando a reforma do refeitório, mais uma vez o CPM colaborou com o custo da rampa de acesso na área externa, acabamentos na cozinha, colocação de porta em espaço que servirá de depósito, textura nas paredes e substituição de piso nos corredores externos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário