Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

domingo, 20 de março de 2016

Notícias do Mundo, Brasil, Rio Grande do Sul, Vale do Taquari - 21 de março de 2016


Univates:

O Instituto de Arquitetura do Brasil promoveu neste ano o Concurso Público Nacional de Arquitetura – Casa da Sustentabilidade de Campinas. O concurso buscou o melhor projeto de arquitetura, com foco na área de sustentabilidade. Os estudantes de Arquitetura e Urbanismos da Univates Bruno Cavalleri e Ândrio Vicari, a diplomada Luciana Schnorr e os professores Glauco Pachalski e Rodrigo Spinelli foram autores do projeto que, entre 237 projetos profissionais de todo o Brasil, ganhou Destaque e ficou entre os 15 melhores.

Vale do Taquari:

Os servidores da prefeitura e professores municipais de Lajeado decidiram em assembleia na manhã deste sábado (19) que paralisarão as atividades na próxima terça-feira (22). Na reunião, que ocorreu no Colégio Estadual Presidente Castelo Branco, os cerca de 200 servidores concursados que participaram rejeitaram a proposta do Executivo de reajuste de 8% nos salários. Já na segunda-feira (21) está prevista uma manifestação às 18h em frente ao largo da prefeitura. A intenção é mostrar o descontentamento com o percentual oferecido. A categoria exige a correção com o índice da inflação, de 10,67%.

Segundo a presidente do Sindicato dos Professores Municipais de Lajeado, Mara Goergen, um ofício será encaminhado na segunda (21) ao prefeito Luis Fernando Schmidt, com a sugestão de retirar o aumento de 8% na remuneração de vereadores e secretários municipais e oferecer um maior reajuste aos servidores.

Na terça (22), a paralisação ocorrerá desde o início do dia e deve envolver, conforme Mara, todos os serviços da prefeitura, incluindo escolas e postos de saúde. Para a necessidade de atendimento, a orientação da sindicalista é a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no bairros Moinhos D'Água.

Rio Grande do Sul:

Após a confirmação de cinco casos de Zika no Rio Grande do Sul, sendo dois autóctones (contraídos no Estado), o secretário estadual de Saúde, João Gabbardo Reis, recomendou que o adiamento de gravidez no RS.

A recomendação às gestantes em geral é que utilizem repelente, usem roupas que cubram pernas e braços, além da eliminação de possíveis focos de proliferação do mosquito, como com água parada.

A zika tem sido ligada aos casos de microcefalia em recém-nascidos. Segundo o último balanço do Ministério da Saúde, 4.268 casos suspeitos continuam em investigação no país. Até o momento, 863 foram confirmados para microcefalia e outras alterações no sistema nervoso central e 1.349 descartados.

Brasil:

Em um momento de forte instabilidade política, o governo da presidente Dilma Rousseff aposta na recuperação da confiança popular por meio de resultados. Em entrevista exclusiva ao Correio do Povo, o ministro do Trabalho, Miguel Rossetto, disse que o governo trabalha para recuperar a popularidade. "Reconhecemos que 2015 foi um ano muito difícil, e nós superamos com trabalho. Essa é confiança que temos de recuperação do apoio da sociedade, que já em 2016 o país volte a ter crescimento econômico, a gerar emprego com qualidade e recupere sua capacidade de investimento", declarou

Mundo:

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, desembarcou em Cuba na tarde deste domingo (20). Sem compromissos com o presidente cubano, Raúl Castro, Obama passou pelo centro velho de Havana, e participou de um encontro com a equipe da embaixada americana na cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário