Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

terça-feira, 22 de março de 2016

Notícias do Mundo, Brasil, Rio Grande do Sul e Vale do Taquari - 23 de março de 2016



Univates:

Espaços Arte recebem novas exposições

Os Espaços Arte da Univates estão com novas exposições. As visitas são gratuitas, abertas à comunidade em geral e podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e no sábado, das 8h às 12h.

No Espaço Arte 3, há a exposição “Quem procura acha, no dripping tudo se encaixa”, do artista Marcos Gomes, de Teutônia/RS. O artista brinca com as formas e a sintonia das cores. A técnica do dripping permite ao espectador mais do que admirar, permite interagir com a obra. Entre um grupo, a técnica tem o poder de gerar perguntas e respostas como: “Você viu uma borboleta?”, “Onde?”, “Cadê?”. A exposição ocorre de 15 a 31 de março.

No Espaço Arte 7, pode ser visitada a exposição “Poemas no escuro”, do artista Everton Quadros Amaral, de Estrela/RS. A Exibição traz papel negro e glitter, que por meio de traço leve fazem a forma dos poemas expostos ganharem vida. O período de exposição é de 17 de março a 4 de abril. 

Já o Prédio 8 recebe a exposição “Que filme é? Cartazes de cinema e curiosidades”, do artista Liniker Duarte. A Exibição traz uma amostra do mundo do cinema. Estão expostos alguns cartazes de cinema, com a divulgação de filmes que já passaram, porém, eles estão mais apagados propositalmente para que o espectador possa adivinhar a qual filme o cartaz faz referência. A exposição pode ser visitada entre os dias 16 e 29 de março.

No Espaço Arte 11, encontra-se a exposição “Trabalhos de conclusão de curso dos alunos de Arquitetura e Urbanismo”. A Exibição traz os trabalhos finais de graduação dos acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo desenvolvidos no semestre 2015B, que estão expostos em pranchas impressas e maquetes físicas. Organizada pelo Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da Univates, a exposição pode ser visitada de 7 de março a 4 de abril. 

Vale do Taquari:

A agência FGTAS/SINE de Encantado comunica que nesta quinta-feira (24 de março) o expediente será das 8h às 11h. Na sexta-feira (25 de março) devido ao feriado da Sexta-Feira da Paixão a unidade estará fechada. O atendimento ao público será retomado normalmente na segunda-feira, 28 de março.

Neste mês ocorreu em Bom Retiro do Sul, o 2º Sarau de Damas. O lucro do evento, R$ 3.360,21, foi repassado à Liga Bom-retirense de Combate ao Câncer. O evento foi promovido pela Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Bom Retiro do Sul (Aciab).

Rio Grande do Sul:

Após quatro audiências de mediação no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4), a Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica (CEEE) confirmou a demissão de aproximadamente 190 funcionários da empresa. Os desligamentos ocorrerão em todo o Rio Grande do Sul até o início de abril. A CEEE justifica as demissões com a crise econômica vivida pela empresa.

Brasil:

No mais duro discurso desde que a Câmara aceitou o pedido de impeachment, a presidente Dilma Rousseff lançou nesta terça-feira uma espécie de "campanha da legalidade" para evitar o afastamento, chamando diversas vezes de "golpe", e disse mais de uma vez que "jamais renunciará sob qualquer hipótese".

O pronunciamento foi feito no Palácio do Planalto, após encontro da presidente com juristas que foram a Brasília manifestar apoio à petista e rechaçar tentativas de interrupção do atual mandato.

Mundo:

O governo da Bélgica decretou nesta terça-feira três dias de luto nacional pelos atentados de Bruxelas que deixaram mais de 30 mortos e 200 feridos. "É um luto excepcional. Todas as bandeiras nacionais estarão a meio mastro em todos os edifícios oficiais do país", indicou um porta-voz do primeiro-ministro belga Charles Michel, Frederic Cauderlier. A medida será aplicada até a quinta-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário