Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

quinta-feira, 21 de abril de 2016

Notícias da Prefeitura de Estrela - 22 de abril de 2016



O município pode ganhar um novo impulso na prática de karatê e jiu-jitsu. Projeto da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) conquistou o 3º lugar no Rio Grande do Sul no Programa Luta da Cidadania, do Ministério do Esporte. O objetivo é estimular as artes marciais como aliadas na formação cidadã, com a implantação de um núcleo para a prática destes esportes. 

A colocação do município propiciará a assinatura de convênio com o ministério, que destinará R$ 10 mil para cada modalidade visando a estruturação das aulas (compra de material como tatames, quimonos, sacos de areia, luvas, entre outros), além do pagamento de dois profissionais. O valor total do projeto supera R$ 173 mil. O convênio terá vigência de dois anos, sendo 20 meses de aulas e quatro para a implantação. O resultado final será publicado no dia 2 de maio. 

Estrela possui grande identificação com as lutas, principalmente com o jiu-jitsu e karatê. No jiu-jitsu, mora na cidade o atleta Miguel Anka, campeão mundial em 2009, vice-campeão mundial em 2011, vice-campeão brasileiro em 2013 e campeão brasileiro em 2014, grande divulgador da modalidade, que inspirador de muitas crianças e jovens a praticarem o jiu-jitsu. A cidade sedia também a Associação de Karatê do Alto Taquari (Askat), “casa” de grandes atletas de nível estadual e nacional. “Além disso, Estrela foi contemplada para receber o Centro de Treinamento de Karatê, futura sede de treinamento das seleções gaúchas, o que agregará ainda mais pessoas envolvidas na modalidade”, relata o secretário de Esportes e Lazer. Conforme Júlio Saldanha, com a instalação do centro de treinamento, a ambição é tornar Estrela a “Capital Estadual do Karatê”

O secretário destaca também que Estrela já desenvolve um trabalho social que envolve a prática de jiu-jitsu, karatê e capoeira. As três modalidades atendem, hoje, aproximadamente 500 crianças, jovens e adultos. “Os projetos acontecem nas escolas e possuem estrutura adequada. Possuímos alguns quimonos e tatames”, diz. A intenção é ampliar estes atendimentos, levando o jiu-jitsu e karatê ao Bairro Boa União, o maior da cidade. Já o vice-prefeito Valmor Griebeler acredita que a ampliação das artes marciais possa colaborar não só na área esportiva, mas também educacional. "As lutas tem como princípio a disciplina, a perseverança e a dedicação. Elementos importantíssimos para nossos jogos e adolescentes e que devem ser levados para a vida, para a família e para a escola", salienta.

O município de Estrela terá uma subseção da Cruz Vermelha do Brasil. A informação foi transmitida ao prefeito Rafael Mallmann por integrantes da Cruz Vermelha Regional, que visitaram o chefe do Executivo na tarde destaterça-feira (20.04). No encontro, os integrantes colocaram-se à disposição e informaram ao prefeito o início das atividades no município, junto à sede da Aepan, no prédio da antiga Polar. A comitiva foi formada pelo presidente regional, André Sauter; vice-presidente Gilberto Schmidt; tesoureiro Airton Engster dos Santos e Graziela Neitzke. 

O trabalho da Cruz Vermelha é voluntário e já conta com 50 pessoas na região. A proposta é de que tenha representantes em todos os municípios do Vale do Taquari. Sendo a maior rede de ajuda humanitária do mundo, a Cruz Vermelha tem como missão "salvar e preservar vidas". No Rio grande do Sul está presente há 73 anos e presta serviços permanentes de assistência comunitária, atenção psicossocial, qualificação socioprofissional e segurança social. Desenvolve ações preventivas de promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida de populações vulneráveis. 

Um grupo de aproximadamente 50 pessoas, que está entre as 250 famílias selecionadas e aptas para o conjunto habitacional Nova Morada I e II, em Estrela, visitou o empreendimento na manhã desta terça-feira (19). Acompanhadas de profissionais da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth), elas puderam conhecer o local e as unidades onde vão morar, tirar dúvidas quanto à localização das casas, o espaço dos cômodos, entre outras. “Foi uma visita esclarecedora”, diz a assistente social Tatiana de Oliveira, coordenadora da Sedesth.

Esta foi a primeira visita, estando agendados grupos para os dias 26 deste mês, 3 e 10 de maio, todos com saída às 8h30min, e ainda no dia 12 de maio, às 14h, sempre da Câmara de Vereadores. Tatiana ressalta que, se algum selecionado não puder participar de nenhuma das visitas nas datas marcadas, pode se dirigir ao local aos domingos, para conhecer o núcleo. Durante a atividade, de acordo com Tatiana, além de conhecerem o espaço onde vão passar a residir, os futuros moradores discutiram questões coletivas. A proposta é criar uma associação de moradores. 

Conforme a coordenadora da Sedesth, além das visitas, o município também está realizando palestras com as famílias, de acordo com as orientações do programa Minha Casa, Minha Vida. Nestes encontros estão sendo abordados temas visando o fortalecimento da cidadania e liderança, saúde, bem estar, autoestima, violênciadoméstica e drogas e violência. O sorteio das unidades será feito pela Caixa Econômica Federal, em data ainda a ser definida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário