Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

segunda-feira, 18 de abril de 2016

Notícias de Estrela - 18 de abril de 2016



O município de Estrela, através da Secretaria da Saúde, começa no próximo dia 25 de abril a campanha de vacinação contra a gripe H1N1, ou Influenza tipo A, para as pessoas que pertençam a grupos de risco. Elas podem se dirigir às Unidades Básicas de Saúde para receber a vacina, conforme calendário definido pela secretaria, com exceção das crianças menores de 5 anos, que serão imunizadas somente na Unidade Básica de Saúde Central, localizada na Rua Coronel Brito. Em 30 de abril (sábado) será o Dia D de vacinação, quando a Unidade Central estará aberta das 8h às 17h para atender a população em geral.

Serão imunizadas grávidas em qualquer idade gestacional e puérperas até duas semanas após o parto (incluindo as que tiveram aborto e perda fetal); idosos com 60 anos ou mais, crianças menores de cinco anos, profissionais da saúde que atuam em hospital ou unidades de saúde, população indígena aldeada, menores de 19 anos de idade com uso prolongado de ácidoacetilsalicílico (risco de síndrome de Reye), e pessoas que apresentem penumopatias (incluindo asma), pacientes com tuberculose de todas as formas, cardiovasculopatias (excluindo hipertensão arterial sistêmica), nefropatias, hepatopatias, doenças hematológicas, distúrbios metabólicos, transtornos neurológicos e do desenvolvimento que podem comprometer a função respiratória, imunossupressão associada a medicamentos, neoplasia, HIV ou outros.

Grupos de idosos
Haverá também um calendário para imunizar os idosos dos grupos existentes no município (Gracie), sempre no turno da tarde. Em abril será na Pinguela (dia 25), Glória (dia 26) e Delfina (dia 27). No mês de maio o cronograma é o seguinte: dia 2 em Costão; 3 em Arroio do Ouro; 6 em Linha Geraldo Alta; 9 em São Luiz/Santa Rita; 11 em Linha Lenz; 12 em Linha São José; 13 em Linha Wink; 16 em São Jacó; 17 em Novo Paraíso e 18 em Linha Geraldo Baixa.

O prefeito Rafael Mallmann foi o primeiro palestrante do ano no ciclo de reuniões da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (Cacis) de Estrela. Foi também a primeira conduzida pelo novo presidente da entidade, Pedro Barth.

Empresários da cidade, secretários municipais e vereadores ouviram atentamente a apresentação do chefe do Executivo, que explanou sobre os principais programas do Governo de Estrela sob a ótica do Planejamento Estratégico. “O Planejamento é um trabalho realizado com a parceria da Cacis, da Faculdade La Salle e muitas entidades de Estrela. Uma visão do que queremos para nossa cidade para os próximos 20 anos”, explicou Mallmann.

A apresentação foi dividida nos quatro eixos temáticos: sociedade; processos internos; aprendizado e crescimento; e sustentabilidade. Em cada um dos eixos Mallmann apresentou programas, entre eles a criação da Sala do Empreendedor e das Fiscalizações, que visam desburocratizar a abertura de empresas no município. Obras de pavimentação, investimentos na agricultura e atração de novas empresas foram destacadas pelo prefeito. “Apesar da crise econômica que assola o país o município de Estrela teve um crescimento de 9% no último ano, muito acima da média”, observa.

As contas públicas também foram abordadas. Mallmann apresentou as despesas e receitas do município em 2015 e disse que Estrela arrecadou mais do que gastou. “Tivemos equilíbrio ao gastar o dinheiro público e não iniciamos nenhuma obra sem ter o recurso depositado”, enfatizou. Em especial, ressaltou a captação feita no Governo Federal e do Estado desde 2013, que ultrapassou os R$ 7 milhões e R$ 3,6 milhões respectivamente. “Com planejamento e responsabilidade, garantimos conquistas. Com diálogo e participação, construímos o futuro”, finalizou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário