Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sexta-feira, 15 de abril de 2016

Notícias do Mundo, Brasil, Rio Grande do Sul e Vale do Taquari - 15 de abril de 2016


Univates:

Nos dias 29 e 30 de abril estudantes e professores da Univates e de outras instituições participam da II Criar – Gincana do curso de Letras. O evento inicia às 23h da sexta-feira e ocorre durante toda a madrugada, encerrando às 10h do sábado. A gincana irá propor tarefas que desafiem alunos a solucionarem questões de âmbito social em equipe, incitando o desenvolvimento da criatividade e do senso crítico. 

As atividades acontecem no auditório e nas salas de aula do Prédio 16. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas aqui, até o dia do evento. 

A gincana é organizada pelo Curso de Letras, mas podem participar todos os alunos da Univates e alunos de outras instituições. As equipes, de no mínimo 6 (seis) componentes inscritos, deverão ser formadas pelos próprios acadêmicos e deverão contar com, no mínimo, três componentes de outros cursos da Univates.

Vale do Taquari:

O Presídio Estadual de Lajeado conta com quase 90 casos suspeitos de gripe A, conforme os dados apresentados pela administração na manhã desta quinta-feira (14). São pouco mais de 300 presos no regime fechado. Como medida de prevenção, as visitas externas estão suspensas. Segundo o administrador substituto da casa prisional, David Horn, a princípio a decisão vai vigorar até domingo (17).

Dois dos suspeitos são funcionários do presídio. Entre eles, a administradora Jacinta Hammes, que não está trabalhando. Na sexta-feira (08) surgiu a suspeita do vírus em 12 apenados que foram isolados dos demais. Ontem (13) eram 85, e hoje (14) se aproxima de 90. O resultado dos exames que avaliam se de fato trata-se da gripe A deve sair em 30 dias.

Uma médica da Secretaria de Saúde atende aos detentos com sintomas do H1N1 nesta quinta (14). A intenção, conforme Horn é de antecipar a aplicação das doses da vacina contra a gripe A em detentos e funcionários. A campanha inicia oficialmente no dia 25 de abril em todo o estado. A Secretaria Municipal de Saúde busca liberação das doses junto à Secretaria Estadual de Saúde. 

Rio Grande do Sul:

O governador do Estado, José Ivo Sartori, anunciou via Twitter e Facebook no começo da tarde desta quinta-feira que não vai ceder policiais para atuar nas Olimpíadas, no Rio de Janeiro. Sartori disse que a prioridade do Piratini é com a segurança dos gaúchos e disse que a Secretária de Segurança tentará colaborar com os jogos de outra maneira.

Brasil:

O Supremo Tribunal Federal (STF) negou o mandado de segurança impetrado pela Advocacia-Geral da União (AGU) para anular o processo da Câmara dos Deputados que analisa o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff. O colegiado definiu por maioria que defesa e contraditório da ação deverão ser efetuados no Senado, com a Câmara sendo uma fase preliminar. Apenas o ministro Marco Aurélio Mello foi favorável a anulação do processo. O presidente da Corte, Ricardo Lewandowski aceitou parcialmente um pedido alternativo da AGU. Maioria dos ministros rejeitaram pedidos para anular do parecer do relator do impeachment e suspender votação.

Mundo:

Um integrante da organização terrorista Daesh (nome árabe do grupo que se autointitula Estado Islâmico) postou em sua conta pessoal no Twitter uma ameaça ao Brasil. A mensagem "Brasil, vocês são nosso próximo alvo" foi postada em novembro do ano passado, logo após os atentados que deixaram 129 mortos e dezenas de feridos, na França, mas só nessa quarta-feira a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) confirmou a autenticidade do perfil e da mensagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário