Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

terça-feira, 19 de abril de 2016

Notícias do Mundo, Brasil, Rio Grande do Sul, Vale do Taquari - 19 de abril de 2016


Univates:

Foram prorrogadas até o dia 22 de abril as inscrições para o concurso fotográfico Paisagens culturais do Vale do Taquari. A atividade acontece em comemoração à 14ª Semana Nacional de Museus e é dividida em duas categorias: uma para alunos da Univates e outra para alunos de Lajeado que estejam cursando entre o 6° ano do Ensino Fundamental e o 3° ano do Ensino Médio.

Vale do Taquari:

Com o tema “A Educação Física na área das linguagens”, a Univates sedia o V Congresso Estadual de Educação Física na Escola, nos dias 12 e 13 de maio. A programação será composta por debates, palestras, apresentação de trabalhos científicos e oficinas.

Estudantes de Encantado tem até o dia 11 de maio para se cadastrarem no Programa Passe Livre Estudantil. A lista completa da documentação exigida encontra-se no site da Prefeitura de Encantado.

As provas do concurso público da Prefeitura de Colinas serão realizadas no dia 07 de maio. As vagas são para assistente social, engenheiro civil, farmacêutico, nutricionista, motorista, servente geral e auxiliar administrativo.

Rio Grande do Sul:

A instabilidade se concentra mais sobre o Uruguai nesta terça-feira, onde a chuva deve ser extrema com acumulados de até 200 mm com a piora das inundações. O Rio Grande do Sul, entretanto, terá predomínio sol, ainda que com nuvens em diversas regiões.

Chance de chuva é maior apenas em áreas mais ao Sul e Oeste, sobretudo em cidades perto da fronteira uruguaia. Com a massa de ar excepcionalmente quente para abril sobre o Estado e a menor nebulosidade, esta terça será outro dia bastante abafado e de forte calor em Porto Alegre e no interior.

As mínimas rondam os 18°C em São José dos Ausentes e Vacaria. As máximas, por sua vez, podem chegar a 35°C em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 23°C e 35°C.

Brasil:

- Apesar de a Agência Nacional de Telecomunicações suspender a redução da velocidade da banda larga fixa após o fim da franquia, para o presidente da Anatel, a era da internet ilimitada está chegando ao fim.

Mundo:

Equipes de resgate aceleravam nesta segunda-feira a titânica busca de sobreviventes após o poderoso terremoto que atingiu o Equador, que segundo o último balanço deixou 350 mortos e muita destruição na costa do país.

Na madrugada desta segunda-feira um grupo do corpo de bombeiros de Quito, que viajou a Manabí (província da costa

Oeste) para colaborar na busca de sobreviventes, encontrou três. "Após várias horas de intenso trabalho, 3 pessoas resgatadas com vida dos escombros em Tarqui", afirmaram os bombeiros em sua conta do Twitter. A mensagem estava acompanhada por fotografias nas quais dois militares aparecem retirando um homem e duas mulheres dos escombros.

A partir da capital equatoriana e de outras cidades do país saíram caminhões carregados de roupas, produtos de higiene, remédios e alimentos para as vítimas. Além disso, foi mobilizada maquinaria que servirá para remover os destroços de edifícios e casas que desabaram. Os sobreviventes também buscam desesperados seus familiares desaparecidos, mais de 30 horas depois do terremoto de magnitude 7,8 - o mais forte no Equador desde 1979 -, que teve uma duração de aproximadamente um minuto e afetou sobretudo seis províncias da costa equatoriana, de Norte a Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário