Leia Coluna do Airton Engster dos Santos no Jornal Nova Geração de Estrela

sexta-feira, 29 de abril de 2016

Notícias do Mundo, Brasil, Rio Grande do Sul e Vale do Taquari - 29 de abril de 2016


Univates:

Buscando debater e refletir sobre temas humanísticos, culturais e estéticos diversos na comunidade regional, a Univates deu início na última semana ao projeto de extensão Interfaces. As atividades incluem a inserção de estudantes de graduação como mediadores em processos de intervenção comunitária e acadêmica, a fim de possibilitar a interlocução entre diversas áreas do saber, contribuindo para o diálogo entre universidade e comunidade.

Conforme a coordenadora do projeto, Bianca Bertani, a ideia é trabalhar a questão humanística, relacionando acadêmicos e a comunidade. “Os alunos desenvolverão algumas atividades específicas da sua área e outras que precisarão do auxílio de colegas de outros cursos. Isso permite que ocorra a troca de experiências entre os acadêmicos e, consequentemente, um processo de cooperação”, destaca.

Vale do Taquari:

A Secretaria de Educação de Doutor Ricardo, juntamente com a EMEI Amiguinhos do Coração, Escola Municipal Olavo Bilac e Escola Estadual de Ensino Médio realizam uma programação especial no dia 05 de maio, alusiva ao Dia das Mães. A programação ocorre na sede do CRAS, a partir das 19 horas. Após será servido um coquetel.

Os estudantes do município de Estrela que estão estudando em outras cidades podem se inscrever para receber o Passe Livre Estudantil. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth).

O Departamento Municipal de Trânsito e de Fiscalização Tributária de Encantado realiza no dia 05 de maio, das 08 às 11 horas, em frente ao Centro Administrativo, a vistoria dos táxis. Será feita a averiguação de todos os itens, conforme determina a lei municipal. Os motoristas que não tiverem os veículos adequados à legislação vigente terão 15 dias de suspensão e deverão deixar o carro em dia, neste período, para a nova vistoria.

Rio Grande do Sul:

A Univates realiza o curso de educação continuada “O Novo Código de Processo Civil e a Fase Postulatória: petição inicial e meios de defesa”. As atividades ocorrem nos dias 13 e 14 de maio. As inscrições podem ser realizadas até o dia 06 de maio, no Núcleo de Educação Continuada, sala 110 do Prédio 1, da Univates.

Neste sábado (30-04) e domingo (01-05), o Cartório Eleitoral de Encantado fará plantão, atendendo excepcionalmente das 09 às 15 horas. O prazo final para qualquer alteração no título de eleitor encerra na quarta-feira, dia 04 de maio. As pessoas que completarem 16 anos, até 02 de outubro, também podem fazer o título de eleitor até o dia 04.

Brasil:

O vice-presidente Michel Temer planeja escalar o senador José Serra (PSDB-SP) para ser seu braço de interlocução com o empresariado e vai alojá-lo no Ministério das Relações Exteriores fortalecido, com o comando do comércio exterior brasileiro. Serra integrará um "núcleo duro" da economia, do qual também deverão fazer parte Henrique Meirelles, na Fazenda, Romero Jucá, no Planejamento, e Moreira Franco, em uma supersecretaria ligada à Presidência que coordenará concessões, parcerias público-privadas (PPP) e privatizações.

Mundo:

Um terremoto de magnitude ao redor de 7 foi registrado em Vanuatu, na manhã desta sexta-feira (horário local) no país insular do Oceano Pacífico. Por conta da força do tremor e profundidade, um alerta de tsunami foi emitido pelo Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS). O sismo ocorreu a uma profundidade de 10 quilômetros.

Em um primeiro momento, o Centro Nacional de Alerta de Tsunami (NTWC) anunciou um terremoto de 7 de magnitude. "Perigosas ondas de tsunami, com até três metros de altura, são possíveis no raio de 300 quilômetros do epicentro ao longo da costa de Vanuatu", alertou o NTWC. Uma nova nota, entretando, informou que a ameaça maior de ondas gigantes passou, restando apenas elevação acima do normal na costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário